O que essa marca tem? CORREIO destaca 10 pontos para consolidar sua lembrança

Inovação e interatividade são fundamentais para construir uma marca forte e se manter na mente e na preferência do consumidor, apontam especialistas em branding

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 23 de abril de 2018 às 05:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Proporcionar experiências. A estratégia deu certo e colocou o Salvador Shopping na cabeça do consumidor, não apenas como um centro de compras, mas também como uma opção de entretenimento e lazer. O equipamento venceu, pelo segundo ano consecutivo, a categoria de Grande Shopping do Prêmio Top Of Mind Salvador, com 27,6% da preferência. 

“Reconhecemos que a concorrência é cada vez mais qualificada. Ser lembrado neste mercado é um desafio cada vez maior. Por isso insistimos na tendência de promover experiências para além do consumo, trazendo para o shopping ações inéditas, que ampliam as opções de lazer e o entretenimento, com foco em cultura, moda, gastronomia, esporte”, pontua a gerente de marketing do Salvador Shopping, Karina Dourado.

Pelo 5º ano, o shopping promove o Circuito de Arte e Moda, que acontece até o dia 6 de maio. Não foi tarefa fácil tirar o título do antigo Shopping Iguatemi (hoje Shopping da Bahia), que permaneceu na lembrança dos soteropolitanos por 21 anos. “Essas diretrizes colaboram para a concretização de um trabalho que já dura mais de 10 anos. Trata-se da construção paulatina de uma marca que já faz parte da vida do soteropolitano e está em sua memória”, acrescenta. 

No entanto, para permanecer na mente do consumidor, é preciso fortalecer a marca. O CORREIO conversou com especialistas no assunto e listou 10 pontos importantes para destacar os atributos e a presença da empresa no mercado. Entre eles está o propósito, a empatia, o cuidado com o branding (gestão da marca), valor e personalidade. 

“Informação de mercado hoje é tudo. A interatividade com o consumidor é o que torna a marca forte, por isso é fundamental cuidar deste componente se quiser ser não só lembrado, mas, sobretudo, reconhecido”, analisa o organizador do Top Of Mind Salvador e sócio-diretor da Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, Ênio Carvalho.

Ainda de acordo com ele, a administração da marca depende da qualidade que está sendo vendida ao consumidor, tanto no momento da compra, quanto no pós-venda.“Faz parte da guerra de mercado. A marca exige atenção. Quem perder este foco pode ser surpreendido de repente e aí perder pro concorrente na decisão de compra do consumidor”. 

Boas ideias Outra empresa que apostou em estratégias para colocar a marca no topo da lembrança dos consumidores foi a Unijorge, que também levou o Top Of Mind este ano, na categoria Faculdade ou Universidade Particular. Com 16,3% da preferência, a Unijorge consolidou sua marca com uma nova campanha que estimulou uma identificação do candidato com a instituição. 

“Buscamos um diálogo verdadeiro e atual com o nosso público, sendo parceiros, inovadores e transparentes. Mostramos que a Unijorge é capaz de oferecer ensino de qualidade, dando possibilidade de acesso. Expomos os nossos atributos e deixamos o candidato decidir - não por impulso - mas por se se identificar com a Instituição e com a marca”, explica o diretor de Marketing da Unijorge, Luís Fernando de Carvalho.  Luis Fernando de Carvalho,  é diretor de Marketing da Unijorge: 'deixamos o candidato decidir' (Foto: Divulgação)  O Centro Universitário inaugurou um novo campus e ampliou o volume de oferta de cursos à Distância (EAD).”O EAD é modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Além dos polos na capital,  temos outras unidades pelo interior, dando possibilidade de acesso à educação superior de qualidade,  a milhares de pessoas. Com isso, crescemos, aproximadamente, 50% em relação ao mesmo período no ano anterior”.

Gestão A inovação e o olho no mercado consumidor são determinantes para alcançar resultados positivos na gestão da marca. Segundo o presidente da Croma Consultoria e Pesquisa para inovação em Negócios, Edmar Bulla, uma marca com personalidade possui clareza de sua proposta de valor única e consegue traduzir isto de forma transparente, simples e direta para seus compradores e consumidores. “A marca deve ser útil, compartilhar um interesse comum, ser culturalmente relevante e defender claramente o negócio”. 

Para o diretor da Agência Desafio, Cássio Botelho, a marca precisa ser verdadeira. O portfólio da agência inclui grandes marcas como Mercedes-Benz, Medley, Revlon.“Na comunicação geral o erro mais mortal é a falsa promessa, não entregar o que diz. Principalmente em um momento de retomada do crescimento e na guerra de preços, a diferença tem que ser a marca e o que ela representa, em todas as pontas do contato com o cliente: atendimento, qualidade, posicionamento, e só a gestão da marcar trará essa competitividade”, defende Botelho. 

DEZ PONTOS PARA UMA MARCA FORTE

1. Propósito  Uma marca forte deve nascer com um objetivo. Além disso, é preciso um cuidado  com a estética do design, posicionamento e comprometimento que devem refletir qualidade da empresa que representa.

2. Estratégia Para fazer a gestão da marca é preciso planejamento. Não é fácil colocá-la no topo, porém é mais díficil ainda mantê-la na memória de seus consumidores. Isso vai exigir uma análise de comportamento.

3. Empatia  A identificação é fundamental. O consumidor quer saber se a marca faz bem ao planeta, se os colaboradores são tratados com respeito. Os olhos dos clientes estão cada vez mais atentos.

4. Transparência Outro atributo importante está na relação de confiança que se estabelece entre a marca e o consumidor. Qual o valor da sua marca hoje? Tudo isso só tem a agregar positivamente.

5. Reconhecimento É desenvolver estratégias - não necessariamente as mais caras - que fortaleçam a sua presença.Para isso, se faz necessário ter um produto muito bom e um pós-venda excelente.

6. Cuidado com branding A administração  e acompanhamento da marca deve ser prioridade. Nenhum mercado está ganho. A competição é muito grande. tem que acompanhar o seu negócio para não ser surpreendido.

7. Valor Uma marca forte se constroi com base em atributos emocionais e de experiência de forma equilibrada. Por isso, o seu conjunto traz uma proposta única de valor para compradores e consumidores.

8. Personalidade Voltamos ao atributo da identificação. A marca deve ter DNA, origem, caracetrísticas humanas e buscar uma diferenciação perante a concorrência, que a torne autêntica.

9. Marca firme Quatro aspectos são fundamentais para consolidar uma marca no mercado: 1) a marca deve ser útil, 2) deve compartilhar um interesse comum, 3) deve ser culturalmente relevante e 4) deve defender claramente o negócio.

10. Sucesso A saúde de marca pode ser traduzida em indicadores de consideração, preferência, intenção de compra, compra e fidelidade. Assim, é importante que ela  interfira positivamente na vida das pessoas.