Motorhome: novo nicho do YouTube, estilo de vida e forma de viajar

salvador
06.12.2021, 06:30:00
Atualizado: 06.12.2021, 12:30:36

Motorhome: novo nicho do YouTube, estilo de vida e forma de viajar

Tá em alta: conheça pessoas que trocaram o imóvel por uma casa andante; ouça o podcast

Faça o seguinte: abra o YouTube e digite na busca o termo 'motorhome'. Agora, veja a quantidade de vídeos brasileiros que estão por lá. E veja, também, que todos são de no máximo três anos para cá. Afinal, o que é isso e o que está acontecendo?

Apesar de parecer muito específico, não tem nada de surpreendente nesse novo nicho do YouTube. São pessoas realizando os seus sonhos mais simples: o de viver na estrada, conhecendo o mundo levando junto suas casas e suas famílias. E, sim, trabalhando no caminho.

No 28º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, tratamos dessa nova febre, impulsionada pela pandemia. Você com certeza sabe o que é um motorhome, porque já viu em filmes de Holywood. Mas como é que esse costume estadunidense ou europeu tem ganhado pista por aqui?

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Basicamente, trata-se de uma casa motorizada. E sim: muitas famílias brasileiras trocaram o 'imóvel' pela residência andante. No programa, conversamos com casais que há muitos anos vivem na estrada. Por que fizeram essa mudança? O que podem dizer sobre a experiência?

Será que esse comportamento é uma tendência para o futuro? Como é viver num motorhome aqui no Brasil? Quanto custa? Como é feito? É perigoso? Como que faz para cozinhar, tomar banho, usar a energia elétrica? São muitas perguntas respondidas.

E mais: será que tem motorhome aqui na Bahia? Claro que sim. Encontramos não só famílias baianas que partiram para uma casa andante como também uma oficina especializada na fabricação delas. É a SAM Veículos de Lazer, em Vitória da Conquista.

Para o podcast, ouvimos Maiquel e Djéssica Fischer, criadores do canal Virando Mundo; Achiles Finardi e Margaret Santos, criadores do canal Viver Sem Roteiro; e Samir Chequer, proprietário da oficina de motorhomes SAM Veículos de Lazer, em Vitória da Conquista

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.


Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:


Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.


Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas