Os avanços das energias renováveis no Brasil

artigo
03.09.2018, 16:25:52
Atualizado: 03.09.2018, 19:41:09

Os avanços das energias renováveis no Brasil

Muito se fala de energia renováveis e poucos sabem que o Brasil é um dos países que mais contribuem como exemplo mundial, como uma nação em que as energias renováveis fazem parte de sua matriz energética. Em 2016 temos o seguinte cenário comparando a utilização de fontes renováveis e não renováveis para a geração de energia elétrica no Brasil e no mundo: 

Mas será que essa característica é boa para o Brasil ?  

Ocorre que dessa utilização de energia elétrica, mais de 80% (oitenta porcento) provém de fonte hidráulica (Centrais Hidroelétricas) que nem sempre dispõem de água suficiente para gerar energia e que proporcionam danos ambientais cada vez mais questionáveis. 

Nesse sentido podemos dizer: Apesar da matriz energética brasileira ser fortemente sustentada pela energia renovável de fonte hidráulica, isso não confere ao país uma estabilidade no suprimento de energia. Para exemplificar essa situação temos o racionamento de energia vivido em 2001 e o risco de racionamento de 2014, que não se concretizou por razões políticas e cujas contas pagamos até hoje com os reajustes de energia muito acima da inflação. 

Por esse aspecto a EPE - |Empresa de Planejamento Energético do Brasil vem proporcionando Leilões de compra de energia produzidas por fontes renováveis utilizando outras fontes primárias, que não a água, quais sejam: Eólica(ventos), Biogás (dejetos orgânicos) e Solar Fotovoltaica (o Sol). 

Apesar do forte crescimento da energia eólica no Brasil que hoje já representa 6,8% da geração de energia, o futuro nos leva ao SOL, como fonte primária de energia. Hoje corresponde a apenas 0,1% da matriz energética, porém é abundante em toda parte do Brasil, e o mais importante: podemos gerar energia com o sol onde consumimos, ou seja, no telhado de nossa casa ou no campo remoto onde a rede elétrica é normalmente precária.  


 


A própria EPE projeta par 2040 um cenário no qual a energia solar fotovoltaica ocupe o papel de protagonista da produção de energia, sendo responsável por 32% da matriz energética, ou seja, representado um aumento de 320 vezes em relação à situação em 2017.  

Em números para a economia brasileira, teremos um investimento no setor fotovoltaico nos próximos anos de R$ 11 Bilhões por ano em média. Qual o setor da economia brasileira movimenta esse recurso atualmente?  

Importante dizer que esse movimento NÃO acontecerá apenas com os grandes operadores do setor elétrico. A geração de energia elétrica distribuída utilizando a fonte solar fotovoltaica tem aberto a oportunidade de milhares de brasileiros participarem de um setor outrora restrito às grandes empresas de eletricidade. Existem atualmente mais 3.000 empresas no mercado oferendo a oportunidade de geração fotovoltaica, onde nós, consumidores de energia elétrica, podemos produzir a energia que necessitamos. 

Dentre essas empresas, cerca de 90% delas são microempresários que enxergam nesse nicho de negócio uma oportunidade de ganhos. Atualmente o investimento em energia solar fotovoltaica tem permitido um retorno do investimento entre 4 a 5 anos após a instalação do sistema. 

Em outras palavras, o Brasil celeiro de energias renováveis e abençoado por natureza pelo Sol de norte a sul do país, tende, em poucos anos a se tornar a maior nação do planeta a utilizar fontes renováveis de energia elétrica, sem com isso ficar a mercê da pluviometria como tem acontecido nas últimas décadas, afinal quando não tem chuva e água, o que não nos vai faltar é sol e ventos. Vivas ao nosso querido Brasil!!  


*É CEO da EcoLuz e trabalha há 38 anos no setor de energia brasileiro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtube-anuncia-mudancas-na-monetizacao-e-na-producao-de-conteudo-infantil/
Novidades passam a valer em janeiro; canais de pequenos produtores serão os mais afetados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-acusado-de-agredir-estudante-em-ondina-vira-reu/
Segundo o MP, Guilherme teria espancado Cayan por vingança  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-cai-de-passarela-e-e-salvo-por-onibus-em-lauro-de-freitas-assista/
Vítima ficou com ferimento no maxilar e foi resgatada com ajuda de populares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oxumare-faz-ato-ecumenico-em-defesa-das-florestas-e-da-tolerancia-religiosa/
Celebração contou com a participação de representantes de cinco religiões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae/
Garoto e o pai, que não aceitava fim de casamento, morreram na batida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais