Itapuã terá apresentação gratuita da Orquestra Afrosinfônica nesta sexta (22)

salvador
20.11.2019, 18:06:00
(Valter Pontes/Secom)

Itapuã terá apresentação gratuita da Orquestra Afrosinfônica nesta sexta (22)

Evento será às 20h, na Praça Dorival Caymmi

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Quem quiser passar ma tarde em Itapuã nesta sexta-feira (22), pode esticar um pouquinho o programa e curtir uma apresentação gratuita da Orquestra Afrosinfônica. O grupo realizará um concerto gratuito nesta sexta-feira (22), às 20h, na Praça Dorival Caymmi.

O Maestro Ubiratan Marques será responsável pela regência da apresentação, que contará com a participação do bloco afro Malê Debalê. Quem for ao local poderá conferir algumas novidades, como os quatro novos arranos criados para o evento.

A música “1835”, que é uma abertura instrumental composta por Marques para a entrada do Malê ao show, homenageia os negros muçulmanos contra o sistema escravocrata brasileiro no ano de 1835 em Salvador, que ficou conhecido como a Revolta dos Malês.

As outras três músicas são “Malê Debalê”, parceria de Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro; "Buscando outra sociedade", de Juraci Tavares e Luiz Bacalhau; e “Refavela”, de Gilberto Gil, cantor que será homenageado pelo bloco afro no Carnaval 2020.

A apresentação é a primeira de uma série de concertos patrocinados pelo Programa Petrobras Cultural que rodarão outras cidades brasileiras. Em Salvador, o concerto celebra o Novembro Negro e tem apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), com realização da ONG Casa da Ponte.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas