Nova Rua Miguel Calmon é inaugurada em projeto de revitalização do Centro

No fim de semana, o Comércio será o palco principal do Festival da Primavera

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 14:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Igor Santos/Secom

Pouco antes do início da programação do Festival da Primavera no Centro, uma mudança na paisagem: a partir desta sexta-feira (20), véspera do fim de semana em que o Comércio deve virar o palco principal do evento, a Rua Miguel Calmon ficou diferente. Uma das principais ruas da região, a via foi inaugurada após passar por uma requalificação que durou 10 meses.

A requalificação está alinhada ao foco principal do programa #vemprocentro, lançado este mês e que tem como objetivo promover a ocupação nessa área da cidade.“A entrega da Rua Miguel Calmon inteiramente qualificada faz parte desse legado de intervenções urbanísticas que estamos fazendo”, afirmou o prefeito ACM Neto, durante a solenidade de inauguração da rua, ao lado da sede da Associação Comercial da Bahia (ACB). De acordo com ele, o programa maior é um convite para que os soteropolitanos vão por o Centro da cidade. “Esse movimento, de certa forma, abraça e reúne essas ações mas também vai trazer mais cor, mais vida, mais energia com música, esporte e entretenimento para todas as idades, com culinária e programação diversificada. O nosso desejo é que comece no Festival da Primavera mas possa se estender ao longo do ano”, completou. 

A obra na Rua Miguel Calmon inclui melhorias na pavimentação, serviços de macro e microdrenagem, uma ciclovia de 1,1 quilômetro que vai das proximidades do Mercado Modelo até o Plano Pilar e piso intertravado na Praça Riachuelo. Além disso, o um novo mobiliário urbano foi instalado e 91 novas árvores foram plantadas no percurso. 

As árvores incluem espécies de médio porte e devem garantir o sombreamento na rua, especialmente nos pontos de descanso que ganharam bancos. Nas calçadas, foi implementado o concreto lavado com detalhes em pedras portuguesa, itens de acessibilidade como rampas, piso tátil e passagem de pedestres. Por fim, a iluminação agora é com lâmpadas em LED. O prefeito ACM Neto acompanhou a inauguração da Rua Miguel Calmon (Foto: Max Haack/Secom) Ruas Completas As mudanças na Rua Miguel Calmon, na verdade, fazem parte de um projeto maior: o Ruas Completas, que é uma iniciativa conduzida nacionalmente pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade. 

Segundo o WRI, Ruas Completas são aquelas que são desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, independente da idade e do modo de transporte utilizado. Essa é a primeira rua, no estado, que é construída de acordo com esses preceitos. “É uma rua que atende o padrão de acessibilidade, mobilidade e sustentabilidade”, completou o prefeito ACM Neto. 

Só na Rua Miguel Calmon, foram investidos R$ 4,8 milhões, com recursos de um financiamento contratado junto à Caixa Econômica Federal.“O conceito hoje atual é de construir as cidades para as pessoas, possibilitar espaços para as pessoas. É por isso que, nesse momento, já entregamos ou vamos iniciar iniciativas como essas”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Obras, Bruno Reis. Em todo o Centro Histórico, porém, até o fim do ano que vem, os recursos previstos chegam a R$ 300 milhões. Esse valor inclui obras já concluídas, como a requalificação da Praça da Inglaterra e o Hub Salvador, e outras que ainda estão em andamento, como a reforma da Praça Marechal Deodoro e do Elevador do Taboão. 

Para incentivar mais a ocupação da área, até o final de 2020, 80% dos órgãos municipais serão transferidos para o Comércio. O #vemprocentro prevê, ainda, o estímulo a moradias no Comércio. Nos próximos dias, deve ser assinada a ordem de serviço para a restauração da Casa dos Azulejos, que vai abrigar o futuro Museu da Música.“Isso desencadeia novos bares, restaurantes, agências bancárias, salões de beleza e tantas outras coisas que completam uma ampla cadeia de ativação econômica”, explicou o prefeito ACM Neto. Movimento Para o presidente da Asssociação Comercial da Bahia, Mário Dantas, a requalificação da Rua Miguel Calmon ajuda a valorizar o bairro. O prédio da entidade é um dos mais tradicionais da via. “Vamos juntos trabalhar para dinamizar a economia da cidade e do nosso estado para gerar mais emprego”.  Região vai receber atrações do Festival da Primavera no fim de semana (Foto: Max Haack/Secom) Entre os trabalhadores da região, a inauguração teve um saldo positivo. Para a vendedora de lanches Ana Vitória Nascimento, 19 anos, que trabalha no Comércio há quatro anos, as intervenções ajudaram a organizar o trânsito. 

“Agora, para a população, vai valer mais a pena vir para cá, porque tem a beleza, tem policiamento, tem a Transalvador”, opinou. 

O comerciante Marcos Antonio Melo, 55, também destacou a organização. “Do jeito que está, ficou bem melhor, principalmente a ciclovia”, disse. A também comerciante Dalva Rodrigues, 56, trabalha no local em frente à ACB há dez anos, com serviços de chaveiro. “Nessa parte onde eu fico, a situação estava melhor, mas, em outras, a rua estava mais degradada. Espero que melhore o movimento, porque a gente aqui está vivendo pela graça, com essa crise econômica”, desabafou Dalva. Segundo o presidente da União das Associações Culturais, Esportivas, de Moradores e de Turismo (Unicemtro), Cláudio Amorim, a reforma atende solicitações das entidades. 

A Unicemtro reúne 43 associações – dessas, 90% têm sede no Centro Histórico e no Comércio. “Vai ter um impacto para todo mundo. Um de nossos pedidos era que aqui tivesse iluminação em LED e vimos que o projeto tem”.