Para ser profissional não basta o fazer artístico

césar romero
15.04.2019, 05:00:00

Para ser profissional não basta o fazer artístico

A amargura de todo artista é não poder viver de suas produções; também a falta de reconhecimento, quando ele tem a certeza de seu talento

Quando alguém decide por convicção ser artista visual, traçar seu destino e viver de sua arte, tem que ser preparar para o caminho. Estudos sistematizados, experimentações, pesquisas, aproximação com colegas e críticos, treinar o olhar e ter prévio conhecimento que a tarefa é árdua. Persistência e determinação.

Cada um deve se responsabilizar pelas escolhas, sejam nas mais variadas técnicas, sejam as posturas que definem uma vontade. A vontade deve vir do endógeno em nós, daquilo que não podemos abdicar, sem grande sofrimento. A vontade traz a responsabilidade de saber que tudo tem ganhos, perdas e consequências. A amargura de todo artista é não poder viver de suas produções. Também a falta de reconhecimento, quando ele tem a certeza de seu talento.

Não existe técnica artisticamente que seja melhor que a outra, ou traga um melhor reconhecimento da crítica de arte. Assim as técnicas tradicionais, desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura e mídias contemporâneas tem o mesmo poder causador e a mesma possibilidade de invenção.

Platão filósofo e matemático grego (foto/divulgação)

Muitas vezes alunos de escolas de arte particulares e oficiais se recusam a estudar desenho, pintura, gravura e escultura porque querem ser “artistas contemporâneos”. Qualquer manifestação na área contemporânea tem desenho que se revela nas linhas das instalações ou outras vertentes, tem pintura com o surgimento da cor, tem gravura nos múltiplos e esculturas quando envolvidas pelo espaço. O artista contemporâneo tem muito mais potencialidade quando conhece as técnicas tradicionais. Um bolo de aniversário tem desenho, pintura, gravura e escultura, todos convergindo para um produto final: o bolo de aniversário.

A arte contemporânea é uma ação de costumes, advinda das grandes transformações sócio - culturais ocorrida nas últimas décadas. Ela é uma amálgama de diversas técnicas, estilos e escolas. A arte contemporânea trabalha com objetos concretos, porém o que mais vale são os conceitos e atitudes, questionar a arte em si. Não é o que se pode atingir, mas possibilidades para meditação de novos conteúdos, na mais plena liberdade de atuação dos artistas.

A arte contemporânea já é uma velha senhora, começou a ser tendência na década de 1960, depois da Pop Art, Minimal Art e início do Pós - Modernismo. Platão filósofo e matemático grego, falecido em Atenas em 348/347 a.C em seus escritos sobre arte comentava “Arte é pensamento, o mundo das ideias”. Aí o gênio, antecipou em séculos o conceito de arte contemporânea.

Para ser artista profissional não basta o fazer artístico, mas um conhecimento aprofundado das artes e da cultura.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/campanha-da-samsung-destaca-promocao-para-o-dia-das-maes/
Toda semana, o canal publicará em seu site uma lista com 50 clipes pré-selecionados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-veta-campanha-do-banco-do-brasil-marcada-por-diversidade/
Diretor responsável foi demitido; presidente não gostou da propaganda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/me-assustei-alega-assaltante-que-baleou-homem-no-canela-video-mostra-abordagem/
Leandro foi preso nessa quarta (24); ele já responde por furto e roubo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vingadores-ultimato-revela-o-preco-do-heroismo/
Filme encerra saga de 22 longas que já arrecadaram mais de US$ 18 bilhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodoviarios-fazem-assembleia-e-atrasam-saida-de-onibus-em-salvador/
Motoristas e cobradores se reuniram em três garagens do Consórcio Integra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jaqueline-agradece-ajuda-de-reporter-e-carinho-apos-desmaio/
Ela explicou que sofreu uma síncope e diz ainda que já está bem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-os-primeiros-episodios-de-reality-de-moda-baiana/
Salvador Fashion Race conta com 10 competidores: cinco estilistas e cinco blogueiros
Ler Mais