Nova praça do Itaigara será inaugurada nesta sexta-feira (12)

A construção da praça é a primeira etapa finalizada das obras de requalificação do bairro, que incluem novas passarelas, retornos, recuos para ônibus, entre outros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2017 às 05:30

- Atualizado há um ano

[[galeria]]

A criançada e os demais moradores do Itaigara agora têm um novo espaço de convivência para brincar, fazer exercícios físicos e bater papo. Nesta sexta-feira (12), às 18h, a prefeitura entregará a Praça Myriam Fraga, que possui cerca de 7.000 m², e conta com equipamentos como miniciclovia, quadra de esportes com arquibancada, brinquedos infantis, banquinhos, aparelhos de ginástica, pergolados e outros. A construção da praça é a primeira etapa finalizada das obras de requalificação do bairro, orçadas em R$34 milhões, provenientes do Termo de Acordo e Compromisso (TAC) entre a administração e a Petros – o fundo de previdência da Petrobras.

Localizada na Rua Silvio Valente, a praça foi contemplada com concepção paisagística que aproveitou as árvores já existentes, georeferenciadas pelo município e proibidas de serem removidas do local. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e visa valorizar a interação entre a comunidade e o equipamento público. O espaço tem aparelhos para públicos de todas as idades, desde brinquedos clássicos como amarelinha, gangorra e balanço, até aparelhos de ginástica para jovens e adultos.Myriam Fraga

Myriam foi uma poetisa baiana, morta no ano passado, aos 78 anos. Considerada uma das expoentes de sua geração, a escritora dirigiu por 30 anos a Fundação Casa de Jorge Amado e foi vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, da qual foi membro desde 1985. A escritora nasceu em Salvador no dia 9 de novembro de 1937 e começou sua carreira literária na década de 1950. Entre as suas obras mais importantes estão Marinha (1964), O Riso na Pele (1979) e As Purificações ou o Sinal de Talião (1981).Trânsito melhor: semáforo inteligente, novos retornos e passarelas(Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador)Além da praça, as intervenções urbanas no Itaigara envolvem melhorias no trânsito da região, com a construção de duas passarelas, novos retornos e acessos, instalação de baias para ônibus, semáforos inteligentes e ampliação de estacionamentos nas imediações da Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Parque da Cidade. De acordo com a prefeitura, a medida diminuirá os engarrafamentos no trecho entre o parque e o Shopping Itaigara, alinhando-se ao projeto do BRT (Bus Rapid Transit). Os resultados também farão com que o trânsito seja menos intenso na Avenida Octávio Mangabeira e no acesso ao condomínio Alto do Parque. Assim, os motoristas que seguem em direção ao Shopping da Bahia terão a vida facilitada.

Dentre as alterações também está a eliminação de retornos no sentido do Shopping da Bahia, nas proximidades do Parque da Cidade. Mais adiante, o antigo retorno que dá acesso ao Condomínio Alto do Parque passará a ser apenas de saída, tornando opcional a necessidade de contornar em um trecho mais à frente, ao lado do Hotel Fiesta, onde já ocorre atualmente.(Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador)Duas passarelas estão sendo construídas no local. Uma ligará o Parque da Cidade ao Shopping Paseo e outra fará a conexão entre o parque e o Posto Namorado, removendo um semáforo do trecho, facilitando a circulação de veículos. A passarela que liga o parque ao novo prédio da Petrobras, sentido Pituba Parque Center, também será reformada. A estrutura de semáforos será alterada para o sistema inteligente, com sincronização em tempo real por meio de fibra óptica.Também haverá alterações na região do Shopping Boulevard 161, que receberá uma agulha de subida, sentido Pituba Parque Center. A via marginal da região terá uma solução inversa, em sentido único até o final, com agulha de descida na região do parque Júlio César. Já o acesso a este parque, por sua vez, será apenas saída de veículos, enquanto a Alameda Verona vira entrada.

Recuos para ônibus e novas vagas de estacionamento(Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador)Além disso, quatro novas baias de ônibus serão implantadas, fornecendo recuo para que os veículos não atrapalhem os demais automóveis. Serão criadas ainda 50 novas vagas de estacionamento, oferecidas no entorno do Parque da Cidade.

Ainda conforme a administração, os trabalhos de mudança do local já estão 80% concluídos.  No entanto, a finalização da obra depende de ajustes da Coelba, que ainda não realizou o rebaixamento da rede elétrica e a remoção de alguns postes, impedindo a montagem das passarelas e aberturas de novos retornos.