Ministério da Saúde enviou apenas um terço da demanda necessária de doses de BCG para a Bahia, em maio e junho

No período, o estado recebeu 90 mil doses, quando a demanda mensal é de 150 a 200 mil.

Publicado em 5 de julho de 2022 às 21:11

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), informou que a Bahia recebeu apenas um terço da demanda necessária de doses de BCG. Entre maio e junho, foram entregues 90 mil, sendo 45 mil em cada mês, quando a necessidade mensal é de 150 a 200 mil. 

Apesar da redução do lote, o técnico da coordenação estadual de imunização, Ramon Saavedra, afirma que o número ainda não é preocupante para um desabatecimento. Mas, para evitar o desperdício, a secretaria tem orientado que as prefeituras tracem novas estratégias. 

Quanto a diminuição no repasse, o Ministério da Saúde enviou, em abril, um aviso para as secretarias estaduais afirmando que a entrega diminuiria de 1,2 milhão de doses por mês - média de janeiro a março de 2022 -, para 500 mil doses mensais nos sete meses seguintes, pedindo para os órgãos "otimizarem e fazerem uso racional desta vacina por este período" até que "a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada", consta o documento. 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a readequação ocorreu por causa da tramitação do processo de aquisição, que envolve a compra, o desembaraço alfandegário e autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a entrada do produto no país.

Ainda conforme a nota, o órgão sinalizou que não há desabastecimento da vacina BCG no país e que o quantitativo mensal do imunizante varia de acordo com a demanda dos estados.

No primeiro semestre deste ano, o Ministério distribuiu mais de 5,7 milhões de doses. Para a Bahia, foram 435 mil.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo