Morre o empresário e joalheiro baiano Carlos Rodeiro

Vítima de tumor no cérebro, que foi diagnosticado em abril, artista baiano teve peças usadas pelas princesas Caroline e Stéphanie de Mônaco, e Madonna

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2021 às 21:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/AloAlo

O joalheiro baiano, empresário e designer, Carlos Rodeiro morreu nesta segunda-feira (26).    Vítima de tumor no cérebro, que foi diagnosticado em abril, no Hospital da Bahia, ele chegou a ser operado no Hospital Albert Einstein, na capita paulista, mas morreu nesta segunda-feira em uma clínica em Salvador.Leia mais: Salva de palmas: Alô Alô Bahia presta sua homenagem a Carlos Rodeiro, que nos deixou nesta segunda-feira(26) Leia também: Relembre a trajetória do joalheiro Carlos Rodeiro que morreu nesta segunda-feira (26)   Celebrado por trabalhos que uniam religiosidade e toque urbano, Carlos Rodeiro  trabalhou por mais de 30 anos no mundo das joias e teve peças usadas até pelas princesas Caroline e Stéphanie de Mônaco, e Madonna.        Ele promoveu diversos eventos do mundo da moda na Bahia. Ele era proprietário de uma loja no Shopping Barra.    Durante a pandemia, Rodeiro intensificou seu trabalho nas plataformas digitais. Em julho do ano passado, em entrevista ao Alô Alô Bahia, Rodeiro falou sobre o trabalho nos meios digitais e como tentava ajudar as pessoas durante a pandemia.   “Como empresário, tentei me reinventar de algumas formas, me voltando para o mundo digital. Considero 2020 como um ano perdido, mas temos que ser guerreiros, usar a criatividade para trazer novos objetos de desejo. Tenho fé que 2021 será um ano bom. Muita gente vai aprender com tudo isso, inclusive eu”, disse na ocasião.

"A vida inteira eu me preocupei em ajudar tanto os amigos que passavam por alguma dificuldade quanto instituições de caridade que cuidam de idosos e de pacientes portadores de HIV. Com a pandemia, intensifiquei o auxílio da maneira que pude e integrei um grupo de ajuda do meu bairro, o Corredor da Vitória, comprando uma quantidade de máscara para doação”, disse Rodeiro em uma de suas últimas entrevistas.Amigos e admiradores lamentam morte

Logo após o anúncio da morte de Rodeiro, diversos amigos e admiradores lamentaram a morte do baiano. A cantora Daniela Mercury lembrou que Rodeiro desenhou as alianças do seu casamento com Malu Verçosa. 

"Meu amigo querido se foi… Partiu voando, daquele jeito agitado dele! Carlinhos misturou a arte dele com a minha em muitas ocasiões. Mas uma das mais especiais foi quando ele desenhou o símbolo do meu amor com @maluvercosa ! @carlosrodeiro fez duas das nossas alianças! Elas são fortes, simbolizam nossa paixão, refletem nossa união e, agora, você está eternizado junto ao nosso amor. Eu e Malu estamos profundamente sentidas e já com muita saudade! Te amo", escreveu Daniela no Instagram.   Flora Gil também lamentou a morte do amigo: "Você será lembrado sempre. Vou sentir muita saudade. Descanse e encontre luz e amor por onde seu espírito passar.", escreveu. O ex-prefeito de Salvador e presidente do Democratas ACM Neto também falou sobre a morte de Rodeiro: "Querido amigo, não vou permitir que essas palavras sejam de dor e tristeza. Com você, definitivamente, não havia espaço para isso. Você nos contagiava com alegria, sempre com um sorriso leve, com sua energia que parecia não ter fim e com a sua força de grande baiano. Nos despedimos com muita saudade, mas também com a certeza de que o seu trabalho e, principalmente, a sua amizade permanecerão sempre em nós", esscreveu. O fotógrafo Fernando Torquatto falou com emoção do amigo. "Foi embora alguém que jamais poderei traduzir em palavras o que significa pra mim.Muito além da lenda que se transformou como grande joalheiro e figura na Bahia e no Mundo.Não dá pra falar de morte a respeito de alguém que significa intensamente a vida.Alguém que fez a minha vida e de tantos ,ser melhor por sua presença forte,amizade incondicional e alegria.Você sempre significará vida meu irmão @carlosrodeiro e se já estava cravado no meu coração,está agora na minha alma.Vai ser muito difícil viver sem sua presença,mas aceito porque sua luz não era desse mundo ,por isso Deus resolveu te levar de volta.Amo você eternamente" O advogado Rafa Kafka disse, no Twitter, que a Bahia perdeu um gênio. "Perdemos um gênio que uniu uma arte tão antiga com a nossa cultura afro-baiana, sempre orgulhoso da rica tradição que temos!", escreveu.