Neojiba recebe músicos americanos em parceria internacional

coluna vip
05.06.2018, 05:00:00

Neojiba recebe músicos americanos em parceria internacional

Por Giuliana Mancini

A flautista e pianista Stacey Chou e o oboísta Michael Loveland, ambos americanos, desembarcaram na capital baiana para uma missão especialíssima. A partir de hoje e até o próximo dia 13, a dupla fará uma série de colaborações com o Neojiba. Entre as atividades, estão aulas individuais e em grupo nos núcleos Federação, Sesi, Bairro da Paz e Liberdade, além de treinamentos com os membros da Orquestra Castro Alves.

Michael e Stacey: temporada em Salvador
(Fotos: Divulgação)

A viagem é graças ao Global Leaders Program (GLP), um projeto internacional que oferece um inovador certificado profissional de nove meses em empreendedorismo social, educação artística, cultural e liderança cívica. Tanto Stacey quanto Michael são parte do grupo de 2018 do GLP. 

“Estou animada em trabalhar ao lado dos músicos e membros da equipe do Neojiba, e treinar e ser mentora de iniciantes. Fico feliz pela oportunidade que a GLP me apresentou de ver como a música é usada como um veículo de mudança social em todo o mundo”, comemora Stacey.

Convidado renomado
Um dos mais reconhecidos grupos de música de câmara do país, o Quinteto da Paraíba se prepara para comandar uma série de espetáculos em Salvador, ainda neste mês. A vinda é dentro do projeto Brasil Orquestral, que tem curadoria assinada pelo diretor teatral Gil Vicente Tavares e pelo maestro Carlos Prazeres. 

Criado e residente há quase três décadas no Departamento de Música do CCTA/UFPB, o Quinteto já comandou apresentações nacionais e internacionais, em países como Áustria, Chile, Bélgica, França, Argentina e Itália. E tem no currículo parcerias com artistas de destaque no Brasil, como Xangai, Chico César e Lenine. 

Quinteto da Paraíba: apresentações dentro do Brasil Orquestral
(Foto: Divulgação)

Formado por Xisto Medeiros, Thiago Formiga, Nilson Galvão, Ulisses Silva e Ronedilk Dantas, o grupo sobe ao palco da Caixa Cultural, no Centro, nos dias 15 e 16, às 20h, e no dia 17, às 19h.

Tuca intimista
Tuca Fernandes marcou para o próximo dia 15 o lançamento do seu mais novo projeto: As Baladas do Tuca. O show terá formato intimista e promete ser uma homenagem à axé music.

No repertório, estarão canções que fizeram sucesso na voz do cantor, além de hits de amigos e parceiros. Sem esquecer também de faixas do EP A Favor, recém-lançado pelo artista.

Tuca lançará novo projeto dia 15, no Rio Vermelho
(Foto: Divulgação)

“Com certeza será um ponto de encontro de gente bacana, que curte a boa música”, garante Tuca. A apresentação acontece no RV Lounge, localizado na Vila Caramuru (Rio Vermelho), a partir das 20h. Os ingressos, na plataforma Sympla, custam R$ 30.

Na moda da Copa
A Copa do Mundo está ficando cada vez mais fashion. Com a proximidade da próxima edição – que começa no dia 14, com o jogo entre Rússia e Arábia Saudita, às 12h -, várias grifes vão se rendendo à competição. A Thereza Priore é uma delas: a marca acaba de lançar uma coleção-cápsula em homenagem ao torneio. São três modelos de vestidos e quatro opções de batas. 

Um dos looks da Thereza Priore inspirados na Copa do Mundo
(Foto: Divulgação)

 “A ideia é criar peças que tragam consigo a carga e identidade do país com o uso de tons e cores como o azul e o amarelo, além de símbolos referenciais, como as estrelas da vitória do campeonato mundial e araras, que traduzem o nosso tropicalismo. E claro, os looks são atemporais e podem ser usados mesmo depois do evento esportivo”, diz a empresária Adriana Régis. As roupas já estão à venda na loja da Bahia Marina.

Mais um dia de festa
O Forró do Bosque está marcado só para o dia 23, em Cruz das Almas. Mas a festa começará um dia antes, também na cidade baiana, com um esquente: o Bosque do Paraíso.

Kiko Salli está entre as atrações do Bosque do Paraíso
(Foto: Divulgação)

O evento acontecerá na área verde do Valparaíso Hotel, a partir das 13h. Em parceria com o empreendimento, o agito é cortesia para quem adquirir o ingresso do Camarote All Inclusive do Forró. Trio Nordestino, Kiko Salli, DJ Fabão e Tripé do Salomão são algumas das atrações. Para entrar ainda mais no clima do São João, o dress code é traje típico junino.

Troca do bem
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) ganhará um reforço de peso nas celebrações pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado todo 14 de junho. A entidade se juntou à rede de academias Hammer Fitness Club e, unidas, lançarão a campanha Treino que Vale uma Vida: Troque um Dia de Treino e Salve até Quatro Vidas. 

A apresentação será no próprio dia 14, na sede da Hemoba. Já as coletas serão realizadas nas unidades Stella Maris 1 e Pará (entre os dias 23 e 25), Barra e Patamares (nos dias 26 e 27).

Homenagens
Roney George irá lançar uma grande homenagem a Lenio Braga. Ele está finalizando a recuperação de  dois painéis públicos do paranaense,  localizados em Itapetinga. A cidade, no interior da Bahia, é terra natal de Roney e foi casa de Lenio. 

Roney George trabalhando nas obras: para Lenio
(Foto: Divulgação)

Além das restaurações, o baiano também prepara dois novos murais, também em tributo ao artista. As artes são em parceria com o empresário e médico Jivago Queiroz, que patrocinou o projeto. A inauguração acontece nessa sexta-feira, às 19h, e tem a presença confirmada de Marcelo Brazil, filho de Lenio.

Paredes renovadas
O artista visual Denissena recebeu um convite para pintar todas as paredes da sede do Grupo Recursos, na Av. Tancredo Neves. A intervenção, ao estilo livre, teve influências do pop art e art nouveau. “Mais uma ação histórica”, comemora.

Denissena: convite para pintar sede de empresa
(Foto: George Vasconcelos/Divulgação) 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas