Para o comércio, o Natal começa no sábado, a partir das 11h30

negócios
23.10.2018, 05:00:00
Atualizado: 13.08.2019, 23:21:19

Para o comércio, o Natal começa no sábado, a partir das 11h30


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Para o comércio o Natal começa no sábado (27/10), a partir das 11h30, com a Parada Natalina do Noel, evento que marca a abertura da decoração natalina do Center Lapa, batizada de O mágico natal dos ursos. A ambientação vai trazer ursinhos tocando e dançando músicas. No cenário, há ainda um parquinho infantil com balanço e carrossel de ursos para as crianças entrarem no mundo mágico proposto pelo centro de compras. No mesmo dia, o Shopping Itaigara também inaugura sua decoração, que terá o tema gran Circo Noel, unindo natal e artes circenses. A maior atração será uma árvore giratória com sete metros de altura, de onde sai um gira-gira com capacidade para receber 24 pessoas por vez.

Em seguida a presença do bom velhinho será uma constante nos maiores shoppings soteropolitanos, que vão apresentar, até a segunda quinzena de novembro, suas decorações e promoções para fisgar o 13º dos consumidores. Em média, a expectativa dos shoppings consultados pela coluna, é a de um crescimento em torno de 6% nas vendas deste ano em relação a 2017. Porém, como aconteceu no ano passado, os centros de compras vão evitar neste ano promoções que envolvam o sorteio de carros ou outros grandes prêmios, preferindo apostar na criação de novas experiências aos clientes, ampliando o apelo emocional da data como forma de fazer o cliente abrir a carteira. No Center Lapa, o aumento esperado das vendas é de 5% e o de fluxo de pessoas de 7%. No Itaigara a expectativa é a de aumento de 8% nas vendas e 10% no fluxo.

Na segunda, 29/10, o Papai Noel vai do aeroporto ao Shopping Piedade, de metrô, para, às 19 horas, inaugurar a decoração especial do centro de compras. O tema é Bota mágica de Papai Noel, que pretende contar a história de gnomos que transformaram uma das peças de roupa do bom velhinho em sua moradia. O centro de compras está investindo cerca de R$ 800 mil entre decoração, contratação de equipe e uniformes temáticos, comunicação visual e mídia. Uma novidade é a instalação de poços Interativo dos Desejos, onde os clientes podem jogar moedas e fazer pedidos. O shopping também estará recolhendo doações para instituições de caridade em parceria com a Fecomércio-Ba. A coordenadora de Marketing do Piedade, Juliana Brandão, preferiu não dar números, mas disse que a expectativa em relação a  fluxo e vendas é "otimista".

Tradicionalmente, o Shopping Barra é o primeiro a inaugurar a decoração natalina. Questionado pela coluna, no entanto, não informou quando irá descortinar o cenário preparado para este ano. Apenas disse que será um tema inédito na Bahia e no Brasil e que não haverá sorteio de prêmios. Também não declarou o valor do investimento. No entanto afirmou esperar um aumento de 12% no fluxo de visitantes e de 7% no volume de vendas.

O Shopping da Bahia também preferiu manter sua estratégia para o período em segredo. À coluna afirmou que manterá o foco na experiência da família, assim como aconteceu no Natal passado. E que ampliará a Noelandia, atração do ano passado, para encantar crianças e adultos. A decoração será inaugurada no dia 10 de novembro.

Personagens 

O Salvador e o Salvador Norte vão apostar em personagens já conhecidos. O Salvador traz o Castelo Ra-Tim-Bum, programa infantil que marcou gerações. A abertura oficial está marcada para o dia 8 de novembro, às 19h. O evento contará com a participação especial do ator Cássio Scapin, que interpretará o protagonista Nino, em um espetáculo cênico-musical inspirado na história original do Castelo Rá-Tim-Bum. O ponto alto fica por conta da tão esperada chegada do Papai Noel. Adultos e crianças também vão poder se divertir na Vila do Noel, estrutura de 1.500 m² que traz uma pequena cidade cenográfica com atrações como cinema 6D, parque infantil, arvorismo e girobike.

O Salvador Norte escolheu o ogro Shrek e vai abrir sua decoração no dia 9. A novidade é a decoração externa, que pela primeira vez é produzida pela Blachère Illumination, empresa internacional responsável pela decoração de importantes pontos turísticos pelo mundo, como a Torre Eiffel e a Champs-Elysées. O evento de inauguração da decoração e a chegada do Papai Noel estão programados para o dia 09 de novembro (sexta-feira). A expectativa dos dois shoppings é a de um crescimento entre 5 e 6% no fluxo e nas vendas nos meses de novembro e dezembro. Os investimentos não foram revelados.

A inauguração do Natal do Bela Vista será no feriado de 15 de novembro. O tema será Bela Vila de Natal, e retomará, a pedido de clientes, uma grande atração de entretenimento em meio à ambientação e à árvore natalina gigante. Tal atração é mantida em sigilo, bem como o valor do investimento.

O shopping Paralela não respondeu sobre a decoração e o investimento no Natal até o fechamento da coluna. A CDL-Salvador também nada informou sobre campanha de natal para o comercio de rua da cidade. 
 

FIQUE POR DENTRO

Expansão - Feira de Santana é o próximo destino da Soul Dila. A marca escolheu a cidade, a 108 quilômetros da capital baiana, para abrir mais uma loja, a 7ª na Bahia, dando continuidade ao processo de expansão. A nova unidade será inaugurada no começo de dezembro, no Boulevard Shopping, o principal centro de compras local, e vem a somar à lista que já conta com lojas em Vilas do Atlântico (Lauro de Freitas) e na capital, nos Shoppings Barra e Salvador, na Pituba, no Jardim Apipema e o stand no Aeroporto Internacional.  Além das lojas em solo baiano, a Soul Dila, que vem ganhando força e conquistando novos clientes em todo o Brasil através do seu e-commerce, abriu no ano passado sua primeira loja fora do estado. Em outubro, foi inaugurada a loja no Shopping Rio Mar, em Aracaju (SE).

Pimenta - Com um investimento de R$ 800mil, a rede fast food de comida mexicana, Taco Shake, inaugurou ontem (22/10) sua 5ª loja na Bahia – desta vez na Rua das Hortênsias, 942, no bairro do Itaigara.

Saúde- Segundo levantamento da gestora de riscos JLT Brasil junto a uma carteira de 750 mil vidas, os empregados com cobertura preferem seguir os médicos de confiança, ainda que não sejam credenciados no plano. A escolha é facilitada porque o pagamento de parte dos honorários acaba sendo reembolsado pelas empresas. Segundo a JLT, essa prática aumenta os gastos corporativos com a saúde e tem reflexos no preço das mensalidades.

Bicos - Com a aproximação do fim do ano e do pagamento do décimo terceiro salário, a plataforma Bicos Online já detectou um aumento na procura por profissionais especializados em construção e reforma de casa. A maior demanda é por pedreiro e pintor. A plataforma conecta interessados em contratar mão de obra e prestadores de serviços em geral. Em Salvador, ela já é utilizada por mais de 400 cadastrados.

Voos- O aeroporto de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, terá novos horários de voos durante a alta temporada de verão. No equipamento serão incluídas viagens com destino a Salvador e Vitória, no Espírito Santo, durante o período de 20 de dezembro de 2018 a 03 de fevereiro de 2019.  As viagens partindo de Teixeira de Freitas até Salvador serão realizadas as segundas e sextas-feiras, com embarque às 10h10. No sentido contrário a saída acontece nos mesmos dias da semana, com saída às 12h10

 Telefonia - A TIM segue seu projeto de expansão e anuncia, antecipando a meta em dois meses, que já oferece o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) em mais de 2 mil cidades do Brasil. A tecnologia utiliza a rede 4G da operadora e melhora consideravelmente a qualidade das ligações. Hoje mais de 8 milhões de usuários da operadora já utilizam o serviço. O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade.

Fera na final - Exatamente no mês em que celebra um ano de funcionamento, o Fera Palace Hotel, localizado no Centro Histórico de Salvador – Bahia, está entre os dois hotéis da América Latina indicados ao prêmio de Melhor Hotel Urbano 2018. A lista elaborada pela aclamada revista britânica Wallpaper selecionou 39 hotéis em todo o mundo e foi divulgada nesta segunda-feira (15). Além do Fera Palace, foi indicado também o W Panamá, hotel situado na Cidade do Panamá. A escolha foi feita por seis juízes reconhecidos internacionalmente na área de hotelaria e os vencedores serão anunciados na edição da revista de janeiro, que estará disponível a partir de 13 de dezembro. 

* É editor de Economia e Negócios do CORREIO

Texto atualizado às 14h20 de 24/10 para incluir dados sobre o Shopping Itaigara.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas