Largo Resources anuncia ter mais vanádio em Maracás

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 18 de junho de 2019 às 05:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Resultados de novas sondagens feitas pela Largo Resources ampliaram a potencialidade do depósito mineral de vanádio de Novo Amparo Norte, em Maracás (a 374 km de Salvador). O depósito já era conhecido, mas foi melhor estudado a partir dos planos de expansão da produção do metal raro que em todas as Américas só é extraído na Bahia. Segundo o presidente da empresa no Brasil, Paulo Misk, em entrevista exclusiva à coluna, os estudos indicam que o depósito tem capacidade de produção de 23,5 milhões de toneladas. Até então, o volume estimado de vanádio para a área era de 9,8 milhões.

Para se chegar a esse grau de conhecimento foram realizados 88 furos (total de 12,9 mil metros de perfurações) no método sonda diamantada. O próximo passo da empresa é o de definir um plano de exploração. Misk diz que são duas as opções à mesa. A primeira é a de ampliar a produção atual e a segunda é a de explorar a reserva depois de esgotadas as que já são exploradas atualmente. "A segunda é a mais provável", garantiu ele, lembrando que os preços do material se estabilizaram este ano após se elevarem substancialmente em 2018. Neste caso, o novo depósito representa a ampliação da vida útil da Vanádio Maracás em  9 anos, ou seja, até 2049. A Novo Amparo Norte fica a cerca de 6 km da cava da Campbell, mina atualmente explorada pela empresa.

Ampliação - A produção de vanádio em Maracás começou em 2014. A capacidade atual é de 800 toneladas por mês. No ano passado, devido às condições de mercado, foi iniciado projeto de expansão, para ampliar a produção para 1 mil toneladas por mês. As obras estarão concluídas em julho. A ampliação consumiu investimentos de US$ 16 milhões e o número de empregos diretos subiu de 383 para 473 trabalhadores.

Indústria aeroespacial - O vanádio é um metal raro que dá mais força, resistência e flexibilidade ao aço, inclusive diminuindo os custos de produção deste último. E é usado, entre outras aplicações, na indústria aeroespacial. Cerca de 60% da produção mundial do metal está concentrada na China. A mina em Maracás faz do Brasil  o quarto maior produtor mundial. Mas o vanádio encontrado em Maracás é apontado como o de maior teor de pureza do mundo. A unidade da Largo Resources, além de extrair o vanádio da terra, faz vários beneficiamentos ao mineral, para transformá-lo – na própria unidade - em pentóxico de vanádio (v2O5). `` A mineração é só 30% dos custos que temos na nossa operação´´, afirma Misk. Toda a produção é exportada, mas o presidente da empresa afirmou que a partir do ano que vem poderá também vender para o mercado interno.   Copa do bem Os jogos da Copa Amércia de Futebol também são uma oportunidade de fazer o bem. Uma das patrocinadoras do evento, a Ambev escolheu a marca de água mineral AMA para ser a única vendida nos estádios durante a competição, incluindo a Fonte Nova. Negócio social, todo o lucro obtido com a venda da AMA é revertido para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Entre as comunidades atendidas pela marca está a de Mocambo, no município de Seabra, a 466 km de Salvador.  

Acordo contra a crise da Avianca O Governo do Estado parece finalmente ter se convencido da necessidade de reduzir as alíquotas de ICMS do combustível de aviação para incentivar o turismo. Depois de perder a disputa com o Ceará para a instalação do Hub da KLM-Air France –Gol (que, segundo estimativas pode gerar 40 mil empregos), e para Recife da Azul; fonte bem informada garante que está em fase de conclusão acordo para que justamente a Azul e a Gol se beneficiem do preço mais competitivo do combustíveis na Bahia para, em troca, ampliar a frequência de voos diretos de e para Salvador e também de Salvador para outros destinos baianos. Algo já feito pelo estado de  São Paulo em fevereiro – que diminuiu a alíquota de 25% para 12%. O objetivo da medida neste momento é o de tentar preencher parte da lacuna de voos diretos aberta pela crise da Avianca, que impactou na oferta e nos preços das passagens de chegada e saída da capital baiana. A Azul, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou as tratativas, mas não quis se aprofundar sobre assunto. Já a Gol não negou ou confirmou. Procurada, a Secretaria Estadual de Turismo também preferiu não se pronunciar.

Drogaria São Paulo mantém aposta na Bahia Apesar da concorrência cada vez mais acirrada no setor, a Drogaria São Paulo mantém suas apostas no mercado baiano e sua rede de farmácias deve saltar de 68 (51 em Salvador) para 78 até o final do ano. Todas as lojas são de operação própria. Para se sobressair no mercado, a rede tem procurado acertar mais na escolha dos locais onde as lojas serão instaladas, na velocidade de reposição de estoques graças a um Centro de Distribuição em Simões Filho com capacidade de tender todo o Nordeste,, em uma marca própria para a venda de cosméticos (Ever Care), e no relacionamento com os clientes. No primeiro item, o foco está nos shoppings e em locais que concentre grande quantidade de pessoas, como a Estação da lapa. A marca vai ter uma loja em cada piso do Shopping da Bahia. A estratégia para fidelizar os clientes é o programa Vivasaúde, Além de descontos, o programa oferece dicas e eventos ao seu público. A previsão é que em agosto os membros do programa possam assistir uma palestra com o infectologista Drauzio Varella. O último ingrediente da receita, revelada pelo diretor de operações, expansão e engenharia, Felipe Zogbi, é o trabalho com big data. iniciado há 5 anos, este trabalho permite aprofundar o conhecimento que a marca tem de cada um de seus clientes.  

FIQUE POR DENTRO  Crise digital - O Fundador e sócio da consultoria paulista Bites, Manoel Fernandes, participa hoje, em Salvador, de um bate-papo com profissionais de diversas áreas sobre um dos temas que as empresas mais enfrentam na atualidade: Gestão de Crise em Ambiente Digital. O evento faz parte da agenda de comemorações dos 17 anos de atuação da agência Darana RP na Bahia, e será realizado no moderno auditório do Hub Salvador, no Comércio.

Provedores - Com palestras, discussões e formação com os melhores profissionais do setor de telecomunicações e internet do País, Salvador recebe a o Future ISP Expedição - principal circuito de eventos para provedores de internet do mercado. A iniciativa, realizará um dia de formação e novas oportunidades para os provedores regionais da Bahia para proporcionar uma conexão mais rápida para os cidadãos e o acesso a novas tecnologias e soluções. O Future ISP Expedição acontece no dia 26 de junho no Fiesta Bahia Hotel e é gratuito.

Convenção - A TRIS, marca de materiais escolares e profissionais, escolheu a praia de Guarajuba para a apresentação, à sua equipe comercial, das novidades que chegarão às prateleiras de todo o Brasil no segundo semestre deste ano. A convenção da Summit, fabricante da marca, irá reunir cerca de 130 representantes de venda entre os dias 26 e 28 de junho no Resort Vila Galé Marés. A Bahia foi escolhida por ser um dos mais relevantes Estados para a empresa na Região Nordeste.  Até o fim deste ano, a marca, que cresceu entre 20% a 25% ao ano de 2014 a 2018, deve lançar 150 novos itens. "A TRIS oferece material de qualidade com custo acessível. Além disso, valoriza a inclusão em suas linhas. A sociedade é diversa, o que torna necessário ter opções plurais, para todos", avalia o diretor comercial da empresa, Guilherme Catta-Preta.  Telefonia - A Oi investiu mais de R$ 94,5 milhões na Bahia no primeiro trimestre de 2019, um aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano anterior. A operadora implantou rede de fibra ótica nas cidades de Salvador e Barreiras e oferece 4,5 G nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. A companhia também investiu na sua rede móvel com a modernização de 102 sites no Estado. A Oi oferece cobertura 4G em 108 cidades da Bahia. A Oi planeja investir R$ 7 bilhões de reais por ano até 2020, em todo o país, com foco na expansão de seu serviço de banda larga de fibra de alta velocidade (FTTH) e na rede 4G e 4,5G.

Telefonia II - A TIM Live – rede de fibra ótica que oferece acesso à internet de ultra banda larga da companhia – chegou a Camaçari, que se  unta a Salvador e Lauro de Freitas como municípios baianos alcançados pelo serviço.   “ O mercado baiano tem respondido muito bem as nossas ofertas, desde o lançamento em Salvador e a expansão da TIM Live no estado, é um pedido dos próprios consumidores. Com este projeto, chegamos em menos de 1 ano ao 3º município da Bahia com o melhor da tecnologia de fibra”, comenta Denis Ferreira, Head da Unidade Residencial TIM. Os planos TIM Live Ultrafibra oferecidos na região vão de 100 Mega a 2 Giga de velocidade.

Energia - A Ledax, empresa que oferece soluções em iluminação LED e geração de energia fotovoltaica para clientes corporativos, prevê que 25% do faturamento para este ano será oriundo de negócios envolvendo energia solar. Segundo Rodrigo Travi, CEO da Ledax, o mercado de micro e mini geração de energia solar cresce ano a ano, e a Ledax está em um período de consolidação da divisão voltada ao segmento de sistemas fotovoltaicos. “A maioria dos nossos clientes são corporativos e são grandes consumidores de energia. Em um país que a energia elétrica é muito cara e continua aumentando, a preocupação das grandes empresas com o consumo energético é sempre muito grande', garante.

Aniversário – A Petrobahia, empresa de distribuição de combustíveis, completa 23 anos. Com escritório central em Salvador, a empresa cresceu ao longo dos anos e hoje fornece gasolina, etanol, diesel e Gás Natural Comprimido (GNC) em todos os estados do Nordeste. Atualmente, dispõe de três bases de operação próprias e três compartilhadas, tendo como áreas de atuação postos de combustível, hospitais, indústrias, agronegócios, além de abastecer aeronaves, em parceria com Air BP - uma das maiores empresas de energia do mundo. A presidente da companhia, Iara Schimmelpfeng, é uma das palestrantes do CEO Fórum da Amcham Brasil, evento que acontece hoje, das 8h30 às 12h, no Cinemark Salvador Shopping.  Saúde – O Hospital  Santa Izabel inaugura amanhã novos serviços de Otorrinolaringologia e Vídeoendoscopia. As  inaugurações integram um amplo conjunto de investimentos que a Santa Casa da Bahia está realizando na unidade médica para adequar e expandir instalações físicas, ampliar serviços estratégicos, adotar novas tecnologias, incrementar a produtividade, melhorar o acolhimento e dar mais segurança e acessibilidade aos pacientes.

Prêmio - O Banco do Nordeste recebeu esta semana, em São Paulo, o Prêmio efinance 2019, na categoria Infra de Telecom. O BNB venceu com o case “Gestão de Infraestrutura de Telecom”, que se baseia numa abordagem definida por software para gerenciar uma rede de longa distância, que interliga a Direção Geral da empresa a toda sua rede de 292 agências. O Prêmio efinance destaca os mais importantes projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) implementados por organizações financeiras no Brasil. O objetivo é contemplar soluções de ponta que contribuem para elevar a eficiência operacional, aprimorar a gestão e adicionar real valor aos negócios.

Revestimento - Os investimentos da Incenor e Tecnogres, marcas baianas de revestimento cerâmico e porcelanato, no Ceará geraram resultados. Depois de buscar uma aproximação com o mercado cearense, as fábricas comemoram um crescimento de 35% no faturamento e de 13% no volume de vendas nos primeiros cinco meses de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.. O Ceará é atualmente o quarto principal mercado da Incenor e Tecnogres.