Nova via na Avenida Paralela receberá 32 linhas de ônibus

As três faixas ficam entre o Shopping Paralela e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2017 às 13:05

- Atualizado há um ano

A partir desta quinta-feira (25), 32 linhas de ônibus que circulavam pela via principal da Avenida Luis Viana Filho, a Paralela, agora passarão a trafegar por uma via marginal, que segue desde a altura da região de Pituaçu até o Bairro da Paz, sentido Aeroporto. A via por onde os ônibus passarão agora foi inaugurada esta manhã. A expectativa é que a mudança reduza os congestionamentos na Paralela nos horários de pico. 

A marginal tem 600 metros de extensão e fica entre o Shopping Paralela e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Ela integra a segunda fase de uma contrapartida do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a prefeitura de Salvador, o shopping e a faculdade. O investimento total foi de R$ 3,5 milhões, sendo 30% de recursos da prefeitura. 

Com o novo trecho, quem pegava ônibus na via principal da Avenida Paralela passa a utilizar pontos construídos na nova marginal. Cerca de 260 ônibus trafegam por hora na Avenida Paralela.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador, Fábio Mota, além dos ônibus, carros pequenos também vão ter acesso à via, ajudando a desafogar o trânsito. "Com a entrega dessa marginal, os ônibus passem a utilizar a marginal e, consequentemente, nos horários de pico, o engarrafamento que acontecia pelas paradas de ônibus, vai deixar de existir", afirma Mota.  As três faixas da nova via ficam entre Shopping Paralela e FTC, na Paralela(Foto: Valter Pontes/Secom)Segundo o secretário, com a inauguração do novo trecho, os motoristas vão poder seguir pela marginal até depois do viaduto da Avenida Orlando Gomes, nas imediações do Bairro da Paz, acessando o retorno para então seguir pela Paralela no sentido Centro. O mesmo é válido para os veículos que saem do shopping e precisam fazer o retorno.

Até o aeroportoA ideia, de acordo com Mota, é que a marginal será ampliada até chegar ao aeroporto. "A expectativa é que, no futuro, esse trecho que vai até o Bairro da Paz chegue até o Aeroporto. A partir daí, ficamos com a marginal dando prioridade ao transporte público desobstruindo toda a via, melhorando a qualidade no atendimento aos usuários do transporte público", pontua. 

Para o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), a nova via garante integração entre Pituaçu e o Bairro da Paz. "Agora, vamos tirar boa parte desse tráfego da via principal e trazer para via marginal, inclusive garantindo uma integração plena entre Pituaçu e o Bairro da Paz. Com isso, teremos mais conforto e mobilidade para as pessoas que trafegam nessa região, uma das mais movimentadas de Salvador ", disse Neto.

Novas obrasDe acordo com o prefeito ACM Neto, nos próximos meses será construída uma marginal na Avenida Tamburugy, em Patamares "Esse ciclo de intervenções aqui na Paralela, vai se completar quando conseguirmos construir o embocamento da Tamburugy aqui na marginal que estamos inaugurando", afirmou. 

O prefeito disse ainda que está em discussão um projeto que prevê uma duplicação da via Alameda das Praias, ligando a Paralela ao bairro de Stella Maris. "Temos um projeto estudado e estamos em busca de recursos para bancar, garantindo a duplicação que deve nos permitir nenhuma retenção até a chegado do Aeroporto", completa.

Primeira etapa Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através da Transalvador, em parceria com o Shopping Paralela e Colégio Villa, construiu  uma ponte de 90 metros com três faixas e uma calçada com piso tátil. A pista de acesso ao pontilhão, no trecho entre a concessionária Caoa Hyundai e a entrada do Shopping Paralela, também foi pavimentada.

Além disso, foram construídos passeios, meio-fio e gradil metálico, também implantado novo paisagismo e iluminação pública. Foram construídas duas baias para ônibus - uma no sentido aeroporto (em frente ao Shopping Paralela) e outra em direção à rodoviária (ao lado da passarela que dá acesso ao estabelecimento comercial) - para evitar retenção nas vias por conta da parada dos ônibus. O investimento foi R$10 milhões.

Linhas de ônibus que passam a circular pela marginal0211 Ribeira-Vale Dos Lagos0315-01 Fazenda Gde Retiro-Itapua0410 Sieiro-Aeroporto0410-01 Sieiro-Aeroporto0410-02 Sieiro-Aeroporto0410-03 Sieiro-Aeroporto0813 Pituba-Vila 2 De Julho/Trobogy0911 Vale Rios-Trobogy/Vl 2 Julho1019 Bairro Da Paz-Lapa1020 Bairro Da Paz-S Joaquim1022 Praia Do Flamengo-Lapa1027 Praia Do Flamengo-Jardim De Alah1048-02 Mussurunga 2 (Setor H/I)- Est1050 Estação Mussurunga - Lapa1051 Est. Mussurunga - Barra 11052 Est. Mussurunga - Barra 21055 Est.Mussurunga -Ribeira/S.Joaquim1059 Est Mussurunga - Cpo Gde/Cardeal1060 Estacão Mussurunga - São Joaquim1061 Est Mussurunga-Brotas1062 Est Mussur /Hosp Central - Cabula1068 Est.Mussurunga -Trobogy/1226 Mata Escura- Itapuã1302 Vila 2 De Julho/Trobogy - Lapa1348 Canabrava/Nova Cidade - Lapa1349 Canabrava-Est.Pirajá R11354 Est Pirajá/Av Gal Cost- Est1354-01 Est Muss /Av Gal Costa - Est Piraja1391 Vilamar/ Nova Brasilia-Trobogy1392 Jardim Nova Esperanca-Lapa/Barra1416 Cajazeira 11-Vale Dos LagosS017-01 Praca Da Se -Shopping Paralela