Número de refugiados da guerra na Ucrânia ultrapassa 2 milhões

Ataques da Rússia contra o país já duram 12 dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de março de 2022 às 13:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Mais de dois milhões de pessoas fugiram da guerra na Ucrânia nos 12 dias de conflito desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados da ONU publicados nesta terça-feira, 8. Entre esses refugiados estão 1 milhão de crianças. Apesar de o avanço russo dentro da Ucrânia ter diminuído, a quantidade de pessoas fugindo dos conflitos continua aumentando.

O Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados (Acnur) contabiliza 2.011.312 refugiados, ou seja 276 mil refugiados adicionais na comparação com segunda-feira. Essa já é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a 2ª Guerra.

"Hoje, a saída de refugiados da Ucrânia alcançou 2 milhões. 2 milhões", tuitou o alto comissário para os refugiados, o italiano Filippo Grandi, que visitou Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, que recebem refugiados ucranianos.

Ataques russos indiscriminados deixaram muitos ucranianos sem energia elétrica e sem condição de deixar suas casas para fugir do país, mas pela primeira vez entre segunda-feira e esta terça-feira, o corredor humanitário parece ter sido respeitado a ponto de permitir que centenas de pessoas escapassem dos conflitos.

Antes do início do conflito, a Ucrânia tinha mais de 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, o que não inclui a península da Crimeia - anexada pela Rússia em 2014 - nem duas áreas controladas pelos separatistas pró-russos no leste do país: Donetsk e Luhansk.

Para onde vão

A Polônia, principal destino imediato dos refugiados, recebeu mais da metade daqueles que fugiram da Ucrânia, 1.204.403, segundo o balanço do Acnur. Antes da crise, 1,5 milhão de ucranianos já moravam na Polônia, a maioria para trabalhar neste país membro da União Europeia.

A Hungria recebeu 191.348 refugiados, segundo o Acnur, pouco menos de 10% do total. O país possui cinco postos fronteiriços com a Ucrânia e várias cidades limítrofes, como Zahony, disponibilizaram edifícios públicos para alojar ucranianos.

Um total de 140.745 moradores da Ucrânia fugiram para a Eslováquia devido à guerra, 12.576 delas nas últimas 24 horas. Um total de 82.762 refugiados estão na Moldávia, um pequeno país de 2,6 milhões de habitantes e um dos mais pobres da Europa, segundo o Acnur.

Após chegar à Moldávia, parte dos refugiados continua a viagem para a Romênia ou Hungria.

Na Romênia, o Acnur contabilizou 82.062 refugiados procedentes da Ucrânia até o domingo (6). Assim como na Moldávia, muitos refugiados decidem seguir para outros países ao oeste.

O número de pessoas que buscaram refúgio na Rússia não é atualizado desde 3 de março, quando era de 53.300 (3,1% do total). O Acnur informou que, entre 18 e 23 de fevereiro, 96 mil pessoas passaram dos territórios separatistas pró-Moscou de Donetsk e Luhansk para a Rússia.

A agência da ONU também informou que 210.239 pessoas, mais de 10% do total, se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras da Ucrânia. (Com agências internacionais).