Mostra Tríptico traz obra de Jenner Augusto e seus descendentes

Tríptico contará com um total de 59 obras de Jenner e Guel Silveira, além das fotografias de Zeca Fernandes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2017 às 18:25

- Atualizado há um ano

Jenner Augusto foi destaque na renovação da arte moderna na Bahia e Sergipe, com um traço que ressalta, entre muitos pontos, a vivência na terra sertaneja (Foto: Reprodução)

O traço de Jenner Augusto, as pinturas e desenhos do filho Guel Silveira e as fotografias do neto Zeca Fernandes podem ser conferidos na mostra “Tríptico – a Arte em 3 Gerações”, realizada no Salão de Arte Contemporânea do Palacete das Artes Rodin Bahia. O coquetel de lançamento será hoje(11), à partir das 19h e a exposição ficará disponível para visitação do público até o dia 03 de setembro. A entrada é gratuita.

Tríptico contará com um total de 59 obras dos três artistas. A mostra tem curadoria de Mario Brito e vai propor um diálogo com o universo cultural de Salvador – seus movimentos, cotidiano e formas a partir das pinturas e desenhos de Jenner e Guel e as fotografias e esboços das paisagens urbanas pelo olhar de Zeca Fernandes.

Mais do que mostrar peças que refletem as nuances da capital baiana, a exposição reafirma a tradição artística da família. Nascido em 1924 em Sergipe, Jenner Augusto teve uma carreira marcada pela pintura em estilo modernista. Transitando entre Aracaju, Salvador e Rio de Janeiro, o seu traço foi destacado em diversas mostras no Brasil e no exterior, tendo ilustrado também o livro Tenda dos Milagres, de Jorge Amado.

Guel Silveira aprendeu e herdou do pai a sensibilidade estética. Nome forte na arte contemporânea e abstracionista. Em um recorte abstrato, mostra uma paleta de cores inovadora, com marcas naturalistas e que também transitam entre o obscuro e o luminoso, apresentando nas obras elementos que transmitem movimento, com volume e profundidade. Em Tríptico, Guel apresentará pinturas e dobras que se destacam justamente pelo gestual, com uma variação de cores, harmonia, uniformização e a presença de grandes formatos. “Trabalhei em muitos ateliês, fiz coisas com figuração, gravura e trabalhei com spray, mas a minha vontade sempre foi desfazer o desenho abstrato, desconfigurar, dar a possibilidade de o espectador criar em cima da obra”, afirma Guel, evidenciando a importância da participação do público para o sentido das suas obras.

Da terceira geração da família, o marchand Zeca, como é conhecido, sempre foi influenciado e estimulado principalmente pelo avô. Cercado por tintas, pincéis e telas, ele desde cedo desenvolveu o gosto pelo desenho e também descobriu na fotografia uma nova paixão. Acostumado desde pequeno com o universo das artes, Zeca voltou seu olhar para o registro de paisagens urbanas, onde o lirismo e o senso estético nunca se afastou do seu propósito, retratando toda sua sensibilidade e redescobrindo novos horizontes.

Serviço

Exposição “Tríptico – A Arte em 3 Gerações” – com obras de Jenner Augusto, Guel Silveira e Zeca Fernandes

Local: Palacete das Artes

Rua da Graça, 284, Graça (3117-6987).

Data: de 11 de julho a 03 de setembro.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas; sábado, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

Entrada franca.