Morre nos EUA Robert K. Massie, autor que popularizou a história da Rússia

mundo
03.12.2019, 14:43:19
Atualizado: 03.12.2019, 14:53:53

Morre nos EUA Robert K. Massie, autor que popularizou a história da Rússia

Massie escreveu épicas biografias sobre dois czares: Pedro, O Grande, e Catarina, a Grande

Robert K. Massie, o vencedor do Prêmio Pulitzer que se tornou especialista em fazer biografias que foram sucesso de crítica e de público, morreu aos 90 anos, na segunda-feira (2). Seu filho Christopher Massie disse à Associated Press que o autor, que sofria de Alzheimer, morreu em sua casa, em Irvington, Nova York (EUA).

Massie escreveu épicas biografias sobre dois czares: Pedro, O Grande, de 900 páginas, vencedora do Pulitzer de 1981, e Catarina, a Grande, de 600 páginas, vencedora do PEN em 2012. O primeiro foi publicado no Brasil pela Amarylis. O segundo, pela Rocco. O leitor brasileiro também encontra nas livrarias o volume Nicolau e Alexandra: O Relato Clássico da Queda da Dinastia Romanov (Rocco) e Os Romanov: O Fim da Dinastia (Rocco).

Resenhando Catarina, a Grande para o The New York Times, Kathryn Harrison falou sobre Massie como um talento acadêmico e literário. "Massie, que passou quase metade de um século estudando a Rússia czarista, sempre foi um biógrafo com instinto de romancista", ela escreveu. "Ele entende o roteiro - o destino - como um personagem".

Robert Kinloch Massie nasceu em Lexington, Kentucky, em 1929, e estudou história americana e europeia nas universidades de Yale e Oxford. Depois de servir na Marinha, considerou estudar para ser professor ou advogado, mas a primeira gravidez de sua mulher o levou para o jornalismo, em 1956.

Um de seus trabalhos na área foi como crítico literário na Newsweek. O dinheiro não era suficiente para bancar o tratamento do seu filho, que tinha hemofilia - condição que ele ligaria, depois de muitas horas de leitura da Biblioteca Pública de Nova York, a um dos filhos de Nicolas II e o levaria a escrever sua vasta obra.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thiaguinho-chora-ao-cantar-musica-que-escreveu-para-fernanda-souza-veja/
Cantor começou a se emocionar durante a canção 'Deixa Tudo Como Está'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais