Mais de 130 baleias-piloto morrem encalhadas em baía da Austrália

Equipes de resgate tentam salvar animais; autoridades alertam para a presença de tubarões no local

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de março de 2018 às 10:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Mais de 150 baleias-piloto encalharam em uma baía do sudoeste da Austrália. Após o incidente, 130 delas morreram. Um grupo de especialistas e voluntários estão na baía de Hamelin, situada a 315 quilómetros de Perth, para avaliar a situação e tentar salvar os animais que estão vivos na praia e outros que estão em águas pouco profundas.

As autoridades encerraram as praias da zona e, na ausência de um alerta para baleias, emitiram um alerta de presença de tubarões, que nesta parte do país provocam ocasionalmente a morte de humanos.

"Há algumas que ainda estão vivas, mas estão mal. A última vez que isto aconteceu nenhuma sobreviveu", disse à Reuters Melissa Lay, gerente do parque de campismo local.

Esta baleia, também designada como baleia-piloto-de-aleta-curta ou baleia-piloto-de-peitorais-curtos, mede entre 4 e 5,5 metros e vive em águas tropicais e subtropicais em grupos de cerca de 100 elementos, sendo devido a esses estreitos laços sociais que é comum ficar encalhada em grande número."A força dos animais, bem como o vento e a possibilidade de condições meteorológicas húmidas afetarão o momento e o lugar em que tentaremos levá-los para o mar", disse o coordenador de incidentes, Jeremy Chick, num comunicado do Ministério de Biodiversidade e Conservação australiano.O maior acidente registado no local deu-se em 1996 quando 320 baleias-piloto ficaram encalhadas ao norte da baía de Hamelin.

A informação é do site O Globo.