Nova visão: 'O Rasta Convida' reúne artistas para quebrar estereótipos negativos sobre a Rua da Polêmica

Evento será gratuito e em sua primeira edição investe na retomada do discurso sobre o bairro da Polêmica

Publicado em 28 de abril de 2022 às 18:25

. Crédito: Foto: Divulgação

O feriado do dia do trabalhador está diferente. O evento O Rasta Convida, que faz sua estreia no domingo, dia 1º de maio, na rua da Polêmica de Brotas prometendo inovar com uma programação exclusivamente formada pela cena underground e por talentos oriundos da comunidade.

A line up mistura trap, plugg, samba, pagode, sofrência e sets repletos de musicalidade negra e periférica. O evento é totalmente idealizado por moradores da Polêmica, que entendem a importância de “edificar espaços de origem antes mesmo da busca pela ocupação de espaços externos a eles”, como cita o fotógrafo 4vero (Matheus Santos), morador do bairro e articulador entre os artistas e a comunidade.

CONHEÇA O CORREIO AFRO

Para os idealizadores - Taberna do Rasta, Estúdio WMJ e 4vero (Matheus Santos), manter as bases alimentadas e fortes é o segredo para a realização e a felicidade coletiva. A festa terá nomes como DJ Bruxa Braba, DJ DMT, Fiteck, DG na Voz, Samba Sem Limite, Bratz, Natalia Íris, Vulgo Moura e Ricardo Miranda.

E quem seria esse tal de “Rasta”? Figura carimbada e respeitada da Polêmica, O Rasta é Williams da Silva Ribeiro, empresário e produtor independente que dedica suas ações e esforços em prol da prosperidade e lazer da comunidade. 

Dono da Taberna do Rasta, comércio de bebidas e variedades e do Estúdio de Gravação WMJ produtora independente, o Rasta e demais colaboradores confiam aos projetos culturais a mudança do estereótipo reforçado pela mídia sobre o suposta violência do bairro, associando os moradores à marginalidade e naturalizando agressões estruturais.

Para o  trio de produtores, os moradores da Polêmica tentam sobreviver como podem em um ambiente sem assistência de políticas efetivas de educação, saneamento, lazer, cultura e segurança, mantendo a resiliência e o acolhimento como palavras de ordem.

O evento começa às 14h e é gratuito. Para chegar ao local, confira o ônibus mais próximo da Avenida ACM, próximo ao Posto Shell. Para quem vai de Uber, é só colocar “Rua da Igreja, 153”  e esperar seu piloto chegar. Os produtores garantem: a favela te aguarda!