Maratona Salvador muda trânsito em vários pontos nesse domingo; veja alterações

salvador
22.09.2018, 16:36:00

Maratona Salvador muda trânsito em vários pontos nesse domingo; veja alterações

Corrida levará 5 mil pessoas para competição entre a Barra e Piatã

Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

Os cinco mil atletas da Maratona Cidade de Salvador tentarão, nesse domingo (23), conseguir os melhores tempos possíveis no trecho entre a Barra e Piatã. Para isso, terão que ter caminho livre nas ruas, passando por avenidas importantes como a Centenário, Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Junior e ACM, além da Otávio Mangabeira (Orla). Além dos 42 km da maratona, serão disputadas as provas de 5 km, 10 km e 21 km.

Para garantir o ordenamento do tráfego, a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) montou um esquema especial, com desvios, bloqueios e compartilhamentos de tráfego ao longo do percurso com o objetivo de viabilizar a realização do evento com segurança para os atletas e, ao mesmo tempo, fluidez ao trânsito.

A largada simultânea das provas de 42 km e 21 km está prevista para 5h30, no Farol da Barra. Por esse motivo, o trânsito será interditado, na área, a partir das 3h para montagem das estruturas e preparação do percurso. 

Leia também: Vai correr a Maratona Cidade de Salvador? Conheça seu percurso

Percurso da Maratona (42 km)
Percurso da Maratona (42 km) (Imagem: Divulgação)
Percurso da Meia Maratona (21 km)
Percurso da Meia Maratona (21 km) (Imagem: Divulgação)
Percurso de 10 quilômetros
Percurso de 10 quilômetros (Imagem: Divulgação)
Percurso de 5 quilômetros
Percurso de 5 quilômetros (Imagem: Divulgação)

Interdições e alternativas 
Segundo a assessoria da Transalvador, o trecho entre o Farol da Barra e o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, será interditado. O tráfego vai ser desviado para vias alternativas, como Centenário, Garibaldi e Adhemar de Barros. 

Haverá também bloqueio entre o Jardim de Alah e a Praça de Nova Piatã, com apenas um compartilhamento, do retorno próximo à Av. Orlando Gomes até após o estacionamento da Praça.

Em alguns trechos do percurso, as faixas serão compartilhadas, ou seja, os veículos poderão passar ao mesmo tempo que os atletas, já que grades farão a separação da pista. Isso acontecerá nas avenidas Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi e Juracy Magalhães Junior e também entre a Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, e a Av. Octávio Mangabeira.

Na Av. ACM, o tráfego será desviado, no sentido Pituba, para a via marginal, a partir do Parque da Cidade, e no sentido oposto, a partir do Shopping Itaigara. Os cruzamentos do perímetro serão interditados, com exceção do Hotel Fiesta e próximo à Ladeira de Santa Cruz, sendo ambos monitorados para acesso dos veículos à via marginal. 

O cruzamento do Lucaia será bloqueado e desvios do tráfego serão realizados nos seguintes sentidos:

  • Vasco da Gama para Rio Vermelho - desvio para Garibaldi;
  • Rio Vermelho para Vasco da Gama - desvio para Rua Lucaia;
  • Garibaldi para Av. Juracy Magalhães Junior - desvio para Rua Conselheiro Pedro Luis e Rua Lucaia.

O tráfego também será desviado no Largo da Mariquita para a Rua do Meio, no Rio Vermelho. A partir da Praça Brigadeiro Farias Rocha será implantado um compartilhamento até o Jardim de Alah. 

Agentes da Transalvador estarão por todo percurso para garantir o ordenamento e a fluidez do trânsito no dia da Maratona. Aliado a isso, é importante que condutores e pedestres fiquem atentos às interdições e à sinalização específica nas vias no dia da corrida.

Estacionamento
Os atletas – que incluem competidores de toda a Bahia e de outros estados – e o público geral terão espaços reservados na Barra para deixar os veículos. Estacionamentos estarão reservados na Avenida Almirantes Marques de Leão e ao lado esquerdo da rua Marquês de Caravelas, bem como nas transversais da Afonso Celso. 

O Shopping Barra também disponibilizará vagas para os competidores. Em todo o percurso da prova, o estacionamento estará proibido, bem como em toda extensão da Rua do Meio, no Rio Vermelho.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas