Lucca ganha força para brigar entre os titulares após boa estreia

Atacante do Bahia jogou mais tempo do que o previsto por Roger contra o Cruzeiro

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 23 de julho de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

O retrospecto mais recente do Bahia é ruim. Seis jogos consecutivos sem vencer, eliminação na Copa do Brasil e apenas um gol marcado nas últimas quatro partidas, sendo que esse tento não foi perante o torcedor. Desde o final da Copa América, foram dois empates e duas derrotas para o tricolor, que já perdeu o seu lugar na primeira metade da tabela de classificação do Brasileiro. É o 12º colocado, com 15 pontos.

Os resultados colocaram o Bahia em uma situação incômoda e, apesar de não viver nada de apocalíptico, o time quer virar a chave o quanto antes e espera contar com o atacante Lucca para conseguir se reencontrar com os bons resultados. 

A estreia dele sequer estava prevista para o jogo contra o Cruzeiro, que acabou empatado por 0x0 na Fonte Nova, sábado (20). Mas a expulsão de Arthur Caíke, somada à necessidade de fazer um gol, adiantou os planos. O técnico Roger Machado promoveu a entrada de Lucca, que acabou sendo o jogador de ataque que mais incomodou a defesa mineira.

Jogando pela ponta esquerda, Lucca foi mais incisivo na procura do gol do que os outros atletas do Bahia da posição costumam ser. No time atual, por exemplo, os atuais titulares Élber e Artur têm mais características de construtores do que de finalizadores. 

“Minha ideia era usar no máximo 30 minutos, mas a necessidade fez com que usasse antes e por mais tempo”, admitiu Roger em entrevista após o último jogo.

Reserva imediato dos dois, Arthur Caíke se sente mais à vontade pelo centro do campo, como um segundo atacante. A primeira impressão deixada pelo novo camisa 11 é que ele sabe jogar no lado, mas sempre buscando a diagonal para chutar no gol.

“Alguns jogadores que estrearam foram muito bem. Principalmente Lucca, que tem uma mobilidade muito grande, característica que a gente não tinha dentro do grupo”, avaliou o comandante tricolor.

Foi com essa mobilidade que ele quase conseguiu balançar as redes na segunda etapa, quando cortou para a esquerda e bateu no alto da meta defendida pelo goleiro Rafael, que conseguiu espalmar para escanteio.

De folga na segunda-feira, assim como todo o elenco, Lucca terá o restante da semana para melhorar sua forma física e entrosar mais com seus companheiros antes do próximo desafio do tricolor na Série A, domingo (28), às 11h, contra a Chapecoense, fora de casa.

Vai mudar?  Três atletas ficaram de fora do último jogo por lesão: Nino Paraíba, com dor no tornozelo, Elton, que sofreu com o joelho, e Élber, que sentiu incômodo muscular na coxa. Os três passarão por nova avaliação nesta terça e, caso sigam vetados, Roger será forçado a manter as alterações ou fazer outras.

Ronaldo pode ganhar uma vaga ao lado de Gregore no meio-campo e a lateral direita fica disputada por Flávio e Ezequiel, que não agradou ao treinador no empate com o Cruzeiro. Tanto que o próprio treinador deixou no ar a possibilidade de manter Flávio como reserva imediato de Nino.

“Flávio como companheiro de Gregore no meio e depois como lateral mostrou que tenho um jogador que posso contar, independente da posição”, disse Roger.

A próxima partida é contra a Chapecoense e só acontece na manhã do próximo domingo, na Arena Condá. Dentro de casa, a Chape venceu apenas o jogo inaugural do Brasileirão, em que bateu o Internacional por 1x0. Desde então foram dois empates e três derrotas. O Bahia ainda não venceu como visitante nesta Série A e também nunca ganhou da Chapecoense em Santa Catarina.

*Com supervisão do subeditor Miro Palma.