Novo presidente sul-coreano nomeia premiê o liberal Lee Nak-yong

Em sua primeira entrevista como presidente, Moon Jae-in confirmou o nome de Lee, além de nomear Im Jong-seok chefe de Gabinete

Publicado em 10 de maio de 2017 às 10:33

- Atualizado há um ano

O novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, escolheu nesta quarta-feira (10) como primeiro-ministro o governador da província de Jeolla do Sul, Lee Nak-yong, veterano político e ex-jornalista. A informação é da "Agência EFE".

Em sua primeira entrevista como presidente, Moon confirmou o nome de Lee, além de ter nomeado Im Jong-seok, primeiro-secretário na campanha, chefe de Gabinete.

A nomeação de Lee ainda precisa ser aceita por um comitê parlamentar, uma mera formalidade já que, na realidade, a Câmara não tem poder de veto.O novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in (Foto: AFP)O indicado a premiê, cargo que na Coreia do Sul equivale ao de vice-presidente (o presidente é tanto chefe de Estado quanto de governo), foi governador, nos últimos três anos, da província de Jeolla do Sul, na região de Honam, reduto liberal onde os conservadores nunca venceram.

Lee, um presbiteriano de 67 anos, após fazer direito na Universidade Nacional de Seul, trabalhou como jornalista para o Dong A-ilbo, um dos grandes jornais conservadores.

Depois de 21 anos no jornal, boa parte como correspondente em Tóquio, ele entrou para a política se apresentando como candidato por um distrito de Jeolla do Sul, em 2000, pelo Partido do Milênio. Conseguiu renovar quatro vezes sua cadeira legislativa e, em 2014, venceu nas regionais, sendo eleito governador com 77% dos votos.

O novo chefe de Gabinete, Im Jong-seok, é outro liberal de Jeolla do Sul que compartilha com Moon um passado de ex-ativista estudantil e a vontade de aproximação com a Coreia do Norte, atualmente centro de crise diplomática herdada do antigo governo.

Engenheiro, de 51 anos, Im Jong-seok participou, na juventude, da viagem de uma delegação estudantil sul-coreana para a Coreia do Norte e, como parlamentar, esteve no Comitê de Assuntos Exteriores. Ele é visto como um candidato ideal para cristalizar os desejos de Moon de melhorar as péssimas relações com a Coreia do Norte.