Ipea prevê alívio da inflação para os próximos meses

Queda dos preços livres e boas projeções para a safra devem contribuir para o recuo neste ano

Publicado em 10 de março de 2017 às 19:11

- Atualizado há um ano

O IPCA divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE é o menor para fevereiro desde 2000 e a inflação em 12 meses (4,76%) segue em ritmo de queda. Também nesta sexta, foi divulgado pelo Grupo de Conjuntura do Ipea (Gecon) as estimativas da economia para os próximos meses.  

O grupo prevê para o restante de 2017 a continuidade de queda na inflação, especialmente dos preços livres. A alta de 0,33% no IPCA em fevereiro, beneficiada pela deflação de 0,75% dos alimentos, reforça a trajetória de desaceleração iniciada no último trimestre de 2016. 

A lenta retomada da economia brasileira, a provável estabilidade do câmbio, a manutenção dos preços das commodities em níveis próximos aos atuais, o maior rigor da política fiscal, o comprometimento do governo em aprovar reformas importantes e a maior credibilidade do Banco Central também contribuem para o ambiente de maior alívio inflacionário.Ainda de acordo com a avaliação, no caso dos alimentos, as projeções positivas de safra e a baixa probabilidade de concorrência, devem garantir a manutenção do comportamento mais favorável. Os serviços devem se beneficiar não apenas do baixo dinamismo do mercado de trabalho, como também da alta menor do salário mínimo em 2017 e da própria desaceleração da inflação em curso, o que reduz o componente inercial na composição dos seus reajustes.“Dentro deste contexto, com a incorporação dos próximos resultados do IPCA, cujas variações se manterão bem abaixo das registradas no ano anterior, a curva de inflação em 12 meses recuará ainda mais. A partir do último trimestre, com o fim deste efeito estatístico, o IPCA apresentará uma leve aceleração, sem ultrapassar, entretanto, o centro da meta de inflação”, afirma a técnica de planejamento e pesquisa do Ipea Maria Andréia Parente.