'O estado não ficará de joelho para um marginal', diz Rui sobre Prisco

bahia
09.10.2019, 11:31:00
Atualizado: 09.10.2019, 12:06:30
(Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

'O estado não ficará de joelho para um marginal', diz Rui sobre Prisco

Governador considerou movimento liderado por Prisco como manipulação política partidária medíocre

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O governador Rui Costa criticou nesta quarta-feira (9) o deputado estadual e  coordenador-geral da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspra-Ba), Marco Prisco, que liderou o grupo de policiais militares que anunciou greve da categoria, por tempo indeterminado, na terça-feira (8). "Ele só pode ser aliado eventualmente de traficantes e criminosos. Me desculpe. Eu nasci na favela, na pobreza, mas aprendi com minha família a ter ética, a ter honradez e a ter lado. E o meu lado não é o crime, do banditismo, da chantagem e nem da coação  da população. O estado não ficará de joelho para um marginal".

O governador disse que a cidade está normal, que não viu nenhuma loja fechada e que todos os ônibus estão nas ruas. "Se alguém está divulgando que vai tocar fogo em ônibus com criança, você pai não vai ficar assustado? Então a sociedade tem que ficar do lado de quem? Do criminoso que está ameaçando tocar fogo em ônibus ou do lado da população? O fato é que nenhum policial dos 32 mil aderiu a isso. Devíamos ter uma condenação expressiva da sociedade a esse tipo de manipulação política partidária medíocre, de constranger, ameaçar e colocar as pessoas reféns", ressaltou o governador.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) também informou nesta quarta-feira (9) que a Polícia Civil já iniciou as investigações sobre ataques a estabelecimentos comerciais cometidos horas após um grupo anunciar paralisação. Segundo a SSP, indícios apontam que as ações  foram coordenadas para gerar sensação de insegurança. 

A secretaria divulgou ainda que já foram solicitadas perícias nas munições encontradas, imagens de câmeras da SSP e de segurança privadas. Equipes dos departamentos de Polícia Metropolitana (Depom) e de Inteligência Policial (DIP) também buscam testemunhas das ações de vandalismo.  

"Não temos ocorrências desta natureza e, esta coincidência com os acontecimentos, logo depois do anúncio de greve, é determinante para o início das apurações", explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito.

Um grupo de policiais militares anunciou greve da categoria, por tempo indeterminado. A decisão foi informada durante assembleia no final da tarde de terça-feira (8). Liderados por membros da Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), os PMs reivindicam melhorias no Planserv, plano de carreira e reajuste do benefício da Condição Especial de Trabalho (CET).

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) atribui a decisão a um "pequeno grupo" dentro da corporação, e informa que a situação é monitorada. O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, negou que a paralisação anunciada pela Aspra represente o efetivo da categoria, e garantiu que os policiais continuarão nas ruas (ler mais abaixo).


 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-sera-comemorado-com-maratona-de-lives-promovidas-pelo-correio/
Serão seis apresentações de bandas e cantores durante o projeto, que arrecadará doações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais