Parada LGBTQIA+: Prefeitura fará 2ª via do cartão do SUS com nome social

Evento, que acontece neste domingo, será pela primeira vez no Dique do Tororó

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 18:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Roberto Abreu/Arquivo CORREIO

Quem quiser imprimir a 2ª via do cartão SUS com o nome social poderá fazê-lo na 18ª Parada LGBTQIA+, que acontece neste domingo (22), no Dique do Tororó.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará um estande para impressão do documento sem precisar de mudança do registro civil. O espaço funcionará no estacionamento em frente a Arena Fonte Nova (próximo aos restaurantes A Porteira e Cantina Cheiro de Pizza), das 8h às 17h. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem apresentar um documento oficial com foto e número do antigo cartão SUS.

Testes gratuitos Além disso, também serão ofertados testes rápidos gratuitos para detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites em até 30 minutos, além da distribuição gratuita de preservativos e lubrificantes sexuais. Os pacientes que apresentarem sorologia positiva serão acolhidos por assistentes sociais e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento integral, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais.

Para possíveis casos de urgência e emergência que ocorrerem no entorno do evento, a população contará com o Samu 192, que funciona de forma ininterrupta. A UPA 24 horas dos Barris irá atender os possíveis ocorrências durante a festa.

Homenagem A 18ª Parada LGBTI da Bahia irá homenagear dessa vez os 40 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB) e os 50 anos de Stonewall. O evento, que vai acontecer no dia 22 de setembro, deixa de ser realizado no Campo Grande e, pela primeira vez, vai acontecer no Dique do Tororó. Além do local, o evento terá um novo formato. 

“Vamos ter grandes surpresas esse ano, o próprio cenário já é uma novidade. O Dique do Tororó vai garantir uma das mais belas fotografias das Paradas do País. Será um “Furdunço” colorido.” disse Weslen Moreira, coordenador geral do evento. A Parada LGBTQ da Bahia é a terceira maior do Brasil, perdendo apenas para o São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Em um cenário político complicado que estamos vivendo, mais do que uma festa, estamos organizando um ato de conscientização e, principalmente, de resistência. Tivemos que somar esforço, com dificuldade de patrocínio para realizar tudo que vamos fazer.” garante Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, grupo realizador.

Além dos trios e apresentações artísticas, a organização se preocupou em envolver diversos atores da cena LGBT da cidade. “Vamos oferecer informação e serviços para a população, será um ato conjunto com os vários órgãos da Prefeitura, que é umas das patrocinadoras do evento. É pra divertir, mobilizar e refletir” concluiu Weslen. 

A Parada LGBT da Bahia é realizada há 18 anos sem interrupções, pelo GGB. Em função da obra, essa é a primeira vez que sai do Centro de Salvador para o Dique do Tororó. Segundo a organização, em 2018, mais de 200 mil pessoas estiveram presentes. Mais novidades sobre o evento serão divulgadas pelo GGB nesta terça-feira, durante coletiva de imprensa.