Incêndios na Bahia: bastidores de quem combate as chamas na mata

podcast
05.10.2020, 06:30:00

Incêndios na Bahia: bastidores de quem combate as chamas na mata


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Fogo destruiu mais de 1,5 mil hectares em Barra (Foto: Divulgação / CBMBA)

Barra não é a única cidade do Oeste baiano que tem queimado nas últimas semanas. Foram registrados incêndios em Barreiras, Ibotirama e outros seis municípios daquela região e também do Sudoeste. Já são mais de 3 mil focos em 2020.

Uma das causas é o clima desértico encontrado nessas cidades, com 18% de umidade. Locais que guardam um bioma sagrado para a vida em toda a Bahia: o Cerrado, por onde passa o São Francisco e outros rios importantes. Bioma esse que vem sendo, pouco a pouco, destruído pelo homem.

Nesse podcast, discutimos o efeito das queimadas no Cerrado na vida que você leva em Salvador e nas grandes cidades do litoral. Já é possível sentir o efeito disso no nosso clima? A resposta é que sim, e pode até piorar.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui.
Para ouvir no Spotify, clique aqui.
Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui.
Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui

Também trazemos iniciativas positivas de combate a incêndios na Bahia, como é o caso da Chapada Diamantina. Há mais de 20 anos, brigadistas voluntários combatem o fogo por lá e tentam educar a população, de modos que os desastres ambientais por lá têm sido reduzidos gradativamente

A entrevista é com Virgílio Machado, pesquisador em ecologia aplicada e gestão ambiental da UFBA e coordenador do Fórum Clima Salvador. Também conversamos com Augusto Galinares, coordenador da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL).

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas