Ministro da Educação diz que não adianta ter diploma 'porque não tem emprego'

Milton Ribeiro disse que muitos ainda ficam endividados com financiamentos estudantis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2021 às 09:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que não adianta buscar diploma universitário porque, ao terminar os cursos, estudantes ficam endividados "porque não tem emprego". A declaração foi feita em um evento na cidade de Nova Odessa, no sábado (22). "Que adianta você ter um diploma na parede, o menino faz inclusive o financiamento do FIES que é um instrumento útil, mas depois ele sai, termina o curso, mas fica endividado e não consegue pagar porque não tem emprego", disse o ministro. Na ocasião, estudantes protestavam do lado de fora e foram impedidos de se aproximar por policiais militares que estavam no local. 

Essa é mais uma fala de uma sequência de declarações do ministro consideradas problemáticas nos últimos dias. No início do mês, ele afirmou que a universidade deveria ser um espaço "para poucos" na sociedade. Ribeiro afirmou, ainda, que reitores de universidades federais não podem ter posicionamentos contrários ao presidente Jair Bolsonaro. 

Na última quinta-feira (19), o titular do MEC afirmou que há crianças com grau de deficiência que tornaria "impossível a convivência em sala de aula". Ele defendeu o uso de salas especiais para esses alunos. 

As falas têm recebido críticas de specialistas em Educação e Direitos Humanos.