O desafio da Olimpíada de Tóquio-2020 em 2021

luiz teles
24.03.2020, 17:18:40
Atualizado: 24.03.2020, 17:24:59

O desafio da Olimpíada de Tóquio-2020 em 2021


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Comitê Olímpico Internacional (COI) demorou, mas finalmente cedeu à forte pressão da opinião pública e adiou oficialmente a Olimpíada para 2021, ainda sem datas ou calendário fechado. Decisão que por sua morosidade arranha a imagem da entidade, que esteve todo tempo muito mais preocupada com acordos comerciais, prejuízo econômico e em todo trabalho que terá para reorganizar os Jogos do que com a saúde da população mundial e falta de condições para treinos e classificatórios de muitos atletas (42% das modalidades ainda não tinham definição das vagas para Tóquio-2020.

E agora, com a atitude tomada, qual o tamanho do desafio que o COI tem pela frente? O primeiro é realmente de ordem financeira. Fazer uma Olimpíada é algo muito caro e o prejuízo está com a entidade e com o governo japonês. O trabalho para minimizar o problema começa pela renegociação de contratos publicitários e de televisões. Passa também por redimensionar o apoio logístico que estava programado para terminar em 2020 e agora se estenderá por mais 12 meses. O mesmo se aplica à manutenção dos equipamentos (tudo já pronto há tempos), assim como o "abacaxi" de ter que adiar as entregas dos apartamentos da Vila Olímpica para seus futuros moradores.

O segundo desafio – e este é o que mais nos interessa – é reorganizar toda a lógica de classificação aos Jogos. As vagas já conquistadas estão mantidas. Haverá novos torneios pré-olímpicos. No futebol, o sub-23 será sub-24? Como serão os acordos com as federações internacionais que já tinham em seus calendários competições para a mesma data que será marcada a "nova" Olimpíada?

E os atletas? Fico pensando em quão duro será para Robert Scheidt (46) e Formiga (42) manterem mais um ano de preparação em alto rendimento. E todo trabalho de fisiologia a ser remontado para que o ápice físico chegue em 2021 e não mais em agosto deste ano. E o próximo quadriênio olímpico, que agora será um triênio, como isso impactará treinos e competições?

As respostas a todos esses desafios não podem demorar a chegar. A grandeza de uma competição como essa exige muito planejamento e uma execução perfeita. Não há a possibilidade de fazer as coisas "a facão". Nas próximas semanas já devemos ganhar uma data para a Olimpíada e também para os Jogos Paralímpicos. Será o pontapé inicial de um longo e renovado jogo em que todo mundo, de alguma maneira, já perdeu, mas que certamente servirá de exemplo de superação a dirigentes, atletas e fãs.

Luiz Teles é jornalista e escreve às terças-feiras.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-como-cantar-e-dancar-forro/
Além da Axé Music a Bahia também exporta arrasta pé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais