Indígenas protestam contra limitação de veículos em Caraíva

Decreto da prefeitura afeta turismo na região e prejudica povos nativos, dizem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2022 às 13:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Anna Kurowicka

Indígenas pataxó fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (8) em Barra Velha, Porto Seguro, no extremo sul baiano. Eles querem a revogação do decreto da prefeitura que limita o trânsito de veículos motorizados em Caraíva, um dos pontos turísticos da região.

No protesto, eles impediram a travessia de canoas entre Nova Caraíva e Caraíva. Também fecharam a cancela da ponte de acesso. Eles dizem que as famílias da região dependem do turismo e a restrição impede o uso tradicional de bugres. Ao todo, são 165 veículos que fazem passeio turístico por três associações.

Desde julho do ano passado, a prefeitura determinou que somente podem usar quadriciclos na região a Guarda Municipal, a Polícia Militar, que faria fiscalização do decreto, e servidores da limpeza pública. A justificativa é que isso permitiria uma maior organização para visitação em Caraíva. 

Os manifestantes dizem que um acordo feito com a gestão anterior permitia que o uso dos bugres no povoado fosse feito com 12 veículos por vez, em sistema de rodízio. O grupo encaminhou um documento ao prefeito Jânio Natal em que afirmam que a decisão lesa diretamente o povo pataxó e argumenta que por se tratar de área indígena caberia ao governo federal legislar sobre o tema e a PM não teria competência para fiscalizar a situação.

O povoado de Caraíva é usado só para embarque e desembarque e toda atividade acontece no interior da Terra Indígena Barra Velha. Turistas e visitantes que vão até essa comunidade indígena fazem o trajeto. Os indígenas dizem que sua sobrevivência depende dos passeios e das vendas de artesanatos, peixes e mariscos que acontece dentro da comunidade, o que estaria comprometido. A terra indígena é demarcada e homologada pela Funai. A prefeitura de Porto Seguro diz que acompanha a situação. O vice-prefeito Paulo Cesar Onishi está na região para reunião com representantes indígenas.