Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Publicado em 23 de outubro de 2018 às 05:00
- Atualizado há um ano
Para o comércio o Natal começa no sábado (27/10), a partir das 11h30, com a Parada Natalina do Noel, evento que marca a abertura da decoração natalina do Center Lapa, batizada de O mágico natal dos ursos. A ambientação vai trazer ursinhos tocando e dançando músicas. No cenário, há ainda um parquinho infantil com balanço e carrossel de ursos para as crianças entrarem no mundo mágico proposto pelo centro de compras. No mesmo dia, o Shopping Itaigara também inaugura sua decoração, que terá o tema gran Circo Noel, unindo natal e artes circenses. A maior atração será uma árvore giratória com sete metros de altura, de onde sai um gira-gira com capacidade para receber 24 pessoas por vez.
Em seguida a presença do bom velhinho será uma constante nos maiores shoppings soteropolitanos, que vão apresentar, até a segunda quinzena de novembro, suas decorações e promoções para fisgar o 13º dos consumidores. Em média, a expectativa dos shoppings consultados pela coluna, é a de um crescimento em torno de 6% nas vendas deste ano em relação a 2017. Porém, como aconteceu no ano passado, os centros de compras vão evitar neste ano promoções que envolvam o sorteio de carros ou outros grandes prêmios, preferindo apostar na criação de novas experiências aos clientes, ampliando o apelo emocional da data como forma de fazer o cliente abrir a carteira. No Center Lapa, o aumento esperado das vendas é de 5% e o de fluxo de pessoas de 7%. No Itaigara a expectativa é a de aumento de 8% nas vendas e 10% no fluxo.
Na segunda, 29/10, o Papai Noel vai do aeroporto ao Shopping Piedade, de metrô, para, às 19 horas, inaugurar a decoração especial do centro de compras. O tema é Bota mágica de Papai Noel, que pretende contar a história de gnomos que transformaram uma das peças de roupa do bom velhinho em sua moradia. O centro de compras está investindo cerca de R$ 800 mil entre decoração, contratação de equipe e uniformes temáticos, comunicação visual e mídia. Uma novidade é a instalação de poços Interativo dos Desejos, onde os clientes podem jogar moedas e fazer pedidos. O shopping também estará recolhendo doações para instituições de caridade em parceria com a Fecomércio-Ba. A coordenadora de Marketing do Piedade, Juliana Brandão, preferiu não dar números, mas disse que a expectativa em relação a fluxo e vendas é "otimista".
Tradicionalmente, o Shopping Barra é o primeiro a inaugurar a decoração natalina. Questionado pela coluna, no entanto, não informou quando irá descortinar o cenário preparado para este ano. Apenas disse que será um tema inédito na Bahia e no Brasil e que não haverá sorteio de prêmios. Também não declarou o valor do investimento. No entanto afirmou esperar um aumento de 12% no fluxo de visitantes e de 7% no volume de vendas.
O Shopping da Bahia também preferiu manter sua estratégia para o período em segredo. À coluna afirmou que manterá o foco na experiência da família, assim como aconteceu no Natal passado. E que ampliará a Noelandia, atração do ano passado, para encantar crianças e adultos. A decoração será inaugurada no dia 10 de novembro.
Personagens
O Salvador e o Salvador Norte vão apostar em personagens já conhecidos. O Salvador traz o Castelo Ra-Tim-Bum, programa infantil que marcou gerações. A abertura oficial está marcada para o dia 8 de novembro, às 19h. O evento contará com a participação especial do ator Cássio Scapin, que interpretará o protagonista Nino, em um espetáculo cênico-musical inspirado na história original do Castelo Rá-Tim-Bum. O ponto alto fica por conta da tão esperada chegada do Papai Noel. Adultos e crianças também vão poder se divertir na Vila do Noel, estrutura de 1.500 m² que traz uma pequena cidade cenográfica com atrações como cinema 6D, parque infantil, arvorismo e girobike.
O Salvador Norte escolheu o ogro Shrek e vai abrir sua decoração no dia 9. A novidade é a decoração externa, que pela primeira vez é produzida pela Blachère Illumination, empresa internacional responsável pela decoração de importantes pontos turísticos pelo mundo, como a Torre Eiffel e a Champs-Elysées. O evento de inauguração da decoração e a chegada do Papai Noel estão programados para o dia 09 de novembro (sexta-feira). A expectativa dos dois shoppings é a de um crescimento entre 5 e 6% no fluxo e nas vendas nos meses de novembro e dezembro. Os investimentos não foram revelados.
A inauguração do Natal do Bela Vista será no feriado de 15 de novembro. O tema será Bela Vila de Natal, e retomará, a pedido de clientes, uma grande atração de entretenimento em meio à ambientação e à árvore natalina gigante. Tal atração é mantida em sigilo, bem como o valor do investimento.
O shopping Paralela não respondeu sobre a decoração e o investimento no Natal até o fechamento da coluna. A CDL-Salvador também nada informou sobre campanha de natal para o comercio de rua da cidade.
FIQUE POR DENTRO
Expansão - Feira de Santana é o próximo destino da Soul Dila. A marca escolheu a cidade, a 108 quilômetros da capital baiana, para abrir mais uma loja, a 7ª na Bahia, dando continuidade ao processo de expansão. A nova unidade será inaugurada no começo de dezembro, no Boulevard Shopping, o principal centro de compras local, e vem a somar à lista que já conta com lojas em Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas) e na capital, nos Shoppings Barra e Salvador, na Pituba, no Jardim Apipema e o stand no Aeroporto Internacional. Além das lojas em solo baiano, a Soul Dila, que vem ganhando força e conquistando novos clientes em todo o Brasil através do seu e-commerce, abriu no ano passado sua primeira loja fora do estado. Em outubro, foi inaugurada a loja no Shopping Rio Mar, em Aracaju (SE).
Pimenta - Com um investimento de R$ 800mil, a rede fast food de comida mexicana, Taco Shake, inaugurou ontem (22/10) sua 5ª loja na Bahia – desta vez na Rua das Hortênsias, 942, no bairro do Itaigara.
Saúde- Segundo levantamento da gestora de riscos JLT Brasil junto a uma carteira de 750 mil vidas, os empregados com cobertura preferem seguir os médicos de confiança, ainda que não sejam credenciados no plano. A escolha é facilitada porque o pagamento de parte dos honorários acaba sendo reembolsado pelas empresas. Segundo a JLT, essa prática aumenta os gastos corporativos com a saúde e tem reflexos no preço das mensalidades.
Bicos - Com a aproximação do fim do ano e do pagamento do décimo terceiro salário, a plataforma Bicos Online já detectou um aumento na procura por profissionais especializados em construção e reforma de casa. A maior demanda é por pedreiro e pintor. A plataforma conecta interessados em contratar mão de obra e prestadores de serviços em geral. Em Salvador, ela já é utilizada por mais de 400 cadastrados.
Voos- O aeroporto de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, terá novos horários de voos durante a alta temporada de verão. No equipamento serão incluídas viagens com destino a Salvador e Vitória, no Espírito Santo, durante o período de 20 de dezembro de 2018 a 03 de fevereiro de 2019. As viagens partindo de Teixeira de Freitas até Salvador serão realizadas as segundas e sextas-feiras, com embarque às 10h10. No sentido contrário a saída acontece nos mesmos dias da semana, com saída às 12h10
Telefonia - A TIM segue seu projeto de expansão e anuncia, antecipando a meta em dois meses, que já oferece o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) em mais de 2 mil cidades do Brasil. A tecnologia utiliza a rede 4G da operadora e melhora consideravelmente a qualidade das ligações. Hoje mais de 8 milhões de usuários da operadora já utilizam o serviço. O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade.
Fera na final - Exatamente no mês em que celebra um ano de funcionamento, o Fera Palace Hotel, localizado no Centro Histórico de Salvador – Bahia, está entre os dois hotéis da América Latina indicados ao prêmio de Melhor Hotel Urbano 2018. A lista elaborada pela aclamada revista britânica Wallpaper selecionou 39 hotéis em todo o mundo e foi divulgada nesta segunda-feira (15). Além do Fera Palace, foi indicado também o W Panamá, hotel situado na Cidade do Panamá. A escolha foi feita por seis juízes reconhecidos internacionalmente na área de hotelaria e os vencedores serão anunciados na edição da revista de janeiro, que estará disponível a partir de 13 de dezembro.
* É editor de Economia e Negócios do CORREIO
Texto atualizado às 14h20 de 24/10 para incluir dados sobre o Shopping Itaigara.