Navio no Porto de Aratu está em quarentena por conta de tripulante com covid

Embarcação saiu do Golfo da Finlândia com direção à América do Sul

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2021 às 16:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um navio atracado no Porto de Aratu foi conduzido à área de quarentena após a confirmação de um caso de coronavírus entre os tripulantes. A embarcação tem bandeira Suíça e saiu do Golfo da Finlândia com direção à América do Sul no dia 5 de maio, vindo em direção à América do Sul. O navio tinha 21 tripulantes, e foi colocado em quarentena, após o resultado do exame PCR. Esse trabalhador segue isolado a bordo e assintomático.

O navio, batizado como Romandie, chegou ao porto de Aratu no início da semana, mais precisamente às 7h24 de terça-feira (25). Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pelo porto, o caso foi confirmado após uma triagem preventiva. Em nota, a Codeba afirmou que o navio também passou por uma inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pela condução do caso.   

A agência reguladora tem uma nota técnica que dá diretrizes de medidas sanitárias a serem adotadas em portos e embarcações. O documento prevê que, em situações como a do Romandie, a embarcação deverá permanecer em área isolada com com a escada de acesso levantada, não sendo permido o acesso de pessoas sem a anuência expressa da Anvisa, salvo situações emergenciais e essenciais a segurança de navegação e da vida humana, observando-se o correto uso dos EPI.

De acordo com a Anvisa, as operações do Romandie estão suspensas, bem como estão proibidos embarques e desembarques, salvo para assistência médica. A Anvisa também determinou a testagem do restante da tripulação, ainda sem resultado. Ainda segundo a agência reguladora, a embarcação não teve passagem por portos da Índia nos últimos três meses.

A Secretaria de Saúde da Bahia afirmou que a embarcação foi conduzida para aérea de fundeio-quarentena e o caso seguirá monitorado em conjunto pela Anvisa, CIEVS SSA e CIEVS Bahia.