'Obrigava a tirar roupa para espancar', diz vizinha de mulher morta pelo marido

salvador
16.01.2020, 15:05:00
Atualizado: 16.01.2020, 21:33:13
((Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal))

'Obrigava a tirar roupa para espancar', diz vizinha de mulher morta pelo marido

Feminicídio ocorreu na Rua Romualdo de Brito, no centro de Lauro de Freitas

Um relacionamento conturbado, repleto de briga e ameaças. Foi como descreveu uma vizinha, que preferiu não se identificar, referindo-se ao casamento entre a dona de casa Joanice de Almeida, 38 anos, morta dentro da própria casa, e o guardador de carros Cláudio Bispo Araújo, 40, suspeito do crime e preso em flagrante.

O crime aconteceu na noite de quarta-feira (15), na Rua Romualdo de Brito, no Centro de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. Joanice foi encontrada deitada na própria cama, sem roupas e com sinais de espancamento. Após cometer o crime, Cláudio tentou fugir do local, mas vizinhos o seguraram e chamaram a polícia.

“Ele batia muito nela. Espancava ela sempre com uma barra de ferro. Eles viviam bebendo juntos, mas depois ele aproveitava a situação e batia nela. Ela era uma pessoa muito maltratada. Nós vizinhos tentávamos ajudá-la, oferecendo uma passagem para que ela fosse embora e morar com a família dela no interior, mas ela não aceitava por medo dele fazer algo pior. Ela tinha muito medo dele. Quando ele percebeu que ela havia morrido, tentou fugir e não deixamos”, contou a vizinha.

Joanice foi encontrada morta com sinais de espancamento
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quinta-feira (16), André Luiz Almeida, irmão materno de Joanice, teve que ir a um lugar onde jamais imaginaria reencontrar a irmã: no setor de liberação de corpos do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLRN).

Ele contou ao CORREIO que a irmã mantinha um relacionamento com Cláudio havia apenas dois meses e que não o conhecia pessoalmente, apenas por foto. Segundo ele contou, por telefone, vizinhos dela relataram que o casal vivia um relacionamento com muitas brigas, mas não imaginava que o cunhado fosse capaz de algo tão brutal.

“Eu não via a minha irmã há algum tempo. Eu moro e trabalho no interior, ficava difícil vir aqui. É difícil revê-la dessa forma. Fiz questão de vir porque sou o irmão mais velho e meu outro irmão não podia vir, estava viajando. Sei muito pouco do histórico deles dois, só sinto muito por tudo que aconteceu. Agora, é pedir à Justiça que ele fique preso por muito tempo. Minha irmã deixa quatro filhos, que moram com a minha mãe no interior”, disse o irmão da vítima, segurando a foto da irmã no celular.

André mostra foto a irmã que recebeu dos vizinhos dela com texto lamentando sua morte
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Ainda de acordo com vizinhos, Cláudio mantinha Joanice presa dentro de casa e a obrigava a tirar a roupa para que ele a espancasse, além de mandar ela justificar que havia caído da cama quando perguntassem sobre as marcas das agressões.

“Ele começou a bater nela cedo, dava para ouvir os gritos dela de dentro da nossa casa. Ele chegou a trancar ela em casa, sair e voltar um tempo depois para continuar batendo. Ele ameaçava ela e quem dissesse que ele estava errado. Demos muitos conselhos para que ele parasse com isso e para que ela fosse embora, infelizmente nenhum dos dois ouviu”, afirmou a vizinha, que revelou também que tinha medo de Cláudio, que andava armado com facas e barras de ferro a todo instante.

Cláudio foi preso em flagrante por policiais militares
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Investigação 
Em nota, a Polícia Militar informou que equipes da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) foram acionadas após informações de uma briga de casal, por volta das 14h de quarta-feira (15), na Rua Romualdo de Brito, ao lado do restaurante Flor de Oxum, no município de Lauro de Freitas.

A mulher, que foi agredida pelo companheiro, chegou a receber os primeiros socorros de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi detido pela guarnição e apresentado à 23ª delegacia (Lauro de Freitas).

O titular da 23ª Delegacia, delegado Joelson Reis, contou que uma barra de ferro com cerca de 1 metro de comprimento foi apresentada junto com o suspeito. A polícia acredita que essa seja a arma do crime. Cláudio passou por audiência de custódia nesta quinta-feira, e vai permanecer preso. 

"A prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva e ele vai responder por feminicídio. Esse é o primeiro caso do ano de grande violência registrado em Lauro de Freitas, mas que já está solucionado", afirmou o delegado. 

Em depoimento, Cláudio disse que agrediu a esposa com um soco e que ela estava bem pela manhã. Ele tem um filho de outro relacionamento que mora com a mãe, em Jequié, e possui registro policial por porte ilegal de arma e tentativa de feminicídio. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-3-a-praca-do-povo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-pipocas-de-saulo-e-anitta-e-novidade-na-barroquinha/
Quadro é apresentado pelo chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-paredao-para-o-trio-o-poeta-e-la-furia-levam-pagodao-a-barra/
Bandas foram umas das últimas a se apresentar na noite desta quinta (20)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-rolou-de-melhor-no-primeiro-dia-do-carnaval/
Muita pipoca, Claudinha de guarda, volta de Brown...
Ler Mais