Ônibus é incendiado por grupo criminoso em rua no IAPI

Motorista teve ferimento na perna, segundo sindicato

Publicado em 19 de julho de 2021 às 12:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nara Gentil/CORREIO

Um ônibus que fazia a linha IAPI-Pituba foi incendiado em um ataque criminoso no fim da manhã desta segunda-feira (19), na rua Conde de Porto Alegre, no IAPI.

Quatro homens entraram no ônibus, mandaram todos os passageiros descerem na entrada do Pero Vaz e depois atearam fogo, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários. "Populares relataram que homens armados tocaram fogo no veículo e fugiram", diz nota da Polícia Militar. "Guarnições da 37ª CIPM e da Rondesp BTS estão realizando rondas e incursões para localizar e prender os acusados", acrescenta.

Há suspeita de que o ato foi represália após uma ação policial ontem na região. De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS, por volta das 22h do domingo (18), policiais militares da unidade realizavam rondas e incursões na Rua Dom Lucas Pereira, região conhecida como Milho, no IAPI, quando cerca de 10 indivíduos, ao perceberem a presença policial, efetuaram disparos contra a guarnição. Houve revide por parte da polícia, e, depois de cessados os disparos, foi visualizado um indivíduo caído. Ele foi socorrido para o Hospital Ernesto Simões.

Com o acusado, foram encontrados uma pistola calibre .40, munições, 35 pedras de crack, 34 pinos de cocaína e 18 trouxinhas de maconha. A ocorrência foi registrada na Corregedoria da PM.

Por conta do ataque, a circulação de coletivos ficará suspensa no local momentaneamente. "Os ônibus vão ficar sem circular na região de Pero Vaz até a gente ter a situação mais calma. A gente não vai rodar por ali", diz o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo. "Infelizmente nosso companheiro queimou a perna", acrescenta, falando sobre o motorista do coletivo. Ele foi atendido no próprio local.

Os bombeiros foram chamados e contiveram as chamas. O trecho da rua foi interditado pela Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) para o trabalho. Segundo a TV Bahia, a energia no local também foi desligada por conta da proximidade da fiação da região. 

Segurança Nessa manhã, o governador Rui Costa falou do seu legado na segurança pública ao ser questionado sobre um tiroteio no fim de semana em Pernambués. Ele destacou o aumento do uso da tecnologia na segurança, citando o uso de câmeras. "É um problema nacional, a segurança, que se chamado for eu vou ajudar no debate das medidas necessárias para melhorar a segurança pública. Considero que a impunidade é a grande líder da insegurança no Brasil", afirmou. "Se ficar impune, mais pessoas se sentirão estimuladas a praticar crimes", acrescentou, dizendo que acha a legislação brasileira "frouxa e permissiva" com o crime.