O que você deve saber antes de comprar equipamentos para casa

Eficiência energética, consumo e durabilidade são alguns dos aspectos que tornam a compra de um eletro boa ou ruim

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 11 de abril de 2019 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: shutterstock/reprodução

Ter uma casa mobiliada e repleta de eletrodomésticos e eletroeletrônicos é o sonho da maioria dos adultos responsáveis por um lar. No entanto, na hora de escolher um aparelho, seja um ferro de passar ou um televisor, é preciso levar em consideração mais que o preço do produto em si, especialmente para evitar que o barato seja caro no futuro, tanto para quem consome ou para o planeta de um modo em geral.

Aspectos como durabilidade, consumo de energia, presença de acessórios desnecessários, garantias... são algumas características que ajudam a tornar uma compra em verdadeiramente econômica e sustentável.

De acordo com o educador financeiro André Bona, é preciso ter em mente que existem dois custos que devem ser considerados em qualquer aquisição: o custo do produto e o custo efetivo total deste item. Este segundo é formado pela soma do custo de compra, ou seja, o valor que se paga pelo item na loja, com os custos de utilização após a aquisição. “Ao negligenciar a soma destes dois custos, caímos na falsa sensação de economia e isso pode gerar um grande impacto financeiro na renda familiar”, esclarece.

Consumo consciente

Então, antes de escolher um produto, certifique-se se há uma necessidade real da compra.

Bona lembra que também é importante se desvencilhar de determinados mitos, a exemplo daquele que diz que quanto mais caro, melhor. “Em tempos de crise e de uma necessidade real de reduzir o consumo, a arma é pesquisar. Verifique nos sites de busca sobre a opinião de quem já adquiriu o produto”, sugere, ressaltando que o tempo investido na pesquisa se reverte em ganho no futuro.

André Bona lembra que se o produto for durável, o uso ocorrerá por um tempo maior, evitando a necessidade de troca ou reposição. “Esse aspecto não apenas representa uma economia, como também na questão de evitar a produção de lixo”, complementa Bona.

Uma vez identificada a qualidade do equipamento, é a vez de verificar o consumo de energia. Para tanto, o gestor de eficiência energética da Coelba, Daniel Sarmento, orienta que os consumidores devem buscar a presença do selo Procel, que garante o baixo consumo energético. “O consumo de energia variará de acordo com o aparelho e sua potência, que fica sinalizado por meio dos watts, quanto maior o número de watts, maior o consumo”, ensina.

Durável

No quesito durabilidade, André Bona também lembra a importância de verificar se o equipamento possui uma rede de atendimento para os casos de mau funcionamento ou eventuais quebras. “Quando existe uma rede que garanta a assistência técnica, o consumidor reduz a necessidade de descartar o material por problemas e amplia a vida útil do produto”, justifica. 

Outra dica importante, antes da compra, é certificar se o produto em questão possui o modo economia de energia e se a função eficiência é garantida, pois de nada adianta ter um modo economia de energia e não ser eficiente na tarefa que se dispõe a realizar.

Fuja dos equipamentos repletos de acessórios que só ocupam espaço e são cheios de penduricalhos que não possuem uso, especialmente aqueles com componentes plásticos, que podem liberar substâncias tóxicas depois que se aquecem.