O que você deve saber antes de comprar equipamentos para casa

economia
11.04.2019, 18:00:00
Uma casa completa é um sonho, mas para que os eletro eletrônicos não se tornem uma armadilha para o orçamento doméstico, é preciso tomar alguns cuidados (shutterstock/reprodução)

O que você deve saber antes de comprar equipamentos para casa

Eficiência energética, consumo e durabilidade são alguns dos aspectos que tornam a compra de um eletro boa ou ruim

Ter uma casa mobiliada e repleta de eletrodomésticos e eletroeletrônicos é o sonho da maioria dos adultos responsáveis por um lar. No entanto, na hora de escolher um aparelho, seja um ferro de passar ou um televisor, é preciso levar em consideração mais que o preço do produto em si, especialmente para evitar que o barato seja caro no futuro, tanto para quem consome ou para o planeta de um modo em geral.

Aspectos como durabilidade, consumo de energia, presença de acessórios desnecessários, garantias... são algumas características que ajudam a tornar uma compra em verdadeiramente econômica e sustentável.

De acordo com o educador financeiro André Bona, é preciso ter em mente que existem dois custos que devem ser considerados em qualquer aquisição: o custo do produto e o custo efetivo total deste item. Este segundo é formado pela soma do custo de compra, ou seja, o valor que se paga pelo item na loja, com os custos de utilização após a aquisição. “Ao negligenciar a soma destes dois custos, caímos na falsa sensação de economia e isso pode gerar um grande impacto financeiro na renda familiar”, esclarece.

Consumo consciente

Então, antes de escolher um produto, certifique-se se há uma necessidade real da compra.

Bona lembra que também é importante se desvencilhar de determinados mitos, a exemplo daquele que diz que quanto mais caro, melhor. “Em tempos de crise e de uma necessidade real de reduzir o consumo, a arma é pesquisar. Verifique nos sites de busca sobre a opinião de quem já adquiriu o produto”, sugere, ressaltando que o tempo investido na pesquisa se reverte em ganho no futuro.

André Bona lembra que se o produto for durável, o uso ocorrerá por um tempo maior, evitando a necessidade de troca ou reposição. “Esse aspecto não apenas representa uma economia, como também na questão de evitar a produção de lixo”, complementa Bona.

Uma vez identificada a qualidade do equipamento, é a vez de verificar o consumo de energia. Para tanto, o gestor de eficiência energética da Coelba, Daniel Sarmento, orienta que os consumidores devem buscar a presença do selo Procel, que garante o baixo consumo energético. “O consumo de energia variará de acordo com o aparelho e sua potência, que fica sinalizado por meio dos watts, quanto maior o número de watts, maior o consumo”, ensina.

Durável

No quesito durabilidade, André Bona também lembra a importância de verificar se o equipamento possui uma rede de atendimento para os casos de mau funcionamento ou eventuais quebras. “Quando existe uma rede que garanta a assistência técnica, o consumidor reduz a necessidade de descartar o material por problemas e amplia a vida útil do produto”, justifica. 

Outra dica importante, antes da compra, é certificar se o produto em questão possui o modo economia de energia e se a função eficiência é garantida, pois de nada adianta ter um modo economia de energia e não ser eficiente na tarefa que se dispõe a realizar.

Fuja dos equipamentos repletos de acessórios que só ocupam espaço e são cheios de penduricalhos que não possuem uso, especialmente aqueles com componentes plásticos, que podem liberar substâncias tóxicas depois que se aquecem.   
 



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cristiano-ronaldo-vira-meme-ao-protagonizar-comercial-asiatico/
Astro português aparece dançando e é ignorado por torcida na propaganda de TV
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jota-quest-apresenta-turne-acustica-nesse-domingo-18-na-concha/
Show será a despedida do Saideira Acústico Tour em solo soteropolitano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ivan-da-ponte-descobre-em-aviao-que-foi-convocado-veja-video/
Goleiro foi avisado que estava na lista de Tite para a Seleção pelo piloto: 'Não dá nem para acreditar'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/normani-ex-fifth-harmony-lanca-seu-primeiro-single-solo/
Motivation chegou na madrugada dessa sexta (16), e está disponível em todas as plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jumento-e-amarrado-em-caminhonete-e-arrastado-por-rua-de-barreiras/
Além de maus-tratos, motorista responderá também por insegurança viária
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-entra-em-coma-apos-levar-murro-no-rosto-de-ciclista-em-feira-de-santana/
Agressor foi à delegacia e apresentou relatório que comprova transtornos mentais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operacao-cumpre-19-mandados-de-prisao-na-ba-alvos-sao-do-pcc/
Segundo o Ministério Público, 12 foram presos no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tarantino-reune-brad-pitt-e-leo-dicaprio-em-filme-de-pouca-inspiracao/
'Era Uma Vez em... Hollywood' homenageia a indústria do cinema dos anos 60 e também a trágica e bela atriz Sharon Tate
Ler Mais