Para ser profissional não basta o fazer artístico

césar romero
15.04.2019, 05:00:00

Para ser profissional não basta o fazer artístico

A amargura de todo artista é não poder viver de suas produções; também a falta de reconhecimento, quando ele tem a certeza de seu talento

Quando alguém decide por convicção ser artista visual, traçar seu destino e viver de sua arte, tem que ser preparar para o caminho. Estudos sistematizados, experimentações, pesquisas, aproximação com colegas e críticos, treinar o olhar e ter prévio conhecimento que a tarefa é árdua. Persistência e determinação.

Cada um deve se responsabilizar pelas escolhas, sejam nas mais variadas técnicas, sejam as posturas que definem uma vontade. A vontade deve vir do endógeno em nós, daquilo que não podemos abdicar, sem grande sofrimento. A vontade traz a responsabilidade de saber que tudo tem ganhos, perdas e consequências. A amargura de todo artista é não poder viver de suas produções. Também a falta de reconhecimento, quando ele tem a certeza de seu talento.

Não existe técnica artisticamente que seja melhor que a outra, ou traga um melhor reconhecimento da crítica de arte. Assim as técnicas tradicionais, desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura e mídias contemporâneas tem o mesmo poder causador e a mesma possibilidade de invenção.

Platão filósofo e matemático grego (foto/divulgação)

Muitas vezes alunos de escolas de arte particulares e oficiais se recusam a estudar desenho, pintura, gravura e escultura porque querem ser “artistas contemporâneos”. Qualquer manifestação na área contemporânea tem desenho que se revela nas linhas das instalações ou outras vertentes, tem pintura com o surgimento da cor, tem gravura nos múltiplos e esculturas quando envolvidas pelo espaço. O artista contemporâneo tem muito mais potencialidade quando conhece as técnicas tradicionais. Um bolo de aniversário tem desenho, pintura, gravura e escultura, todos convergindo para um produto final: o bolo de aniversário.

A arte contemporânea é uma ação de costumes, advinda das grandes transformações sócio - culturais ocorrida nas últimas décadas. Ela é uma amálgama de diversas técnicas, estilos e escolas. A arte contemporânea trabalha com objetos concretos, porém o que mais vale são os conceitos e atitudes, questionar a arte em si. Não é o que se pode atingir, mas possibilidades para meditação de novos conteúdos, na mais plena liberdade de atuação dos artistas.

A arte contemporânea já é uma velha senhora, começou a ser tendência na década de 1960, depois da Pop Art, Minimal Art e início do Pós - Modernismo. Platão filósofo e matemático grego, falecido em Atenas em 348/347 a.C em seus escritos sobre arte comentava “Arte é pensamento, o mundo das ideias”. Aí o gênio, antecipou em séculos o conceito de arte contemporânea.

Para ser artista profissional não basta o fazer artístico, mas um conhecimento aprofundado das artes e da cultura.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/girassol-whindersson-nunes-e-priscilla-alcantara-lancam-musica/
A música já está disponível em plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carolina-ferraz-diz-que-nao-vai-mais-atuar-em-novelas/
Ela diz que vai continuar atuando em filmes e minisséries
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufrb-aluno-diz-que-recusou-prova-de-professora-negra-por-questao-de-energia/
Vídeo mostra Danilo com mala e sacola conversando com delegado e professor na Rodoviária de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/meu-deus-do-ceu-mataram-morador-gravou-morte-de-suspeito-de-assalto/
Comparsa foi agredido; população evitou roubo de carro na Ribeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vencedor-do-festival-de-berlim-synonymes-estreia-em-salvador/
Longa-metragem narra história de um soldado israelense que foge para Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspense-em-familia-a-moda-de-agatha-christie/
Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais