Jogadoras do Bahia são alvo de comentários racistas em transmissão

Narrador e comentarista chamaram cabelos das atletas de 'exóticos'

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2021 às 20:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: @andriellizambonin / Napoli

As jogadoras da equipe feminina do Bahia foram alvo de comentários racistas na tarde deste domingo (25), durante transmissão do duelo fora de casa com o Napoli, em Caçador-SC. As Mulheres de Aço empataram a partida em 2x2.

O jogo foi válido pela terceira rodada da elite do Campeonato Brasileiro. A equipe de transmissão do site MyCujoo fez comentários preconceituosos sobre os cabelos das jogadoras.

Comentaristas são afastados após falas racistas contra time do Bahia

Disse o comentarista, Edson Florão:"O Bahia, que está aí com a sua vantagem de estatura, com esses cabelos exóticos. Pelo menos meia dúzia (das jogadoras). A Nine (lateral direita) tem o cabelo mais exótico, me parece, dessa equipe do Bahia".Os 'cabelos exóticos' se referem aos cabelos crespos das jogadoras, que em sua maioria são negras.

O narrador da partida, Paulo Cesar Ferrarin, endossou o comentário e adicionou:"Verdade. Eu até 'tava' brincando com esses cabelos. Parece a Margareth Menezes (cantora), lá da Bahia".Veja o vídeo abaixo:

A cantora Margareth Menezes disse em nota divulgada por sua equipe que repudia toda e qualquer forma de preconceito.O fatídico episódio de hoje, durante o jogo Napoli x Bahia, em que comentários preconceituosos foram direcionados às atletas e à artista Margareth Menezes, é algo que não pode ocorrer. Sobretudo em tempos em que estamos discutindo e ampliando diálogos sobre racismo, machismo e sexismo. É absurdo, impensável e inadmissível que discursos como estes sejam normalizados", disse.Provocada por usuários do Twitter, a CBF emitiu uma nota oficial na noite deste domingo, repudiando o ocorrido:"Durante a partida Napoli x Bahia, pelo Brasileiro Feminino A-1, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários preconceituosos direcionados a atletas do Bahia. A CBF lamenta profundamente o ocorrido e informa que solicitou ao MyCujoo que os profissionais fossem afastados imediatamente das transmissões, o que foi prontamente atendido pela plataforma. Não podemos admitir que o futebol seja palco para esse tipo de comportamento".Procurada pelo CORREIO, a assessoria de comunicação do Bahia divulgou em seu Twitter que planeja uma ação em conjunto com a cantora Margareth Menezes, torcedora do Bahia, também citada nos comentários, e que deve ser publicada amanhã.

As Mulheres de Aço estão disputando pela primeira vez a Série A-1 do Brasileirão Feminino, a elite da modalidade no país. Elas estão em 10º lugar, com dois pontos conquistados em três partidas.

Na quarta-feira (28), enfrentam a equipe da Ferroviária, em Pituaçu, pela quarta rodada.