Incomodados com erros, diretores da Globo se reúnem para debater nervosismo de Maju

Segundo site, assunto foi discutido pelos principais dirigentes da emissora

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2019 às 09:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/TV Globo

Maju Coutinho é a aposta da Globo para renovar o Jornal Hoje e aumentar o ibope do telejornal, mas alguns erros da nova âncora ligaram o sinal de alerta na emissora carioca, segundo o site Notícias da TV, no Uol. Durante entrada ao vivo no Bahia Meio Dia, da TV Bahia, nesta quarta-feira (9) Maju conversou com Jéssica Senra, que demonstrou apoio à colega. Como resposta, a paulista não titubeou e disse que "só erra quem se arrisca".

O nervosismo da apresentadora foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo na segunda-feira (7), relata o site. Nos bastidores a torcida é grande para Maju, mas para outros líderes da emissora ela ainda não tem maturidade suficiente para a posição e há profissionais mais experientes para ocupar o lugar dela.

O site fez uma lista com alguns erros de Maju. De acordo com o Notícias da TV, foram ao total seis deslizes na edição de terça (8) e oito na de segunda-feira (7). Erros de leitura de teleprompter, confusão com nomes e movimentação das mãos na altura do peito o tempo todo indicam insegurança, na avaliação de alguns diretores, o que não passa credibilidade.

Quando assumiu o comando do Jornal Hoje, Maju falou do desafio de assumir o jornal. "É uma responsabilidade ocupar o lugar que você ocupou com tanto profissionalismo, competência, amor, a gente sabe da sua paixão. Fico muito feliz de ocupar esse espaço", disse Maju, se referindo a Sandra Annemberg. Sandra Annemberg passou o bastão para Maju Coutinho no último dia 13 (Foto: TV Globo)  Sem resultado no Ibope Além dos deslizes, outro ponto que tem jogado contra Maju é o baixo impacto que ela gerou no Ibope, continua a reportagem. A atração precisa atrair uma maior audiência para ajudar o Se Joga, novo programa da emissora, na dura missão de bater o quadro A Hora da Venenosa, da Record.

Na semana passada, a primeira do Hoje sob o comando de Maju, o telejornal anotou 11,6 pontos na Grande São Paulo, um décimo a menos do que na semana anterior. A marca está dentro da oscilação de setembro, que variou de 11,3 a 12,4 pontos por semana - essas médias não consideram o sábado.

A estreia de Maju Coutinho aconteceu no dia 30 de setembro. Com a saída de Sérgio Chapelin do Globo Reporter, a atração de sexta começou a ser apresentada por Sandra Annemberg, ex apresentadora do Jornal Hoje, com Glória Maria. 

Antes de assumir o Jornal Hoje, Maju comandou nos dias 4 e 11 de agosto do Fantástico substituindo Poliana Abrita e também foi a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional. Na época, a apresentadora comemorou o fato e disse que espera que futuramente deseja deixar de ser exceção.  

"Eu quero que isso não seja notícia daqui a um tempo. É um simbolismo grande, estou muito feliz, mas espero que esse simbolismo gere uma prática, e que elimine qualquer manchete", afirmou ela ao Gshow.

Maju está na TV Globo desde 2007 e trabalhou nos dois meios como repórter de meteorologia e ganhou o carinho do público graças ao seu carisma e profissionalismo. A paulista de 40 anos, também já trabalhou no Hora um da Notícia e Bom dia Brasil.

Reação do público Os erros na apresentação do Jornal Hoje já tinha chamado a atenção de parte do público. Nos últimos dias, o assunto foi compartilhado por alguns usuários nas redes sociais.A @majucoutinho como âncora do @jornalhoje está lamentável, segundo dia e uma chuva de erros de português. Ontem teve e não gravei quais foram, hoje teve a instinção para extinção e inregular para irregular, reparei quando estava almoçando. Relevando gaguejadas e ansiedade. :(

— M (@MatheusBrinhosa) October 1, 2019Já outros internautas saíram em defesa de Maria Júlia Coutinho.já querem derrubar a maju do jh, né? @majucoutinho você é corajosa, destemida e forte ❤️ #vaimaju

— elxs que lutem (@hebertssouza_) October 9, 2019Benção de Jéssica Senra Quando começou a apresentar o Jornal Hoje, Maju Coutinho recebeu a torcida tanto do público quanto a de outros jornalistas, entre eles a baiana Jéssica Senra. Em texto postado no Instagram, a apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, ressaltou o talento de Maju.

"Maju é uma jornalista talentosíssima! Tem crescido muito nos últimos anos e acompanhar esta ascensão é motivo de orgulho e alegria. Ela representa muitas mulheres ao ocupar um posto tão importante - e sozinha! - como o de apresentadora do Jornal Hoje. Ela representa as pessoas que sonham alto, mesmo que muitas vezes a vida tente dizer que certos sonhos são impossíveis", comemora.

"E, mais importante que tudo isso, ela representa as negras e negros deste país, que ainda não ocupam espaços de poder proporcionalmente ao seu número na sociedade. É óbvio que Maju brilha e merece este lugar independentemente da cor da sua pele. Aliás, esse é o caso de qualquer ser humano: cor da pele não determina caráter ou competência. Mas, numa sociedade racista como a nossa, a cor da pele muitíssimas vezes freia a possibilidade de se demonstrar o caráter ou a competência. Então, quando vemos uma Maju num lugar de destaque, sabemos que a luta foi árdua. Mais do que deveria ter sido", continua.

"Comemoramos por ela ter chegado aí apesar disso. Mas desejamos que chegue logo o dia em que este detalhe não faça a mínima diferença. Que ela não seja uma exceção à regra. Que ser mulher ou ser negra não sejam vistos como características que nos diminuem aos olhos dos outros. Enquanto isso, seguimos dando este destaque para que todxs possamos refletir. E aplaudindo para que outros e outras negras ocupem seus espaços de direito. E que meninos e meninas possam sonhar com esses espaços sabendo que é possível. Nós, que somos brancas e brancos, temos a obrigação de participar dessas lutas", completa.

Ver essa foto no Instagram

Quando comecei no BMD, no ano passado, @sandra.annenberg.real me deu as boas vindas à Rede Globo. Hoje foi a minha vez de desejar, em nome dos baianos, uma boa estreia a @majucoutinhoreal. Maju é uma jornalista talentosíssima! Tem crescido muito nos últimos anos e acompanhar esta ascensão é motivo de orgulho e alegria. Ela representa muitas mulheres ao ocupar um posto tão importante - e sozinha! - como o de apresentadora do Jornal Hoje. Ela representa as pessoas que sonham alto, mesmo que muitas vezes a vida tente dizer que certos sonhos são impossíveis. E, mais importante que tudo isso, ela representa as negras e negros deste país, que ainda não ocupam espaços de poder proporcionalmente ao seu número na sociedade. É óbvio que Maju brilha e merece este lugar independentemente da cor da sua pele. Aliás, esse é o caso de qualquer ser humano: cor da pele não determina caráter ou competência. Mas, numa sociedade racista como a nossa, a cor da pele muitíssimas vezes freia a possibilidade de se demonstrar o caráter ou a competência. Então, quando vemos uma Maju num lugar de destaque, sabemos que a luta foi árdua. Mais do que deveria ter sido. Comemoramos por ela ter chegado aí apesar disso. Mas desejamos que chegue logo o dia em que este detalhe não faça a mínima diferença. Que ela não seja uma exceção à regra. Que ser mulher ou ser negra não sejam vistos como características que nos diminuem aos olhos dos outros. Enquanto isso, seguimos dando este destaque para que todxs possamos refletir. E aplaudindo para que outros e outras negras ocupem seus espaços de direito. E que meninos e meninas possam sonhar com esses espaços sabendo que é possível. Nós, que somos brancas e brancos, temos a obrigação de participar dessas lutas. “Não basta não ser racista. É preciso ser anti-racista” (Angela Davis) #VaiMaju #MajuCoutinho #JornalHoje #JH #Jornalismo #RedeGlobo #TVBahia

Uma publicação compartilhada por Jessica Senra (@jessicasenra) em

Hoje, durante a entrada ao vivo de Maju no Bahia Meio Dia, para apresentar os destaques do Jornal Hoje, Jéssica voltou a demonstrar apoio à colega. Sem citar a polêmica, afirmou que erros fazem parte do processo. "Toda caminhada começa com o primeiro passo. A vida pra todo mundo é feito de erros, acertos. O início de cada desafio é mais difícil, com certeza, mas com a prática a gente aprende, a gente melhora, a gente cresce. É assim pra mim todos os dias, é assim pra todo mundo. Os obstáculos não podem impedir a gente de prosseguir e saiba que tem muita gente do seu lado, muita gente feliz de te ver crescer a cada dia e brilhar cada vez mais", disse Jéssica. "Claro", concordou Maju. "Que lindo começar com essas palavras. Pois é. Só erra quem se arrisca".

Choro na despedida de Sandra A apresentadora Sandra Annenberg se emocionou ao vivo na sexta-feira (13) ao se despedir do Jornal Hoje, telejornal comandado por ela durante 16 anos. Sem segurar as lágrimas, ela lembrou sua trajetória e passou a bancada para a substituta, Maria Júlia Coutinho.

No último bloco do JH, Sandra começou sua despedida, mas teve dificuldades para completar as primeiras frases do texto de encerramento, emocionada."É chegada a hora da despedida. Eu tive o privilégio de ter a sua companhia nos últimos 16 anos nesta bancada. Diariamente, nos encontramos aqui, ao vivo e em cores, olho no olho. Eu espero ter conseguido levar a notícia até você da melhor maneira possível. Tenha certeza: eu fiz o meu trabalho com toda a verdade... com toda a transparência... e sentimento. Juntos, assistimos à história acontecendo, e acompanhamos as transformações do nosso país e do mundo", disse Sandra, com a voz embargada."Difícil falar depois disso tudo. Eu só tenho a agradecer a você, que esteve aqui tão pertinho de mim todo esse tempo, e te desejar tudo de bom, que você seja feliz aqui como eu fui. Muito, muito, muito obrigada por tudo", se despediu Sandra depois de ver um vídeo que a homenageava.