O desafio da Olimpíada de Tóquio-2020 em 2021

luiz teles
24.03.2020, 17:18:40
Atualizado: 24.03.2020, 17:24:59

O desafio da Olimpíada de Tóquio-2020 em 2021


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O Comitê Olímpico Internacional (COI) demorou, mas finalmente cedeu à forte pressão da opinião pública e adiou oficialmente a Olimpíada para 2021, ainda sem datas ou calendário fechado. Decisão que por sua morosidade arranha a imagem da entidade, que esteve todo tempo muito mais preocupada com acordos comerciais, prejuízo econômico e em todo trabalho que terá para reorganizar os Jogos do que com a saúde da população mundial e falta de condições para treinos e classificatórios de muitos atletas (42% das modalidades ainda não tinham definição das vagas para Tóquio-2020.

E agora, com a atitude tomada, qual o tamanho do desafio que o COI tem pela frente? O primeiro é realmente de ordem financeira. Fazer uma Olimpíada é algo muito caro e o prejuízo está com a entidade e com o governo japonês. O trabalho para minimizar o problema começa pela renegociação de contratos publicitários e de televisões. Passa também por redimensionar o apoio logístico que estava programado para terminar em 2020 e agora se estenderá por mais 12 meses. O mesmo se aplica à manutenção dos equipamentos (tudo já pronto há tempos), assim como o "abacaxi" de ter que adiar as entregas dos apartamentos da Vila Olímpica para seus futuros moradores.

O segundo desafio – e este é o que mais nos interessa – é reorganizar toda a lógica de classificação aos Jogos. As vagas já conquistadas estão mantidas. Haverá novos torneios pré-olímpicos. No futebol, o sub-23 será sub-24? Como serão os acordos com as federações internacionais que já tinham em seus calendários competições para a mesma data que será marcada a "nova" Olimpíada?

E os atletas? Fico pensando em quão duro será para Robert Scheidt (46) e Formiga (42) manterem mais um ano de preparação em alto rendimento. E todo trabalho de fisiologia a ser remontado para que o ápice físico chegue em 2021 e não mais em agosto deste ano. E o próximo quadriênio olímpico, que agora será um triênio, como isso impactará treinos e competições?

As respostas a todos esses desafios não podem demorar a chegar. A grandeza de uma competição como essa exige muito planejamento e uma execução perfeita. Não há a possibilidade de fazer as coisas "a facão". Nas próximas semanas já devemos ganhar uma data para a Olimpíada e também para os Jogos Paralímpicos. Será o pontapé inicial de um longo e renovado jogo em que todo mundo, de alguma maneira, já perdeu, mas que certamente servirá de exemplo de superação a dirigentes, atletas e fãs.

Luiz Teles é jornalista e escreve às terças-feiras.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais