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Da Redação
Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 18:30
- Atualizado há 2 anos
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ações civis públicas contra as operadoras de telefonia Vivo, Tim, Oi e Claro afirmando que todas fazem compartilhamento indevido de dados pessoais dos clientes. A informação foi divulgada à imprensa nesta segunda-feira (17). >
A promotora de Justiça Joseane Suzart diz que procedimentos feitos pela Promotoria comprovam que houve "vazamento de dados" por parte das operadoras.>
Esse vazamento seria uma das explicações para a quantidade de chamadas telefônicas incessantes que as pessoas recebem ao longo dos dias. Além disso, afirma o MP, contribuí para casos de fraude. O vazamento em si já uma violação da privacidade dos consumidores, mesmo sem considerar as repercussões.>
A promotora de Justiça solicitou nas ações a concessão de medida liminar que obrigue as operadoras de telefonia a cumprirem as regras para o tratamento de dados pessoais que pressupõem o fornecimento de consentimento pelo titular, citando a LGPD. Antes de qualquer ato vinculado à atividade do tratamento de dados pessoais, deve-se observar se há manifestação livre, informada e inequívoca, pela qual o titular concorda com o procedimento, diz nota do MP.>
Outras medidas devem ser adotadas, como cuidado com dados pessoais dos usuários. As operadoras não devem disponibilizar de maneira indevida os dados pessoais dos consumidores para terceiros.>
Durante as investigações, Joseane Suzart solicitou informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que comprovou que as operadoras não estão agindo em conformidade com as regras que protegem os dados dos usuários, diz o MP. >
“Diante desta conduta ilícita, insistentes contatos telefônicos estão sendo gerados abusivamente, causando sérios prejuízos para os consumidores que ainda enfrentam as tentativas de fraudes encetadas”, diz a promotora.>
Procuradas, as empresas informaram que se manifestariam através do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal. Veja posicionamento na íntegra: >
As prestadoras de telecomunicações possuem compromisso com os mais elevados padrões de segurança da informação e privacidade de dados, monitorando constantemente seus sistemas e requisitos técnicos, operacionais, legais e regulatórios associados à gestão de dados. >
Como parte dos procedimentos de segurança das empresas, os setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo lançaram, em 2020, a campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais. Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site https://fe.seg.br.>
As empresas reforçam ainda o seu compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).>