Negócios: consumidor está cada vez mais mobile

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  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2015 às 03:33

- Atualizado há um ano

A plataforma mobile já é a principal responsável pelas vendas feitas pelo site Peixe Urbano, representando 51% das transações. Há um ano, as vendas fechadas a partir do celular estavam na casa dos 16% segundo dados da empresa.

O crescimento tem a ver tanto com o maior número de smartphones no mercado quanto pela mudança de estratégia do Peixe Urbano. Há um ano, ao ser adquirido pelo chinês Baidu, o site mudou totalmente seu modelo de negócio: deixou de ser um portal de compra coletiva e passou a ser um e-commerce local, ofertando descontos e com uma estratégia bem focada no móbile, destacando as promoções próximas aos usuários.

Salvador foi uma das cidades que melhor respondeu às mudanças e está entre as dez com maior número de compras feitas pelo celular. De outubro de 2014 a agosto deste ano, os soteropolitanos aumentaram o volume de compras pelo site em 143%.

O aumento de cupons vendidos aqui foi de 150%, e o número de ofertas postas no ar cresceu 187%. Na capital baiana, o Peixe Urbano registra 40% de vendas por celular. Os números foram repassados à coluna Negócios pela própria companhia.

Consumidor está cada vez mais mobile IIOs dados do Peixe Urbano – um dos maiores sites de e-commerce do Brasil – são reflexos de uma tendência. Pesquisa divulgada pelo site Opinion Box na sexta aponta que 41% dos usuários de smartphones realizaram ao menos uma compra através de aplicativo móvel nos últimos seis meses (destes, 49% da classes A e B e 37% das C,D e E).

Entre os produtos mais adquiridos  a liderança foi de eletrônicos (30%). O estudo indica ainda que, por gênero, os homens compram mais por aplicativos que as mulheres. Por faixa etária, as compras feitas pelo celular foram mais frequentes  entre consumidores de 18 a 45 anos.

Morya cresce aos 60A Morya completa 60 anos de atividade no ano que vem e já tem motivos para comemorar. A agência de publicidade baiana alcança o último trimestre deste ano consolidando o crescimento de sua carteira de clientes e presença cada vez maior no mercado nacional.

Entre os novos clientes estão Fieb, Renova Energia, Grupo Gazit (Mais Shopping e Light Shopping), RV Tecnologia, PUC Rio Grande do Sul, RBS e Arcadia (Melnick). Em Salvador, a agência atende, entre outros, Le Biscuit, Shopping Salvador, Queiroz Galvão e Moura Dubeux.

Em Recife, a Chesf. Em São Paulo, destacam-se a JHSF e a Enashop; e em Porto Alegre, o governo do estado e o grupo RBS. Em algumas semanas, a agência ganha nova sede, na Bahia Marina (Av.  Contorno).

Seis milhões para aumentar eficiênciaA Odebrecht Óleo e Gás investe R$ 6 milhões no Programa de Excelência em Performance para sua unidade de perfuração, em Macaé (RJ).  A empresa é responsável por quatro navios sonda e três plataformas em operação nas bacias de Campos e Santos.

Voltada para o aumento da eficiência e da produtividade, a iniciativa visa melhorar processos logísticos, de manutenção e de backoffice e, em seis meses,  já reduziu em 30% a quantidade de horas de interrupção de serviços nas embarcações.  A meta é uma redução de 60% até dezembro e zerar as falhas em 2017.

Fique por dentro* É em Salvador que a Oreo, marca número um de biscoitos no mundo, tem maior participação em valor no Nordeste. Na capital, em menos de um ano, o share valor da marca é 8,4%. O dado é da Nielsen.