Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Motoristas de aplicativo fazem protesto na entrada do Aeroporto de Salvador

Trânsito está lento na região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2022 às 14:44

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Reprodução

Um protesto de motorista de aplicativos deixa o trânsito lento na Avenida Ten. Frederico Gustavo dos Santos, na entrada do Aeroporto de Salvador. A Transalvador informou que monitora a situação.

Os motoristas reclamam de cobranças constantes de multas na região do aeroporto. "Completamente fechado, parou tudo. Motorista por aplicativo em protesto contra aquilo que entendem ser um abuso da Transalvador, aplicando multas indiscriminadamente", diz o motorista e influencer Claudio Sena, que postou imagem do bambuzal congestionado nas redes sociais. 

Apesar da retenção na entrada, até agora não houve impacto em atraso nos voos, segundo a administração do aeroporto. 

Ontem à noite, um ato similar causou congestionamento na entrada do aeroporto, com passageiros descendo dos carros e optando por ir andando. "Situação da manifestação dos Uber. Os passageiros que estão pagando o preço da falta de concordância da Transalvador com o profissional. Perseguindo, multando. Os passageiros pra não perder o voo estão indo andando", diz um motorista.

Em nota, a Transalvador e a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) dizem que não foram procurados pela categoria para debater reivindicações, mas que estão abertos para analisar a viabilidade de pedidos dos motoristas, ao lado da concessionária responsável por administrar o local.

A Semob realiza operações para combate de transporte clandestino de passageiro no local e a Transalvador fiscaliza a área para ordenar o fluxo e garantir o livre acesso ao aeroporto, seguindo o que manda o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz ainda a nota.

"Vale frisar que as áreas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros estão devidamente sinalizadas, inclusive informando o tempo de tolerância permitida para tal ação. Além disso, sempre que é identificada uma infração de trânsito por parte de motoristas de aplicativo, estes são orientados sobre a irregularidade, sendo autuados caso não atendam as orientações dos agentes. O ordenamento destas áreas é uma prática necessária e comum nos demais aeroportos do país", afirma a Transalvador.

Denúncias sobre irregularidades e abusos nas ações de agentes devem ser protocoladas com a Transalvador ou  Semob, para então serem averiguardas, destacam os órgãos.

Em nota, o Sindicato de Motoristas por Aplicativo da Bahia (SIMMACTER) prestou apoio aos profissionais que protestaram e informou que o presidente da categoria, Átila do Congo, busca diálogo com a Transalvador e a pasta de Mobilidade. 

“Não gostaria de usar a palavra perseguição para classificar a situação em que vivem os trabalhadores, no entanto, o que vemos na realidade é transportes clandestinos transitando sem nenhum tipo de aperto e parece uma antipatia dos agentes da Transalvador de forma indiscriminada, precisamos balizar pelo diálogo as ações para evitar que esse comportamento continue”, explica. 

O sindicato informou ainda que "os profissionais que se sentirem injustiçados com as multas, busquem orientação jurídica na sede do Sindicato, no bairro Parque Bela Vista, de segunda a sexta-feira".