Os robôs de investimento são confiáveis?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 24 de junho de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como aplicar nos robôs de investimentos? Eles são confiáveis?  Maurício Veiga

Olá Mauricio. Os robôs de investimento são uma nova modalidade de fazer investimentos no mercado financeiro, por conceito, é “um algoritmo que é executado por meio de uma plataforma, capaz de realizar investimentos automaticamente”. Portanto, ao escolher investir com robôs de investimentos, está buscando alternativa que vai proporcionar duas coisas muito valiosas: economia de tempo e otimização dos investimentos. A partir dos parâmetros informados, os robôs escolhem os melhores investimentos para você. Para aplicar precisa escolher um robô, dentre as opções disponíveis no mercado, e se cadastrar criando os parâmetros para que a máquina faça o trabalho de forma eficiente. No que se refere à confiabilidade, existem alguns que são confiáveis, mas é óbvio que não estão isentos de erros, não esqueçamos que estamos falando de máquinas e possuem seu nível de fragilidade. Os mais confiáveis robôs do mercado são a Vérios, Warren, Smarttbot e outros.

Pra mim é sempre difícil cortar alguma coisa do orçamento, porque eu acho que tudo é importante. Como fazer isso da forma correta, Edísio? O que avaliar, na verdade?  Anônimo

Olá Anônimo. Sair da zona de conforto é sempre difícil, em qualquer circunstância, não é diferente com o orçamento doméstico. O fato de estar com as finanças desalinhadas de seu propósito de vida, é uma importante razão para refletir sobre atos e fatos que podem estar interferindo na sua organização financeira. Uma das tarefas mais difíceis do processo de reorganização financeira é exatamente a mudança de hábitos, que inclui a reorganização da qualidade dos gastos, eliminando despesas que não são tão essenciais em detrimento de um futuro mais equilibrado do ponto de vista financeiro. A forma de conseguir construir em sua mente pensamentos positivos que ajudem nesse processo de mudança, é definir qual sua prioridade de vida: consumir muito sem controle, satisfazendo aos desejos de momento em troca da tensão e da angústia de uma vida financeira desequilibrada; ou, concentrar energias para passar por um momento de arrocho financeiro em detrimento da construção de uma vida livre e equilibrada financeiramente? É uma questão de escolha. Após essa avaliação, ajuste seus gastos de forma a sobrar um pouquinho todo mês e comece a construir sua independência financeira. 

Estou juntando um dinheiro para comprar um apartamento, mas mantenho essa reserva na poupança. Onde aplicar para render mais, sem que eu corra o risco de perder dinheiro? Ana Maria Souza

Olá Ana. Considerando que seu investimento tem um propósito bem definido, que é a compra de um imóvel, não é recomendando investir em nenhum produto de renda variável, pois o risco e desproporcional ao seu objetivo. A caderneta de poupança também não é a opção mais adequada, considerando que o rendimento é muito pequeno. Para otimizar seus ganhos sem elevar o risco, o ideal é buscar opções de títulos públicos, como Tesouro Selic, por exemplo, ou aplicações em CDBs ou letras de crédito. São produtos de renda fixa que oferecem uma rentabilidade melhor que a poupança, com mesmo nível de risco. Isso vai assegurar um ganho melhor, preservando seu dinheiro até o momento da compra do imóvel.