Novo técnico do Vitória: 'maior oportunidade da minha carreira'

e.c. vitória
20.03.2019, 15:51:46
Atualizado: 20.03.2019, 15:59:12
Tencati (à esquerda) chega com contrato até o final da Série B (Vitor Villar / CORREIO)

Novo técnico do Vitória: 'maior oportunidade da minha carreira'

Claudio Tencati explicou porque assumiu o clube em momento tão conturbado

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O técnico Claudio Tencati, 45 anos, foi apresentado pelo Vitória na tarde desta quarta-feira (20). O profissional chega à Toca do Leão num momento dos mais turbulentos, após as eliminações na Copa do Brasil, no Campeonato Baiano e com eleições antecipadas para abril.

Ele explicou a razão de ter aceitado assumir o clube mesmo numa fase tão negativa: “Vim pelo desafio. Será a maior oportunidade da minha carreira, pois o Vitória é um clube grande que pode alavancar a minha carreira”, disse.

“Sou um treinador de projeto e acredito no projeto do Vitória. Estou ciente de que vamos passar por uma transição (de presidência), mas acredito que com os bons resultados que virão vamos conseguir estender esse projeto”, completou Tencati.

O técnico disse que quer blindar o elenco do conflito político e fazê-los focar apenas no campo: “Meu cargo é técnico. Eu não misturo o meu trabalho com a política. Vim para desenvolver o lado técnico e tático. Temos que reconhecer que os resultados são ruins e trouxe um momento turbulento. Mas nós temos que nos voltar apenas para o campo”.

O treinador chega com apenas dois jogos garantidos no calendário antes do início da Série B, ambos pela Copa do Nordeste. No sábado (23) enfrenta o ABC fora de casa. No sábado seguinte pega o Náutico no Barradão.

Estes podem ser os dois únicos jogos de Tencati sob a gestão de Ricardo David. Isso porque os sócios devem aprovar no próximo dia 31 a antecipação das eleições de setembro para abril, dando fim ao mandato do presidente.

“Temos um plano emergencial para a Copa do Nordeste, que é o que temos hoje no calendário. Vamos focar na classificação e que a equipe esteja organizada no sábado. A gente sabe que os jogadores estão num momento emocional que pesa. Tenho que aliviar essa pressão e dar uma tranquilidade aos atletas para que eles desenvolvam dentro de campo”.

A Série B começa no dia 26 de abril, contra o Botafogo-SP, fora de casa.

Quem é?

Tencati começou a carreira como treinador em 2011, no Londrina, clube no qual ficou por sete anos. Lá ele conquistou dois acessos, levando o time da Série D à Série B. Em 2016 ficou a três pontos do acesso à elite e em 2017 há dois pontos.

O título de maior expressão veio em 2017, quando surpreendeu na Primeira Liga – torneio que reunia times de Rio de Janeiro, Minas Gerais e da região Sul. Ele foi campeão de maneira invicta deixando para trás no caminho Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense na final.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas