Passageiros contam estratégias para evitar assaltos nos pontos de ônibus

Entre as dicas estão evitar permanecer muito tempo no mesmo ponto de ônibus, usar o app para saber o horário exato que o ônibus vai passar no ponto e evitar os pontos muito vazios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 07:43

- Atualizado há um ano

Diante dos constantes assaltos nos pontos de ônibus de Salvador, passageiros adotam algumas estratégias para evitar ser alvo dos ladrões. O CORREIO fez uma enquete nas suas redes sociais para saber as estratégias usadas para fugir da mira dos bandidos e muita gente contou os cuidados que adota.

A leitora Fabiana Guia, por exemplo, diz que tem algumas. "Já me escondi atrás de uma árvore grande e o assaltante não me viu. Não costumo pegar ônibus todos os dias no mesmo ponto. Saio procurando várias opções de paradas para não marcar ponto sempre no mesmo lugar. Pego vários ônibus para não demorar no ponto, uso o aplicativo, quando funciona, para isso também",  lista.

Já Raphael Vasconcelos contou que usa o aplicativo de ônibus pra não ficar muito tempo esperando no ponto e evitar assim entrar para as estatísticas das vítimas de assaltos em pontos de ônibus. Há também quem use da criatividade para tentar despistar os ladrões.

É o caso da leitora Mailu de Jesus. Ela conta que costuma andar sem bolsa e carrega os pertences em sacolas plásticas usadas em mercado. "Quem vai querer assaltar alguém quem é tão pobre a ponto de levar seus pertences em sacola de mercado? E também é bom guardar dinheiro no sapato", sugere.

Quem também não dorme no ponto é a leitora Elizabelle Araújo. Ela conta que, depois de ter sido assaltada cinco vezes em Salvador, está sempre atenta. "Eu fico ligada, observando as pessoas ao meu redor, se eu desconfiar de alguém eu saio discretamente do local , seja ponto de ônibus ou no próprio ônibus. Depois de ser assaltada 5 vezes em Salvador não dá nem pra se distrair", lamenta.

Outra estratégia apontada é evitar ficar em pontos muito vazios. "Não fico em local com poucas pessoas, procuro descer em pontos movimentados, não fico em local escuro, quando verifico alguma atitude suspeita procuro ficar calmo e não fazer movimentos bruscos", informa Marcel Musse.

Há também quem evite ficar muito tempo no mesmo ponto. "Evito ficar muito tempo no ponto. Pego dois a três ônibus, infelizmente é a realidade de Salvador. Não deixamos de correr o risco de um assalto dentro do ônibus e nem no ponto, estamos refém da bandidagem", comenta o leitor que se identifica como Afrodescendente JC.

A leitora Bia Oliveira se divide entre a fé e a precaução. "Oro todos os dias antes de sair. E evito sair com objetos que chamem muito a atenção dos meliantes", conta.

Já a Polícia Militar recomenda que os passageiros adotem os mesmos procedimentos de segurança de qualquer local. Entre eles, evitar andar com a bolsa para trás, conversando ao celular ou com objetos de valor expostos. "Cuidados são recomendados em qualquer lugar, para evitar ações de criminosos que aproveitam a ocasião, como evitar andar com a bolsa para trás, conversando ao celular ou com objetos de valor expostos", explica a PM, em nota.