MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS: Melhores do ranking GPTW na categoria até 999 funcionários

Laboratório Leme, Sabin Laboratório Clínico, Martins Distribuidora, Kordsa Global, Juá Garden Shopping, Perini, Hospital Humberto Castro Lima, Topos Informática, Bravo Caminhões e Ônibus e Icatu Bahia são os vencedores

Publicado em 29 de maio de 2018 às 21:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Leme enfatiza comprometimento de seus colaboradores

1º lugar - LABORATÓRIO LEME Clima organizacional saudável

O cuidado com as pessoas, incluindo os colaboradores, tem sido uma das premissas no trabalho desenvolvido pelo Laboratório Leme na Bahia. Com 400 funcionários e 16 unidades em Salvador e Lauro de Freitas, a empresa, que passou a fazer parte do grupo Dasa, busca assegurar um clima organizacional saudável, com respeito às diferenças e o reconhecimento, através de oportunidades de desenvolvimento e crescimento.

Para a gerente de Recursos Humanos, Eugênia Ávila, os colaboradores são pessoas que se identificam com a cultura e os valores do Leme, e comprometidos com a excelência nas suas entregas. Segundo ela, uma pesquisa de clima anual permite efetuar mudanças sugeridas pelos próprios funcionários.

A empresa incentiva a qualificação, através de treinamento e cursos de graduação e pós-graduação. A novidade, segundo Eugênia é o projeto “Crescer”, que possibilita aos colaboradores se habilitarem a outros cargos na empresa, inclusive em outros estados onde a Dasa está presente. Desta forma, o Leme aposta na valorização das pessoas e confiança no potencial de seus colaboradores, gerando um bom ambiente de trabalho, dentro de uma relação transparente, alicerçada pelo cuidado e compromisso com a excelência.

O Leme foi fundado em 1973, com a primeira unidade no bairro do Garcia. Hoje, está presente em diversos bairros da capital baiana.

2º lugar – SABIN Oportunidades para crescimento

Cuidar dos nossos colaboradores para que estes possam cuidar bem dos clientes. Com esta filosofia, o Sabin Laboratório Clínico vem conquistando não apenas seus funcionários, mas espaço no mercado. A empresa de Brasília-DF chegou à Bahia em 2011, quando adquiriu 11 unidades de um laboratório local. Hoje, são 30 unidades, na capital e no interior, e 330 colaboradores.

De acordo com gestora do Sabin na Bahia, Tatiana Ferraz, as oportunidades de crescimento têm sido um dos pontos que resultam em tamanha admiração dos funcionários. São vários programas de desenvolvimento, que também contam com o suporte de uma universidade corporativa, a Unisabin, com capacitação presencial e à distância. Outro ponto destacado, e que favorece o clima organizacional, segundo ela, é proximidade entre líderes e os colaboradores. “É uma gestão de portas abertas. Independente da hierarquia, todos se sentem ouvidos”, declarou.

A qualidade de vida dos funcionários também é uma das preocupações, com estímulo à ginástica laboral e à prática esportiva, incluindo a realiza- ção dos Jogos Abertos Sabin, que conta com a participação de familiares. A estas ações são complementados benefícios como ticket refeição, vale alimentos, plano de saúde e um programa de fidelidade, com a entrega de prêmios ao longo da carreira, incluindo note books, viagens e até um carro, para aqueles que completam 20 anos na empresa. Tatiana Ferraz destaca os programas de desenvolvimento realizados pelo Sabin

3º lugar - MARTINS DISTRIBUIDORA Pessoas felizes e preparadas ao trabalho

A Martins Distribuidora tem como filosofia a aposta na confiança e no relacionamento. A empresa mineira foi fundada por Alair Martins, que defende que construir excelentes ambientes de trabalho possibilita à companhia estar cada vez mais engajada, produtiva, participativa, com pessoas felizes e preparadas. Na Bahia, chegou em 2010, quando implantou sua unidade de negócios. Hoje, conta com a parceria de 340 colaboradores no estado, que atuam na sede regional, em Camaçari, e nos dois centros de distribuição e armazenagem.

O diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Fabrício Alves Ferreira, informou que a empresa, que tem 4,5 mil funcionários no país, desenvolve ações com as lideranças voltadas à construção de um espaço de trabalho de confiança, guiado pela aplicação de suas práticas culturais, como meio de promover ambientes mais integrados, ágeis e eficientes, orientados para o alcance de resultados legítimos. Os colaboradores, segundo ele, estão na base da estratégia de curto, médio e longo prazo da empresa.

Desde o lançamento do desafio Líder Nota 100, em 2016, segundo ele, a organização vem alcançando níveis cada vez mais elevados na pesquisa de clima, aplicada pela GPTW. Nesta última, atingiu a marca de 85 pontos.

O Martins oferece programas de capacitação segmentados por público, e garante aos funcionários benefícios como plano médico nacional, plano odontológico, ticket alimentação, convênio farmácia, previdência privada, gympass, entre outros. Martins Distribuidora tem como filosofia a aposta na confiança e no relacionamento

4º lugar - KORDSA GLOBAL Despertar para uma vida melhor

A Kordsa, líder mundial na produção de fios e lonas de nylon e poliéster, completa 40 anos de atuação na Bahia, através de sua unidade no Pólo de Camaçari. Com 390 funcionários no estado, a empresa de capital turco foca o ser humano como sua principal fonte de inspiração e transformação.

Para o diretor de Recursos Humanos, Luiz Carlos França, os colaboradores da Kordsa sentem estar em um ambiente de contínua evolução. “Aqui, cada pessoa tem o direito de ser quem ela é. Todos entram aqui não apenas para trabalhar, mas para cumprir uma missão. O ser humano é o fator primordial do ambiente empresarial”, declarou.

A Kordsa busca fazer com que os colaboradores reconheçam seu propósito. “Despertamos as pessoas para um viver melhor todos os dias. Que ele possa olhar para o semelhante de forma positiva e contribua na sua evolução”, disse França. Há uma orientação forte na empresa, segundo ele, para o desenvolvimento individual, incluindo neste contexto a formação. “Mais conhecimento e habilidades técnicas são ferramentas transformadoras”, citou.

Cinco pilares dão a sustentação aos princípios que norteiam a gestão de pessoas na empresa: inspirar, desenvolver, agradecer, cuidar e celebrar. O processo de evolução, segundo França, vai muito alem da meritocracia. “É importante desenvolver o ser humano a cada dia. Por isso, nós nos preocupamos em cuidar das pessoas, e saber o que elas precisam de fato para ter uma vida feliz”, afirmou.

A Kordsa pertence à Sabanci Holding, conglomerado turco que atua em diversos setores. Sua produção na Bahia é direcionada, sobretudo, para a indústria de pneus, sendo responsável por 80% do mercado brasileiro. Kordsa destaca equipe engajada e comprometida 5º lugar - JUÁ GARDEN SHOPPING Pessoas em primeiro lugar

Inaugurado em 2016, o Juá Garden Shopping, localizado no município de Juazeiro, entrou para a lista das melhores para trabalhar na Bahia nas duas últimas edições da GPTW. O centro de compras, que possui 44 funcionários, foca as pessoas em primeiro lugar, através de uma cultura organizacional já desenvolvida pelo grupo Tenco Shopping Centers em diversos outros shoppings espalhados pelo país.

O superintendente do Juá Garden, Marcelo Escobar, afirmou que a admiração dos colaboradores pela empresa se dá pela transparência em seus processos internos. Segundo ele, a organização preza por bons relacionamentos, sendo transparente, ousada, simples e buscando mostrar que cada um é muito importante para que o trabalho aconteça.

O shopping está em constante busca de aprimoramento das ferramentas e meios que possibilitem a melhoria do clima organizacional, segundo informou o gerente de operações, João Monteiro. O espírito de equipe é muito presente na empresa, que estabelece a meritocracia como forma para o crescimento do funcionário. Já a relação dos colaboradores com os líderes é muito próxima e a visão compartilhada.

Há um plano de cargos e salários, com regras claras e objetivas, que visa à promoção dos talentos. Além da possibilidade de desenvolvimento profissional, os funcionários contam com benefícios, como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e vale alimentação ou refeição. O centro de compras em Juazeiro possui 44 funcionários

6º lugar – PERINI Satisfação e oportunidade de crescimento profissional

A Perini conquista pela terceira vez a participação no ranking estadual da GPTW, de melhores empresas para trabalhar. Este ano, a rede, que pertence ao Grupo Cencosud, completa 54 anos, e conta com cerca de 800 colaboradores em nove unidades na Bahia, incluindo o novo Café Perini, no Costa Azul.

“Essa conquista nos enche de orgulho e certeza de que estamos no caminho certo na realização de ações e programas que contribuem para o crescimento profissional, a satisfação e a qualidade de vida de nossos colaboradores. Aqui, temos gente que cresce com a gente. Um time que se dedica a servir com paixão e abastecer as famí- lias com qualidade”, declara a gerente de Recursos Humanos, Auda Farias.

São vários os programas voltados ao crescimento de carreira e capacitação. Na Loja Formadora, os colaboradores recém-chegados e os que recebem promoção são treinados antes de assumirem suas funções. Já o Faça Acontecer é um programa de desenvolvimento de líderes. O Campus Cencosud é uma plataforma e-learning que permite a todos os colaboradores acesso a cursos criados para a realidade da empresa.

Segundo Auda, entre os principais benefícios e incentivos recebidos pelos funcionários estão plano de saúde e odontológico, programa de participação nos lucros (PPL), seguro de vida, desconto em compras no GBarbosa e na Perini, cartão de benefícios especiais, entre outros. A Perini conta com nove unidades na Bahia, com 800 funcionários

7º lugar - HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA Humanização voltada a pacientes e funcionários

Uma instituição que se destaca pelo tratamento humanizado aos seus pacientes e também aos colaboradores. É desta forma que o Hospital Humberto Castro Lima se define. Atualmente com 219 colaboradores, é a maior unidade hospitalar do estado voltada exclusivamente à oftalmologia. Foi fundado em 1959 e presta serviços de assistência médica, pesquisa e ensino.

“Tal valor em destaque propicia a criação de programas que promovem motivação e bem-estar. Somos uma Instituição que reconhece a importância das pessoas como eixo principal nas tomadas de decisões, bem como acreditamos que promovendo um ambiente saudável para trabalhar, as pessoas sentem-se felizes em desenvolver suas atividades diárias refletindo em excelentes atendimentos ao público e, consequentemente, nos resultados organizacionais”, afirmou a superintendente Mariana Soliani.

O crescimento de carreira é impulsionado pelo compromisso profissional e pela capacitação que o colaborador tem e adquire ao longo do tempo. Segundo a gerente de Recursos Humanos, Ana Luísa Sampaio, o hospital contribui com um auxílio educativo que custeia parte das mensalidades de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e cursos de idiomas, Além de conceder benefícios como plano de saúde, plano odontológico e auxílio farmácia. A gestão e prioriza a seleção interna para mudança de função e promoção de cargos. Carreira no hospital é impulsionada pelo compromisso  e capacitação

8º lugar - TOPOS INFORMÁTICA Inovação e ambiente descontraído

Uma empresa genuinamente baiana nasceu há 25 anos com o objetivo de atender a demanda emergente no mercado de TI. A Topos Informática tornou-se uma das referências do setor não apenas pela inovação, mas também por ser uma das melhores empresas da Bahia para trabalhar, segundo seus 54 colaboradores.

“Um dos principais fatores para tamanha admiração é o clima organizacional. A Topos possui um ambiente onde valorizamos muito a transparência, o respeito, o reconhecimento e a qualidade de vida, além de ter um espaço físico que inspira inovação, criatividade e socialização", afirma o CEO da empresa, Walter Ribeiro. No ambiente de trabalho, misturados aos computadores estão mesa de sinuca, totó, carteado, sofás e puffs, onde os colaboradores podem descansar. A empresa ainda proporciona diversos eventos internos que buscam motivar e unir a equipe, e também oferece benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, plano de saúde, plano odontológico, convênio com faculdades, programa atendimento social, psicológico, jurídico e financeiro, além de investimento em treinamentos.

Para a coordenadora de RH e Qualidade, Sintia Oliveira, clima organizacional é o item mais bem avaliado da pesquisa de satisfação interna. “E muito se deve a importância que damos ao bem-estar do nosso colaborador. Mantemos uma relação muito transparente, onde todos sentem-se à vontade para expor queixas, propor ideias e mudanças, afirmou. Clima organizacional é destacado por colaboradores da Topos

9º lugar - BRAVO CAMINHÕES E ÔNIBUS Clima de parceria e descontração

Com 305 funcionários, a Bravo Caminhões e Ônibus conta com sete concessionárias na Bahia, na capital e interior do estado. A empresa, fundada em 1994, aposta em ações que incentivam o clima de parceria e a descontração entre os seus colaboradores, fomentando atividades que envolvem a interação e o desenvolvimento da equipe.

A presença no ranking e tamanha admiração dos funcionários são fruto, segundo a empresa, de todo o trabalho realizado, com o objetivo de tornar o ambiente mais leve, justo e igualitário. “Na Bravo, prezamos pela construção de relações pautadas pelo respeito, confiança e transparência entre a alta gestão, integrantes, clientes e fornecedores. A todo o momento reforçamos nossos valores”, destaca Reveca Cardonski, gerente de Recursos Humanos do Grupo LM.

Reveca destaca que vários integrantes começaram como jovens aprendizes ou em funções iniciais, e hoje ocupam cargos de liderança. “Tudo isso contribui para que cada integrante perceba a importância do seu trabalho e acredite no sucesso da empresa. Isso prova que eles estão alinhados e satisfeitos com a organização”, citou.

Capacitação constante e eventos de confraternização são práticas constantes, e a empresa investe em benefícios ao colaborador, como plano de saúde, plano odontológico, vale-refeição, além de premiações para cumprimento de metas. Há ainda ações culturais e esportivas. A Bravo conta com 305 colaboradores em sete unidades

10º lugar - ICATU BAHIA

Respeito e relação transparente no trabalho

O Grupo Icatu Bahia figura mais uma vez na lista das melhores empresas para trabalhar no estado. A companhia, fundada em 1996 e com sede em Camaçari, conta atualmente com 600 colaboradores e atua junto a dezenas de clientes, garantindo mão de obra capacitada e especializada.

Heckel Pedreira, diretor presidente da Icatu Bahia, destaca que o reconhecimento por parte dos funcionários é resultado do respeito e da importância dos mesmos para a empresa. “Eles são o alicerce de tudo. Buscamos mantê-los motivados e capacitados sempre”, citou.

A empresa premia os profissionais que têm melhor desempenho e oferece treinamento, cursos de reciclagem, além de incentivo para aqueles que queiram fazer graduação e pós-graduação. Há sempre possibilidades de crescimento profissional e muitos cargos são preenchidos por profissionais que já atuam na empresa.

Um dos diferenciais citados é a comunicação aberta entre líderes e colaboradores, reforçando uma relação de transparência e parceria com a equipe. “Somos reconhecidos pelo trabalho diferenciado porque a equipe é comprometida. Além disso, nossos colaboradores são tratados como clientes internos, com a mesma importância que damos aos clientes externos”, enfatizou. Empresa premia os profissionais que têm melhor desempenho