Nova música do cantor Xauim será lançada nessa sexta (11)

Madeira critica processo de exploração nas Américas

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 às 14:06

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação

O cantor e compositor Xauim lança uma nova música nesta sexta-feira (11). Batizada de Madeira, a canção estará disponível em todas as plataformas digitais. 

A música faz uma crítica ao processo de exploração das Américas, desde o regime colonial, com a escravização do povo negro, genocídio de indígenas, chegando até a recente ascensão da extrema-direita em países como Brasil e EUA. A produção da faixa é de Átila Santana e o arranjo tem percussão de Ícaro Sá. (Foto: Matheus L8/Divulgação) "A madeira faz a gente pensar tanto este saque sistemático da riqueza de um país, já que esta foi a matéria-prima primeira, motivo de um deslocamento continental e de um genocídio brutal; quanto na reação violenta de um povo cansado de ser oprimido. Na Bahia, falar em descer a madeira, é falar em porrada”, diz o artista.

Ao longo da semana, Xauim publica em sua conta no Instagram algumas pílulas audiovisuais do novo trabalho. A imagem da capa é produto do trabalho dele como fotógrafo, parte de um ensaio que teve fotografia premiada no concurso internacional Sony World Photography Awards.