A paralisação das obras de reforma do Museu de Arte Moderna (MAM) completou um ano em outubro. Em junho passado, o CORREIO denunciou a situação de abandono do espaço e, na ocasião, o governador Rui Costa teria solicitado ao vice-governador e secretário de Planejamento do Estado, João Leão, que realizasse vistoria no museu, considerado um dos pontos turísticos mais importantes da capital baiana.
![]() |
O CORREIO denunciou a situação de abandono em junho passado |
A visita aconteceu no dia 3 de junho. Depois de percorrer todas as dependências do Solar do Unhão, Leão afirmou, em nota encaminhada à reportagem do Correio, que a reforma era um compromisso importante do governador Rui Costa e dele. “Vamos dar continuidade à preservação desse importante centro cultural que é uma referência das artes e da cultura, não somente para a Bahia, mas também do Brasil”.
A nota dizia ainda que o governo estadual iria investir mais R$ 7,7 milhões na reforma, incluindo requalificações, além dos famosos arcos e o Parque das Esculturas.
Cinco meses depois, a obra ainda não foi retomada. Por lá, a mudança se resume a limpeza da área e a volta da movimentação do público e dos artistas que, apesar da crise, mantêm exposições e as oficinas de arte. Isso, graças ao esforço do diretor Zivé Giúdice, que não deixa a peteca cair, mesmo sem recursos.
Os artistas, aliás, continuam aguardando a promessa do governador de transferir a gestão dos museus, hoje no Ipac, para a Fundação Cultural. Na semana passada, a nova secretária de Cultura, Arany Santana, visitou as instalações do MAM e prometeu se empenhar. Mas, dinheiro, até agora, nada.
Museu vai abrigar coletivo de design
E por falar no MAM, o espaço vai abrigar um coletivo de design. Formado pelos designers Luiz Cláudio Motta, Alisson Louback, Magu Atala, Juliana Sedó, Gabriela David e Pedro Caldas, a iniciativa visa criar um espaço de convivência com a comunidade através da criação de produtos e troca de experiências com profissionais de todo o país. A contrapartida é oferecer oficinas de design para a comunidade.
Samba da saudade
Juliana Ribeiro vai homenagear Clementina de Jesus pelos seus 30 anos de morte. O show vai reunir 30 artistas no Teatro Vila Velha, no campo grande, no dia 17 de novembro, às 17h.
Outros tempos
1. E amanhã tem mais uma edição do Domingo Gastronômico, iniciativa que vem movimentando o Pelourinho. Com performances de artistas dirigidos por Rita Assemany, a partir de textos de Aninha Franco, espalhadas pelos diversos restaurantes do Centro Histórico que criaram cardápios a partir de receitas descritas no livro Arte Culinária na Bahia, de 1916, de Manuel Querino, o evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Salvador, tem agitado as tardes de domingo na região.
![]() |
Carlos Betão, que interpreta Gregório de Mattos nos restaurantes que participam da ação, agora quer viver mais na pele do Boca do Inferno |
2. As atrizes Paolla Oliveira, Flávia Alessandra e Fiorella Mattheis desembarcam em Salvador na próxima segunda-feira (6) para participar da festa de inauguração da joalheria Monte Carlo, no Salvador Shopping. A marca, que tem mais de 40 lojas no Brasil, escolheu a Bahia para abrir sua primeira unidade no Nordeste.
Paolla Oliveira desembarca em Salvador na próxima segunda para a festa de inauguração da joalheria Monte Carlo no Salvador Shopping |
3. O poeta José Inácio Vieira de Melo lança, na próxima segunda-feira (6/11), às 19h, no Café-Teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, o livro Entre a Estrada e a Estrela, que acaba de ser publicado pela editora carioca Mórula. Durante o lançamento, os atores Jackson Costa e Chico de Assis e os poetas José Inácio, Jovina Souza e Rita Santana farão um recital com poemas da obra.
Baianidade pelo Brasil
O espetáculo infantojuvenil Áfricas será apresentado de 10 a 12 de dezembro, na Caixa Cultural de Brasília. A peça do Bando de Teatro Olodum reúne música, cores e danças às lendas e contos que revelam a grandiosidade do continente africano. A direção é de Chica Carelli, músicas de Jarbas Bittencourt e coreografias de Zebrinha.