Instagram lança ferramenta para tentar diminuir bullying online

tecnologia
09.07.2019, 17:32:00
Atualizado: 09.07.2019, 17:32:40
(Foto: Shutterstock/Reprodução)

Instagram lança ferramenta para tentar diminuir bullying online

Aplicativo terá dois novos recursos para evitar conteúdos nocivos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Instagram acaba de anunciar dois novos recursos, com o objetivo de ajudar nas tentativas de diminuir o bullying online. As ferramentas funcionarão para evitar conteúdos nocivos e para dar às vítimas de ofensas mais oportunidades de se defenderem.

O 'Alerta de Comentário' usa inteligência artificial para notificar comentários que podem ser considerados ofensivos antes deles serem publicados. Segundo a rede social, a ideia é dar aos usuários a chance de refletirem o que escreveram e se querem mesmo postar aquilo. 

Também de acordo com o Instagram, os primeiros testes com o 'Alerta' mostraram que muitas pessoas desistiram de fazer o comentário ao receberem a notificação.

(Foto: Divulgação)

O outro recurso, 'Restringir', foi criado pensando naqueles usuários que são relutantes em bloquear ou denunciar alguém que esteja fazendo comentários ofensivos. Será assim: se tiver alguém praticando bullying contra você, você poderá restringir essa conta - e as coisas ruins que essa pessoa escrever em suas publicações ficarão visíveis somente para ela.

A ferramenta ainda irá além: as contas selecionadas como restritas não poderão ver quando você ficar ativo no aplicativo e nem saber se (e quando) você ler as mensagens diretas delas. Somente se aprovados por você, os comentários deste usuário aparecerão.

(Foto: Divulgação)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas