O uso de satélites como aliado no combate às queimadas na Bahia

podcast
07.10.2020, 06:30:00

O uso de satélites como aliado no combate às queimadas na Bahia


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Fogo em Cocos tem consumido Parque Nacional Grande Sertão Veredas (Foto: ICM Bio / Divulgação)

Só nas últimas 24 horas, oito cidades baianas registraram incêndios florestais de grande proporção, todos na região Oeste. A situação mais grave atualmente é em Cocos, onde o fogo tem consumido parte do Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Graças ao trabalho do Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - é possível acompanhar as queimadas diariamente. O órgão tem publicado boletins didáticos transmitindo a concentração dos focos de calor em toda a Bahia e emitido alertas.

Para fazer esse monitoramento, o Inema conta com tecnologia de ponta: dados fornecidos pelo Inpe e recolhidos por satélites que passam várias vezes sobre a supercífie terrestre. É possível, portanto, detectar um incêndio quase que em tempo real.

Nesse podcast, vamos conhecer e debater como funcionam esses satélites. E mais: qual a época do ano em que são registrados mais focos de incêndio, quais as regiões mais afetadas na Bahia e será que 2020 tem sido o pior ano nesse sentido?

>> Site do Inema com boletins diários dos focos de calor na Bahia

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui.
Para ouvir no Spotify, clique aqui.
Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui.
Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas