Números do Bahia mostram que vaga na Libertadores não é um sonho

e.c. bahia
09.09.2019, 05:00:00
Atualizado: 09.09.2019, 08:37:35
Douglas é um dos representantes da sólida defesa do Bahia (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Números do Bahia mostram que vaga na Libertadores não é um sonho

Esquadrão pode superar o Vitória de 2008 e fazer o melhor 1º turno de um nordestino na Série A

Todo mundo sabe que o torcedor do Bahia inicia esta semana com um sorriso no rosto que vai de uma orelha à outra. Com os resultados do domingo (8) da Série A, o Esquadrão terminou a 18ª rodada em 7º lugar, com 30 pontos.

Com um detalhe: o tricolor tem a mesma pontuação do Internacional, 6º colocado e dentro da zona de classificação à Libertadores. O que separa as equipes é o número de triunfos – o colorado tem nove, e o Bahia, oito.

Ajudou o tricolor a derrota por 2x1 do Atlético-MG para o Botafogo, no Nilton Santos. O Galo, que tinha 27 pontos e podia passar o Bahia, acabou a rodada em 8º lugar.

O Esquadrão tem ao seu alcance até o 3º colocado, o Palmeiras, com 33 pontos. Porém, o alviverde joga terça-feira (10) com o Fluminense, em jogo atrasado da 16ª rodada. O Corinthians, 4º colocado, aparece com 32 pontos. O São Paulo é o 5°, com 31.

FAZER HISTÓRIA

Em resumo: a situação do Bahia a uma rodada do fim do primeiro turno é das melhores, e a equipe entrou definitivamente na briga por uma vaga na Copa Libertadores de 2020.

O Bahia não disputa o torneio internacional desde 1989, ano em que levantou a taça de 1988 - a final só foi disputada em fevereiro do ano seguinte. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, nenhum time nordestino obteve a vaga por meio da Série A.

Um dos motivos que pode encher ainda mais o torcedor de confiança é que o tricolor pode fazer história na próxima rodada, contra o Fortaleza, domingo (15), às 16h. Se vencer, o Esquadrão estabelecerá o melhor primeiro turno de um time nordestino na era dos pontos corridos.

Tem mais: se conseguir tal feito, o Bahia baterá a marca que pertence justamente ao seu maior rival, o Vitória. O rubro-negro foi quem teve o melhor primeiro turno de um nordestino na era dos pontos corridos, em 2008, quando fechou as 19 primeiras rodadas com 32 pontos.

O Esquadrão também bateria outro rival, este a nível regional. O Sport tem a segunda melhor campanha de um nordestino num primeiro turno, com 31 pontos, em 2015.

A equipe de Roger Machado já bateu, por muito, a melhor campanha do Bahia num primeiro turno, que havia sido em 2018, quando o tricolor fez 25 pontos.

PODE ACREDITAR

A chance de fazer o melhor primeiro turno dos nordestinos na Série A não é o único motivo para os tricolores acreditarem na vaga.

Outro deles é uma defesa sólida: em 18 rodadas do Brasileiro, o Bahia ficou sem sofrer gol em 10 delas. O tricolor tem a quarta melhor defesa da competição. São 15 gols sofridos. O Corinthians tem a melhor: sofreu 11. Palmeiras sofreu 12, e São Paulo, 14.

O time ainda está há oito rodadas sem perder e possui 55,6% de aproveitamento. Se mantiver esse rendimento nos 20 jogos que restam – ou seja, com 60 pontos a serem disputados – o Bahia somará mais 33.

Assim, o Bahia terminaria a Série A com 63 pontos. Segundo o site Chance de Gol, a probabilidade de uma vaga na Libertadores com essa pontuação é de 80%. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é ainda maior: 99,7%.

Hoje, a UFMG dá 55% de chance do Bahia chegar à Libertadores, contra 40% do Chance de Gol.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aviao-sobrevoa-cidade-catarinense-com-faixa-pedindo-a-prisao-de-lula-assista/
Em Balneário Camboriú, Bolsonaro teve 82% dos votos válidos no 2º turno da eleição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais