Papa Francisco ficará internado por 'alguns dias' além do previsto, diz Vaticano

Foi operado por conta de estreitamento no intestino provocado por diverticulite

Publicado em 12 de julho de 2021 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Vatican Media/AFP

A alta do Papa Francisco vai levar "mais alguns dias" do que o previsto inicialmente, informou nesta segunda-feira (12) o Vaticano. O papa realizou uma cirurgia intestinal no último dia 4 e a previsão era que ficasse uma semana internado. 

Segundo a Santa Sé, o papa vai continuar hospitalizado para que o ajuste dos seus medicamentos seja feito melhor, além de avançar na sua reabilitação.

"Para ajustar a terapia médica e a reabilitação, o Papa permanecerá hospitalizado por mais alguns dias", disse seu porta-voz, Matteo Bruni.

A operação teve uma alteração já no centro cirúrgico. Originalmente, ela seria feita de maneira robótica, com técnica sofisticada e menos invasiva. Contudo, a equipe identificou que o problema era mais grave do que previsto e teve que fazer a operação a "céu aberto", quando a barriga é cortada. O papa foi diagnosticado com estreitamento no intestino provocado por diverticulite. 

Ele já apareceu em público neste domingo, a primeira vez desde a operação. O pontífice saiu em uma varanda da Policlínica Gemelli, em Roma, onde está internado, e conduziu uma oração semanal diante de centenas de pessoas. Ele aparentava boa aparência e ficou ali por 10 minutos.