Inteligência nas micro e pequenas empresas

artigo
11.05.2018, 05:15:00

Inteligência nas micro e pequenas empresas

Por Lin Almeida*

A evolução tecnológica das últimas décadas tem acelerado o fluxo de informações de um grande volume de dados através das redes de computadores de alto desempenho.  Multinacionais como IBM, Google e Microsoft usufruem dessa análise diferencial chamada inteligência de negócios, Business Intelligence & Analytics (BI&A).

Diante da necessidade de geração de informação confiável e imediata, visando a tomada de decisões precisas, garantindo a competitividade nos negócios, essa tecnologia que, há décadas foi instalada em multinacionais, hoje faz parte de toda grande empresa no chamado mundo desenvolvido.

Uma pesquisa da Bloomberg Businessweek aponta que 97% das companhias americanas, com receitas que excediam U$100 milhões, utilizam alguma forma de BI&A. A ilusão de que essa tecnologia seria inalcançável para pequenas e médias empresas brasileiras, que já identificaram a importância competitiva da análise e uso dos dados para auxiliar sua gestão e liderança, está sendo desmistificada por uma nova geração de startups que pipocam em lugares antes inimagináveis.

É o caso da startup LLAB [https://llab.in], fundada por alunos da Ufba focados na sustentabilidade de resultados e que trabalham com o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, envolvendo a gestão da informação em empresas de pequeno e médio porte. Atualmente, as empresas buscam a democratização dessa tecnologia desenvolvendo sistemas de gestão com Dashboards (painéis analíticos) para os mais diversos setores da economia: indústria, varejo, educação, logística, saúde, marketing, entre outros.

A LLAB, genuinamente baiana, faz uso do business intelligence e aprendizado de máquina (machine learning) em sistemas de gerenciamento de diversos segmentos do mercado, possibilitando a integração com o sistema anterior, enquanto o produto Predictive Dashboard disponibiliza relatórios de percepção da marca do cliente em redes sociais, previsão de demandas e gerenciamento do estoque, análise logística com painéis georreferenciados e alertas automáticos para visualização da informação em tempo real, sempre prezando pela segurança e uso eficiente dos dados.

*É administrador, ex-aluno da UFBA e sócio gestor da startup LLAB, incubada na Inovapoli [www.inovapoli.ufba.br] - contato@llab.in 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas