Na Quaresma, somos convidados a reencontrar a amizade de Deus

artigo
16.04.2019, 05:00:00

Na Quaresma, somos convidados a reencontrar a amizade de Deus

Na próxima quinta-feira, 18 de abril, terminará a Quaresma de 2019. Antes de entrar no sentido espiritual desse tempo, julgo oportunas duas explicações. A primeira, quanto ao termo “quaresma”; depois, quanto à época em que ela acontece.

A palavra “quaresma” vem do latim e significa o quadragésimo dia antes da Páscoa. É que, até um passado recente, a Quaresma começava na Quarta-feira de Cinzas e ia até o Sábado Santo. Portanto, quarenta e seis dias mas, descontados os seis domingos que não são dias de caráter penitencial, ficavam quarenta dias de preparação para a Páscoa. Atualmente, a Quaresma termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor (também chamada de Missa do Lava-pés).

Os “quarenta dias” desse tempo são fruto de todo um simbolismo bíblico: recordam os quarenta dias do dilúvio; os quarenta dias de Moisés no monte Sinai; os quarenta dias em que Elias caminhou em direção desse mesmo monte, também chamado Horeb; os quarenta anos da peregrinação do povo de Deus no deserto e, finalmente, os quarenta dias de Jesus no deserto, antes de iniciar sua vida pública.

Quanto ao tempo da Quaresma: seu início (Quarta-feira de Cinzas) depende do dia da Páscoa. Esse dia, diferentemente do Natal, não cai anualmente na mesma data. O Concílio de Nicéia (ano 325) estabeleceu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia que segue ao equinócio da primavera no hemisfério Norte ou ao equinócio do outono no hemisfério Sul. Equinócio é o dia do ano em que a noite e o dia têm a mesma duração.

Cerca de sessenta anos atrás, a Igreja Católica se posicionou quanto à possibilidade de se definir uma data fixa para a Páscoa. Na ONU, contudo, os debates não chegaram a um consenso, pois alguns países, por motivos religiosos, recusaram a ideia de um novo calendário.

A Quaresma é um grande retiro espiritual, que pode e deve ser vivido em qualquer lugar e situação. Portanto, fazendo os trabalhos de cada dia, assumindo responsabilidades ou relacionando-nos com parentes e amigos, somos chamados a viver esses dias em espírito de oração, jejum (penitência) e esmola (obras de caridade). Essas três práticas fundamentais não são feitas para se obter o aplauso humano, mas para agradar a Deus e lhe demonstrar nosso desejo de servi-lo.

O profeta Joel (cerca de 700aC), em nome do Senhor, nos faz um convite: “Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos” (Jl 2,12). Quando ele propôs isso, o povo de Israel enfrentava sofrimentos e calamidades. O profeta queria, então, que todos se voltassem com confiança filial a Deus, uma vez que Ele é “benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (v. 13). Hoje, esse convite é feito para nós. Na Quaresma, somos convidados a reencontrar a amizade de Deus perdida com o pecado, a experimentar a alegria do seu perdão e buscar a paz.


Dom Murilo S.R. Krieger é Arcebispo de São Salvador da Bahia – Primaz do Brasil

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/barra-69-ultimo-show-de-caetano-e-gil-antes-do-exilio-quase-teve-invasao-hippie/
Apresentações no TCA em julho de 1969 completam 50 anos; conheça os bastidores
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-boa-musica-comeca-com-geraldo-azevedo/
Cantor e compositor se apresenta neste domingo (21) no Othon e divide o palco com a banda Estakazero
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/new-hit-tj-ba-nega-absolvicao-a-musicos-acusados-de-estupros/
Oito integrantes do extinto grupo de pagode foram condenados a dez anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-familia-esta-apreensiva-com-demora-no-julgamento-do-caso/
Testemunhas de defesa são ouvidas nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-de-rap-boom-box-recebe-atracoes-como-djonga-e-matue/
Festa rola neste sábado (20), no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais