Jumento é amarrado em caminhonete e arrastado por rua de Barreiras

bahia
15.08.2019, 18:30:00
(Reprodução)

Jumento é amarrado em caminhonete e arrastado por rua de Barreiras

Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Uma cena de maus-tratos com um jumento chamou atenção nas ruas de Barreiras, no Oeste da Bahia. Um comerciante de ração para animais foi flagrado dirigindo vuma caminhonete com o animal amarrado na traseira, sendo arrastado pela via.

O fato, que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (14), no bairro do Ribeirão, que deixou várias pessoas chocadas. Algumas delas, inclusive, chegaram a filmar a cena.

Em um dos vídeos é possível ver o jumento sendo puxado pela corda amarrada ao veículo pela rua. Ele tenta resistir, mas tropeça, cai e é arrastado por uma distância entre 10 a 15 metros.

O condutor da caminhonete é o comerciante Gilmar Mendonça. Ele só parou o veículo porque populares se revoltaram com a situação e reclamaram. Logo após o fato, ele fugiu do local, mas duas horas depois se apresentou na delegacia da cidade ao ser intimado pela Polícia Civil. Ele foi ouvido e liberado em seguida.

O delegado responsável pelo caso, Erick Otaviano Oliveira Torres, plantonista da 1ª Delegacia de Barreiras, informou que, em depoimento, o comerciante disse que estava realizando o transporte do animal de uma propriedade rural para outra.

“Ele disse que não tinha intenção de arrastar o jegue, era só pra fazer o transporte, mas isso também configura maus-tratos aos animais, conforme a Lei de Crimes Ambientais [nº 9.605/98]”, disse o delegado.

Além dos maus-tratos, o comerciante responderá também por insegurança viária (crime de trânsito). Gilmar Mendonça se apresentou com advogado na delegacia. O CORREIO não conseguiu contato com ele, nem com o defensor.

De acordo com o delegado, o comerciante não foi preso em flagrante porque o crime em que foi enquadrado prevê pena de até um ano de reclusão – para ficar preso, teria de ser pena de dois anos de reclusão em diante.

O animal, após ser salvo por populares, foi levado para o Centro Municipal de Zoonoses, onde foi periciado pela Secretaria Meio de Meio Ambiente, que fará um relatório sobre as lesões sofridas. O relatório dará base para que a secretaria aplique uma multa ao comerciante.

“O animal está se recuperando, teve alguns arranhões, mas está bem. Infelizmente, esse é um fato que ocorre sempre aqui na cidade, sobretudo por parte de carroceiros, que fazem com que os animais trabalhem até a exaustão. Quando os bichos cansam, eles batem até sangrar”, disse o técnico ambiental Ronaldo Santos, da secretaria de Meio Ambiente de Barreiras.

A Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informaram que o caso será levado ao Ministério Público da Bahia após a conclusão dos relatórios. O animal, após recuperação, deverá ser doado para outra pessoa. Os critérios de escolha do novo dono não foram revelados.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais