Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Priscila Natividade
Publicado em 23 de abril de 2018 às 05:48
- Atualizado há 2 anos
Proporcionar experiências. A estratégia deu certo e colocou o Salvador Shopping na cabeça do consumidor, não apenas como um centro de compras, mas também como uma opção de entretenimento e lazer. O equipamento venceu, pelo segundo ano consecutivo, a categoria de Grande Shopping do Prêmio Top Of Mind Salvador, com 27,6% da preferência. >
“Reconhecemos que a concorrência é cada vez mais qualificada. Ser lembrado neste mercado é um desafio cada vez maior. Por isso insistimos na tendência de promover experiências para além do consumo, trazendo para o shopping ações inéditas, que ampliam as opções de lazer e o entretenimento, com foco em cultura, moda, gastronomia, esporte”, pontua a gerente de marketing do Salvador Shopping, Karina Dourado.>
Pelo 5º ano, o shopping promove o Circuito de Arte e Moda, que acontece até o dia 6 de maio. Não foi tarefa fácil tirar o título do antigo Shopping Iguatemi (hoje Shopping da Bahia), que permaneceu na lembrança dos soteropolitanos por 21 anos. “Essas diretrizes colaboram para a concretização de um trabalho que já dura mais de 10 anos. Trata-se da construção paulatina de uma marca que já faz parte da vida do soteropolitano e está em sua memória”, acrescenta. >
No entanto, para permanecer na mente do consumidor, é preciso fortalecer a marca. O CORREIO conversou com especialistas no assunto e listou 10 pontos importantes para destacar os atributos e a presença da empresa no mercado. Entre eles está o propósito, a empatia, o cuidado com o branding (gestão da marca), valor e personalidade. >
“Informação de mercado hoje é tudo. A interatividade com o consumidor é o que torna a marca forte, por isso é fundamental cuidar deste componente se quiser ser não só lembrado, mas, sobretudo, reconhecido”, analisa o organizador do Top Of Mind Salvador e sócio-diretor da Marketing Consultoria, Ideias e Resultados, Ênio Carvalho.>
Ainda de acordo com ele, a administração da marca depende da qualidade que está sendo vendida ao consumidor, tanto no momento da compra, quanto no pós-venda.“Faz parte da guerra de mercado. A marca exige atenção. Quem perder este foco pode ser surpreendido de repente e aí perder pro concorrente na decisão de compra do consumidor”. >
Boas ideias Outra empresa que apostou em estratégias para colocar a marca no topo da lembrança dos consumidores foi a Unijorge, que também levou o Top Of Mind este ano, na categoria Faculdade ou Universidade Particular. Com 16,3% da preferência, a Unijorge consolidou sua marca com uma nova campanha que estimulou uma identificação do candidato com a instituição. >
“Buscamos um diálogo verdadeiro e atual com o nosso público, sendo parceiros, inovadores e transparentes. Mostramos que a Unijorge é capaz de oferecer ensino de qualidade, dando possibilidade de acesso. Expomos os nossos atributos e deixamos o candidato decidir - não por impulso - mas por se se identificar com a Instituição e com a marca”, explica o diretor de Marketing da Unijorge, Luís Fernando de Carvalho. Luis Fernando de Carvalho, é diretor de Marketing da Unijorge: 'deixamos o candidato decidir' (Foto: Divulgação) O Centro Universitário inaugurou um novo campus e ampliou o volume de oferta de cursos à Distância (EAD).”O EAD é modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Além dos polos na capital, temos outras unidades pelo interior, dando possibilidade de acesso à educação superior de qualidade, a milhares de pessoas. Com isso, crescemos, aproximadamente, 50% em relação ao mesmo período no ano anterior”.>
Gestão A inovação e o olho no mercado consumidor são determinantes para alcançar resultados positivos na gestão da marca. Segundo o presidente da Croma Consultoria e Pesquisa para inovação em Negócios, Edmar Bulla, uma marca com personalidade possui clareza de sua proposta de valor única e consegue traduzir isto de forma transparente, simples e direta para seus compradores e consumidores. “A marca deve ser útil, compartilhar um interesse comum, ser culturalmente relevante e defender claramente o negócio”. >
Para o diretor da Agência Desafio, Cássio Botelho, a marca precisa ser verdadeira. O portfólio da agência inclui grandes marcas como Mercedes-Benz, Medley, Revlon.“Na comunicação geral o erro mais mortal é a falsa promessa, não entregar o que diz. Principalmente em um momento de retomada do crescimento e na guerra de preços, a diferença tem que ser a marca e o que ela representa, em todas as pontas do contato com o cliente: atendimento, qualidade, posicionamento, e só a gestão da marcar trará essa competitividade”, defende Botelho. >
DEZ PONTOS PARA UMA MARCA FORTE>
1. Propósito Uma marca forte deve nascer com um objetivo. Além disso, é preciso um cuidado com a estética do design, posicionamento e comprometimento que devem refletir qualidade da empresa que representa.>
2. Estratégia Para fazer a gestão da marca é preciso planejamento. Não é fácil colocá-la no topo, porém é mais díficil ainda mantê-la na memória de seus consumidores. Isso vai exigir uma análise de comportamento.>
3. Empatia A identificação é fundamental. O consumidor quer saber se a marca faz bem ao planeta, se os colaboradores são tratados com respeito. Os olhos dos clientes estão cada vez mais atentos.>
4. Transparência Outro atributo importante está na relação de confiança que se estabelece entre a marca e o consumidor. Qual o valor da sua marca hoje? Tudo isso só tem a agregar positivamente.>
5. Reconhecimento É desenvolver estratégias - não necessariamente as mais caras - que fortaleçam a sua presença.Para isso, se faz necessário ter um produto muito bom e um pós-venda excelente.>
6. Cuidado com branding A administração e acompanhamento da marca deve ser prioridade. Nenhum mercado está ganho. A competição é muito grande. tem que acompanhar o seu negócio para não ser surpreendido.>
7. Valor Uma marca forte se constroi com base em atributos emocionais e de experiência de forma equilibrada. Por isso, o seu conjunto traz uma proposta única de valor para compradores e consumidores.>
8. Personalidade Voltamos ao atributo da identificação. A marca deve ter DNA, origem, caracetrísticas humanas e buscar uma diferenciação perante a concorrência, que a torne autêntica.>
9. Marca firme Quatro aspectos são fundamentais para consolidar uma marca no mercado: 1) a marca deve ser útil, 2) deve compartilhar um interesse comum, 3) deve ser culturalmente relevante e 4) deve defender claramente o negócio.>
10. Sucesso A saúde de marca pode ser traduzida em indicadores de consideração, preferência, intenção de compra, compra e fidelidade. Assim, é importante que ela interfira positivamente na vida das pessoas.>